domingo, 6 de julho de 2014

COMBATE DE CINEASTAS NO FESTIVAL AVANCA 2014

O Festival de Cinema AVANCA 2014 acaba de lançar um repto aos cineastas e estudantes de cinema e comunicação para um COMBATE DE CINEASTAS.

Desde 1997 que neste festival se realizam workshops internacionais com autores importantes no panorama internacional de cinema, procurando que se desenvolva uma pratica que várias vezes permitiram produzir filmes.

Este ano, a aposta vai mais longe e pretende-se que durante o festival a prática do cinema permita um combate de ideias e que se produzam filmes durante o AVANCA 2014.
Durante 4 dias, entre 23 e 27 deste mês, os participantes filmam e desenvolvem obras de ficção, animação, documentário, em filmes produzidos por equipas onde se misturam todas as nacionalidades.

Será um combate de criatividade, de experimentação fílmica, de explosão narrativa e de apuro técnico. Os melhores filmes resultantes serão exibidos no grande ecrã e terão distribuição e exibição em eventos por todo o mundo.

Ao participar no COMBATE DE CINEASTAS, pretende-se que seja uma forma de integrar uma equipa de cinema inesperada e produzir um filme, tendo por fundo as ruas, os campos e pessoas de Avanca, por entre atores que todos conhecem.

As equipas são apoiadas pelos cineastas premiados:

Veit Helmer (Alemanha) - Premiado e nomeado em Atenas, Sundance, Chicago, Gijón, San Sebastian, Seattle, Moscovo, Turim e muitos outros festivais internacionais de cinema, o seu último filme “Baikonur” foi premiado no AVANCA 2013. Tendo em 2005 orientado um workshop e realizado em Avanca a curta-metragem “Boom”, Veit marca uma geração de novos e brilhantes realizadores da Alemanha.
Veit deverá realizar em Avanca um novo filme.

David M. Lorenz (Alemanha) - O surpreendente “In the Nick of Time” ganhou o Prémio Curta-metragem no AVANCA 2013. Um cineasta de uma novíssima geração do cinema europeu.

Michael Denton (RU) e Anna McCrickard (RU) - Em 1999, os dois formam a OVERLAP, responsável por projetos inovadores e de grande apuro técnico. “Returning” foi distinguido no AVANCA 2013.

Adolf El Assal (Egipto) - Nascido em Alexandria, cresceu em Dubai, Londres e Luxemburgo. Produtor de vários filmes premiados, ganhou no AVANCA 2013 o Prémio Trailer in Motion com “Les Fameux Gars”.

Anne Schiltz (Luxemburgo) - Tendo estudado antropologia visual em Manchester, é realizadora de documentários. “Cello Tales” ganhou ex-aequo o Prémio Televisão no AVANCA 2013.

Marcin Wasilewski (Polónia) - “Lost Senses” ganhou o Prémio Animação no AVANCA 2013 e tem estado nos maiores festivais da animação mundial. Acaba de terminar um novo filme.

Participam ainda os portugueses igualmente premiados no AVANCA do ano transato:
Patrícia Vidal Delgado - Estudou artes em Londres e os seus trabalhos estão espalhados por vários países. No AVANCA 2013 ganhou o Prémio Estreia Mundial Curta-metragem com “Bué Sabi”.
Joaquim Pavão - Compositor e documentarista, no AVANCA 2013 ganhou o Prémio Competição Avanca – documentário, com “Fios do Tempo”.
Paulo d'Alva - Natural de Avanca onde realizou os seus primeiros filmes de animação, no AVANCA 2013 ganhou o Prémio Competição Avanca – ficção com a animação “Carrotrope”.

COMBATE DE CINEASTAS prefigura-se como um desafio e uma oportunidade, para além de ser uma experiência profissional inédita.

As inscrições estão disponíveis em www.avanca.com

O 18º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2014 tem sido um projeto destinado a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Municipio de Estarreja, tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, FCT, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: