terça-feira, 31 de maio de 2016

CASAS TRANSFORMADAS EM CINEMA EXIBEM AS PRÓXIMAS SESSÕES DO “AVANCA EM MOVIMENTO”

O repto de transformar a sala ou o pátio numa sala de cinema foi lançado à população, e esta aderiu, criando assim momentos de encontro em partilha em que o cinema é polo aglutinador em torno do qual as conversas giram.
O balanço das primeiras 3 sessões não podia ser melhor. Cerca de 60 pessoas já participaram nestas sessões intimistas, marcadas pelo salutar convívio e o nascimento de novas amizades.
A programação tem espelhado o que de melhor da cinematografia mundial tem sido exibido no Festival de Avanca ao longo das 19 edições. De referir ainda a divulgação do trabalho de produção do Cine-Clube de Avanca que tem surpreendido aqueles que ainda não o conheciam. Em cada sessão o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho deste cine clube que já produz filmes desde 1984.
As próximas duas sessões vão decorrer nos dias 3 e 17 de Junho, em Avanca e Canelas, respetivamente. A próxima casa a acolher a sessão de dia 3 Junho é a casa do Sr. Augusto Fernandes, na Rua Comendador Adelino dias Costa (Rua da Adico), nº 150, 3860-076 Avanca.
Nesta tela mais uma vez irão passar alguns dos melhores filmes do Avanca. Para esta sessão a escolha foi “Um vaso de soda” que foi galardoado com o Prémio Melhor Atriz no AVANCA 2008, realizado por Adriana Yurcovich da Argentina. Da edição de 2007 selecionámos a animação do Reino Unido, “Horn ok Please” de Joel Simon. A melhor curta de Ficção de 2012, “Kerozene” um filme belga de Joachim Weissmann será outra das curtas-metragens exibidas. O “Puritas – Caminho para Dignidade” uma curta realizada durante um workshop do Avanca, que foi exibido em 2006 é outra das seleções, um filme de Diogo Carvalho, Eduardo Barbosa, Joana Nunes, Miguel Carvalho, Paulo Abreu e Ricardo Trindade.
Também fará parte da programação a curta-metragem documental “A Ria, a água e o homem” que foi exibida no AVANCA 2010, produção do Cine-Clube de Avanca e realizado por Manuel Matos Barbosa.
Para terminar a sessão com cerca de 60 minutos, a escolha foi o filme italiano “We love our clients” que esteve em competição no AVANCA 2011 realizado por Beppe Tufarulo.
Dia 17 a sessão será na casa da Sra. Paula Almeida na Rua Direita em Canelas. As sessões têm o seu início às 22h e duram cerca de 1 hora.
Os espetadores que pretendam assistir, deverão fazer as suas inscrições através do telefone 234880658 ou pelo email: avancafilmfestival@gmail.com.

O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 vai ter as suas sessões competitivas entre 27 e 31 de julho próximo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento anual tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

CINE-CLUBE DE AVANCA JÁ TEM PROTOCOLO ASSINADO PARA RETOMAR AS OBRAS DA SUA SEDE

Um total de 60 mil euros dão novo alento à construção da sede do Cine-Clube de Avanca e à construção de um espaço de cinema ao ar livre na praça contígua.
Tendo estes projetos sido escolhidos pela população de Avanca e Estarreja para serem apoiados no âmbito do OPM – Orçamento Participativo Municipal, acaba de ser assinado o protocolo de cooperação respetivo, entre o Cine-Clube de Avanca e o Município de Estarreja.

Com a presença de vários dirigentes, sócios e colaboradores do Cine-Clube de Avanca, o Dr. Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realçou a importância do OPM e das obras que irá ser possível realizar no seu âmbito. Realçou ainda a importância do trabalho que o Cine-Clube de Avanca tem vindo a fazer na área do cinema e lembrou a dinâmica que o festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 19 anos.

O projeto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente veio a retomar o seu percurso construtivo no final de 2009, após o desbloquear de uma nova licença de construção e um novo apoio do IPJ (atual IPDJ).

Em maio de 2010 chegaram os primeiros tijolos oferecidos por Alberto Vidal, de Estarreja, na “Campanha do Tijolo” que o Cine-Clube de Avanca promoveu na altura, junto da população de Avanca e de todo o concelho de Estarreja. Desta forma original foi possível reunir cerca de 15.000 tijolos, 500 sacos de cimento e 130 m3 de areia, fechando as alvenarias do mesmo.

A “Campanha do Tijolo” tinha sido apresentada durante as “Jornadas do Património de Estarreja”, convidando a população da região a ajudar na construção do edifício com a oferta de materiais de construção. Nesta campanha foi ainda crucial a participação de José Artur, na altura Presidente da Junta de Freguesia de Avanca.

Em 2013 a oferta de isolamento para o teto da obra pela Dow Portugal permitiu iniciar o fecho da obra que agora este apoio vem permitir.

Sobranceiro ao Centro de Saúde, o novo edifício de cinema é uma construção na praça que ocupa a Quinta do Gama, no centro da freguesia de Avanca.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, construídos à volta de uma sala de cinema central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que em Julho do corrente ano, terá a sua 20ª edição.


O Cine-Clube de Avanca deu os seus primeiros passos em 1975, legalizou-se há mais de 33 anos, exibiu milhares de filmes, organizou dezenas de formações e produziu mais de uma centena de obras que todas as semanas então em exibição em alguma cidade do mundo.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Nasceu a ASSOCIAÇÃO “CENTRO PORTUGAL FILM COMMISSION” - CPFC.

Festival de cinema AVANCA na fundação deste novo projeto.

No sábado, 7 de Maio, no Hotel ‘The Literary Man’, em Óbidos, reuniram os sócios fundadores da “Centro Portugal Film Commission” - CPFC, uma Associação sem fins lucrativos, que tem como fim o ‘desenvolvimento e promoção da atividade audiovisual na Região Centro de Portugal’.
A CPFC, a partir de Óbidos, possui uma área de atuação correspondente ao CENTRO de PORTUGAL e à área territorial do ‘TURISMO do CENTRO’ (cerca de 100 concelhos), tendo uma influência abrangente a partir da Região CENTRO de Portugal.
A CPFC tem o objetivo de promover a Região Centro através de produções audiovisuais, nacionais e estrangeiras (cinema, filmes, multimédia, outros), e através de grandes eventos, como veículos de promoção do Centro de Portugal e do Turismo, pelas suas mais-valias económicas e culturais.
A “Film Commission” pretende ainda atrair produções internacionais e incrementar as produções realizadas na região Centro, tornando-a uma região ‘Film Friendly’ de excelência à escala mundial, aproveitando o seu potencial endógeno para desenvolver atividades relacionadas com o Cinema e beneficiar o tecido económico e o turismo, captando benefícios económicos, laborais e culturais e promovendo a instalação de empresas de audiovisual, a formação profissional de técnicos do setor, os grandes eventos e as atividades relacionadas, concretizando produções de audiovisuais, multimédia e cinema, maioritariamente rodadas na Região Centro de Portugal.
A CPFC contribuirá para a coesão territorial e afirmação do CENTRO, diminuindo assimetrias e consolidando a sua identidade regional e promovendo as várias Marcas Turísticas do Centro.
Na reunião, além da apresentação dos Estatutos, Regulamento Interno, Modelo de Governança e Plano de Atividades, tomaram posse os Órgãos Sociais, que são compostos por profissionais de diversas áreas, incluindo: cinema, teatro, artes, comunicação, marketing, ensino e investigação:

ASSEMBLEIA GERAL
Francisco Dias, António Salvador, Daniel Pinto

CONSELHO FISCAL
Vitor Ferreira, António Costa Valente, Miguel Paulo

DIRECÇÃO
José Mineiro, Bruno Manique, Miguel Babo, Mariana Baptista, Diogo Patrício

A CENTRO PORTUGAL FILM COMMISSION está em contacto com várias entidades do poder central, regional e local, contando com o apoio das entidades públicas relevantes para prosseguir e desenvolver as suas atividades na melhores condições, existindo sinergias com estas entidades para prosseguir os seus desígnios e os objetivos estratégicos deste sector para o nosso país.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

FESTIVAL DE AVANCA PROMOVE SESSÕES DE CINEMA NAS CASAS DA POPULAÇÃO

“AVANCA EM MOVIMENTO” comemora a 20ª edição do Festival

Em 2016 o Festival de Cinema de Avanca comemora a 20ª edição! Este número redondo motiva um encontro mais estreito da população da região com o festival.
A organização do festival que decorre em Avanca desde 1997 e que motiva a chegada todos os anos de profissionais e amantes do cinema dos cinco continentes, decidiu este ano lançar um desafio.
O festival convida a população a oferecer a sua casa para que se transforme numa sala de cinema para uma sessão especial, intimista e naturalmente de festa e convívio.
Assim, o repto é que uma sala ou um pátio de uma casa de Avanca ou do Concelho de Estarreja, seja por momentos uma sala de cinema. Por este inusitado ecrã irão passar alguns dos mais emblemáticos filmes que o Festival de AVANCA exibiu nas suas 19 edições anteriores.
Pretende-se assim criar uma maior relação de proximidade com a comunidade. O cinema é o mote aglutinador que proporcionará momentos de encontro e partilha que farão parte das novas memórias do festival.
Este momento dará início a um novo ciclo de memórias, por este motivo, destas sessões resultará uma exposição de fotografia, um trabalho fotográfico que procurará marcar no contexto do festival, mais um momento de encontro com a comunidade local.
A convite do AVANCA 2016, o arquiteto e fotógrafo Luís Oliveira Santos irá desenvolver este projeto de registo e criação fotográfica. Novas memórias, novos encontros e novos amigos: esta é, também, a magia do cinema.
A equipa do festival terá a seu cargo o programa de filmes e todas as condições técnicas para a realização da sessão.
Para este evento haverá duas fases de inscrição. Numa primeira fase as inscrições serão para todos os que queiram acolher estas sessões especiais em sua casa. Na segunda fase, as inscrições estarão abertas para todos os que queiram assistir a essas sessões especiais, sendo que a lotação estará limitada ao espaço disponível.
Apenas existirá uma sessão por dia, cujo horário é das 22h às 23h. Os dias das exibições estão previstos para os dias 14, 20 e 21 de Maio e 3 e 17 de Junho.
As famílias que desejem acolher a sessão, devem escolher o dia da sua preferência. Os espetadores que pretendam assistir, deverão fazer o mesmo.
As inscrições estão já abertas e podem ser comunicadas pelo telefone 234880658 ou pelo email: avancafilmfestival@gmail.com
O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 vai ter as suas sessões competitivas entre 27 e 31 de julho próximo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento anual tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo do Centro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.