segunda-feira, 8 de junho de 2009

JOÃO SALAVIZA, PALMA DE OURO DE CANNES, NO AVANCA’09


JOÃO ANTUNES E MANUEL MOZOS DIRIGEM WORKSHOP SOBRE “HISTÓRIA PRÁTICA DO CINEMA”

João Salaviza, o jovem realizador português que acaba de triunfar no Festival de Cannes, arrebatando pela primeira vez para Portugal uma Palma de Ouro com a sua curta-metragem “Arena”, vai estar nos “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA’09, onde participará no workshop “História prática do cinema”, a convite dos orientadores João Antunes e Manuel Mozos.

A história do cinema será assim abordada numa perspectiva prática de realização, num ano em que o cinema português voltou a fazer história.
O professor de cinema e crítico cinematográfico João Antunes e o realizador Manuel Mozos são os responsáveis pelas escolhas das melhores sequências cinematográficas do cinema mundial que os participantes do AVANCA’09 irão recriar. João Salaviza participará neste desafio, acompanhando a proposta de Antunes e Mozos e apoiando o trabalho dos participantes.

João Antunes, que trabalha na Cinemateca Portuguesa e é membro da Comissão de Classificação de Espectáculos desde 1987, foi júri do Festival AVANCA em 2007 e tem sido membro de júris, convidado por festivais de vários continentes. Este ano, ao acompanhar o Festival de Cannes, pode escrever sobre o grande momento da atribuição da Palma de Ouro a um filme português. Professor de história do cinema na Universidade Moderna, João Antunes foi programador e comissário de mostras do cinema português em acontecimentos internacionais, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área e colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo. Escreve regularmente sobre cinema para jornais diários nacionais e em revistas da especialidade.

Manuel Mozos realizou em 1999 a longa-metragem “Quando Troveja”, premiada no Fantasporto e no Festival de Santa Maria da Feira, tendo entre os seus actores o jovem João Salaviza, que antes de chegar à realização ainda participou noutros filmes como actor.
Mozos, que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema e na SEC em Paris, trabalha também na Cinemateca Nacional e tem sido actor em filmes como, “Longe daqui” de João Guerra, “A Raiz do Coração” de Paulo Rocha e “Capacete Dourado” de Jorge Cramez.
O seu filme de estreia na longa-metragem foi “Xavier” em 1992, premiado no Festival CAMINHOS de Coimbra e em França no Festival Entrevues; esta obra transformou-se num filme de culto da nossa cinematografia.
O seu mais recente filme “Ruínas” acaba de ser um dos grandes vencedores da edição deste ano do Festival Indie.

O “AVANCA’09”, contará este ano ainda com outros workshops, orientados por cineastas vindos de vários países, na tradição dos doze anos do Festival AVANCA, considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual.
Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação, design de produção, entre outros, que irão decorrer de forma simultânea entre 22 e 26 de Julho próximo.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca, no Distrito de Aveiro, e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.