terça-feira, 30 de novembro de 2010

CINEMA DE ANIMAÇÃO DE AVANCA NA RTP E PRÉMIOS EM AROUCA E COIMBRA


O cinema de animação produzido em Avanca, acaba de ser premiado nos festivais de cinema de Arouca e Coimbra e prepara-se para estrear uma série de animação na RTP.

“Histórias a passo de Cágado” do decano do cinema de animação português Artur Correia, irá estrear no próximo dia 1 de Dezembro na RTP2, sendo exibida três vezes por dia nos espaços do programa “Zig-Zag”.
São 65 filmes de 30 segundos cheios de humor e sem diálogos, sempre à volta de uma doce e simpática tartaruga. Longe da vida vertiginosa dos humanos, a tartaruga aparece sempre com um sorriso para tirar o melhor partido das mais inesperadas situações.
Esta série de animação teve já exibição em festivais de França, Índia, Itália, Peru, Polónia, Turquia e em vários festivais portugueses,

Entretanto o Festival internacional de Cinema de Arouca acaba de atribuir o Prémio Melhor Documentário ao filme de animação “A ria, a água, o homem” de Manuel Matos Barbosa, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca. Com os desenhos minuciosos do realizador, a voz do actor Joaquim de Almeida e os textos de Raúl Brandão, este filme é um fresco documental da Ria de Aveiro, da sua paisagem, barcos e da sua gente. Exibido anteriormente nos festivais AVANCA'10 e CINANIMA, este filme foi projectado nas homenagens que o Museu da Cidade de Aveiro e o Museu Regional de Oliveira de Azeméis prestaram recentemente ao cineasta Mattos Barbosa, um dos nomes mais importantes do “Grupo de Aveiro” que nos anos 60 e 70 marcaram o cinema português de curta-metragem.

Também o festival “Caminhos do Cinema Português” em Coimbra acaba de premiar o filme “Conto do Vento”, produzido pela Filmógrafo, Koto Studios e Cine-Clube de Avanca. Realizado por Cláudio Jordão e Nelson Martins, este filme recebeu o Prémio Revelação do Júri Oficial do Festival.
Tendo tido a sua estreia mundial no AVANCA'10, este filme, ambientado numa aldeia do interior do norte de Portugal, conta a história de Salva, que tinha o dom de sentir a vida da natureza percorrer-lhe o corpo. Salva vivia na Floresta do outro lado do rio com Ábia sua mãe e era feliz, até ao dia em que a sua vida mudou. Os homens e mulheres da aldeia obrigaram-na a assistir à queima de sua mãe acusada de Bruxaria. Anos mais tarde o medo que os aldeões tinham à sua mãe é o mesmo que os move contra ela.
Produzido com o recurso à animação 3D, este filme passa-se todo num único plano de mais de 12 minutos, utilizando inovadores recursos plásticos e narrativos desta tecnologia.

“História a passo de Cágado”, “A ria, a água, o homem” e “Conto do vento”, foram produzidos com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e com a participação da RTP.

sábado, 20 de novembro de 2010

NO NOVO EDIFICIO DE CINEMA EM AVANCA, LANÇADA CAMPANHA DE CIMENTO NOS 28 ANOS DO CINECLUBE


Em clima de festa e com o auditório cheio, o Cine-Clube de Avanca comemorou na passada terça-feira, 28 anos de existência legal, abrindo as portas do seu novo edifício de cinema em construção.

Reunindo sócios, apoiantes e entidades oficiais, o Cine-Clube de Avanca anunciou que a “Campanha do Tijolo” já recolheu a totalidade dos 15.000 tijolos que entretanto tinha pedido à população da região.

Com as paredes de tijolo exteriores terminadas, a construção da sede da associação procura agora cimento que ajude a continuar os trabalhos de construção deste edifício de 4 pisos e cerca de 1000 m2 de área total.

Ao pedido de cimento respondeu de imediato José Artur de Pinho, Presidente da Junta de Freguesia de Avanca, oferecendo os primeiros 50 sacos de cimento desta nova fase da “Campanha do Tijolo / Cimento”.

Entretanto, outras ofertas permitiram completar os primeiros 100 sacos de cimento desta inédita campanha de solidariedade.

Na comemoração usaram da palavra ainda o Dr. Fernando Mendonça em representação do Governo Civil de Aveiro e o Dr. José Eduardo Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, que reafirmaram o apoio à obra. Estiveram presentes representantes do Instituto Português da Juventude, da Federação Internacional de Cineclubes, entidades locais e vários autarcas que nos seus mandatos deram importante apoio à obra em curso.

O arquitecto Luís Laranjeira apresentou as grandes linhas arquitectónicas do seu projecto, introduzindo assim a visita dos presentes a todo o espaço em obras.

O projecto de construção da sede do Cine-Clube de Avanca iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente retomou o seu percurso no final de 2009.

Com o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude e da população de Avanca e do Concelho de Estarreja que aderiu à “Campanha do Tijolo”, as obras estão em bom ritmo e permitem antever os espaços onde o Cine-Clube de Avanca irá desenvolver actividades de formação, investigação, produção e exibição de cinema de autor e audiovisuais de qualidade. O espaço pretende ainda apoiar manifestações de arte e cultura da região.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

28 ANOS COMEMORAM-SE EM NOVO EDIFICIO DE CINEMA EM AVANCA


O Cine-Clube de Avanca comemora na próxima terça-feira, dia 16 de Novembro, 28 anos de existência legal, abrindo as portas do seu novo edifício de cinema em construção.

Este é um momento marcante para a história do CCA, que após longos anos de trabalhos parados à espera de uma licença, vê finalmente relançada a obra de construção civil da sua sede.
Terminada a parede do lado poente, reforçadas as escadas e fechado o edifício, as obras têm decorrido
com o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude e da população de Avanca e do Concelho de Estarreja que aderiu à “Campanha do Tijolo”

Lançada em Maio do corrente ano, a “Campanha do Tijolo” reuniu em cerca de sete meses os 15.000 tijolos que foram necessários para terminar os trabalhos já executados. O Estarrejense Alberto Vidal ofereceu os primeiros tijolos, juntando-se posteriormente sucessivas ofertas.
Não tendo ainda terminado a “Campanha do Tijolo”, o Cine-Clube continua agora a procurar juntar os 500 sacos de cimento necessários para a concretização da obra.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, construídos à volta de uma sala de cinema central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que em Julho de 2011, terá a sua 15ª edição.

O projecto da nova sede iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.
Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente retomou o seu percurso no final de 2009.

A nova construção inscreve-se num projecto que poderá marcar a região, criando um novo pólo de desenvolvimento no âmbito das indústrias culturais. Sem paralelo no país, este centro de produção, formação, investigação e exibição cinematográfica, irá criar postos de trabalho, promover a indústria cinematográfica local e será palco de vários eventos nacionais e internacionais na área do cinema.

Com 33 anos de actividade, o Cine-Clube de Avanca deu os seus primeiros passos em 1975 e legalizou-se em 1982. Tendo exibido milhares de filmes, organizou dezenas de formações e produziu mais de meia centena de obras que todas as semanas estão em exibição em alguma cidade do mundo.

Alguns dos últimos filmes produzidos em Avanca irão ser exibidos durante a comemoração aniversariante que irá decorrer na obra, pelas 19 horas de terça-feira. Sobranceiro ao Centro de Saúde, o novo edifício de cinema é uma construção na praça que ocupa a Quinta do Gama, no centro da freguesia de Avanca.