quarta-feira, 27 de julho de 2011

FILME SÉRVIO “A AMBULÂNCIA” VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA 2011


"MULHER SOMBRA" DE JOANA IMAGINÁRIO RECEBE 2 PRÉMIOS.
PRÉMIO ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR ATRIBUIDO A INVESTIGADORES PORTUGUESES E ESPANHÓIS.

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2011”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais.
Comemorando a décima quinta edição, o AVANCA 2011 contou com mais participantes e filmes.
O AVANCA 2011 atribuiu prémios a filmes de 4 continentes.

“The Ambulance”, do realizado Sérvio Goran Radovanovic, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio para a Melhor Fotografia, atribuído a Radoslav Vladic.
Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Paper”, de Sinan Cetin (Turquia), "Rene goes to hollywood" de Aleko Tsabadze (Georgia) e “Robert Mitchum is dead”, de Olivier Babinet e Fred Kihn (França, Polónia, Bélgica e Noruega).

O actor georgiano Viktor Barbakadze foi distinguido com o Prémio para o Melhor Actor, pela sua participação no filme “Renee goes to hollywood" e a actriz turca Asuman Dabak o Prémio da Melhor Actriz, pela sua participação em "Paper".

A curta-metragem americana “Broken Clouds”, de Yuri Alves, ganhou o Prémio Curta-Metragem. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas às curtas-metragens "O Voo da Papoila" de Nuno Portugal (Portugal) e "The Son" de Jan Wagner (Polónia).

O Prémio Televisão foi atribuído ex-aequo aos documentários “Le Gai Savoir” do belga Stéphane Xhrouet e "The Micro-Debt" do dinamarquês Tom Heinemann.

O filme “Voices”, do realizador eslovaco Peter Bebjak, venceu o Prémio Vídeo.

O Prémio Animação distinguiu o filme “Oh, Paris”, de Oleksandr Shmygun da Ucrânia.

Entre as categorias mais esperadas deste ano, a “Competição Avanca” reunia um elevado número de filmes em competição, com a particularidade de todos serem produções da região.
O Prémio foi atribuído à curta-metragem de animação “Mulher Sombra” de Joana Imaginário que também ganhou o Prémio Estreia Mundial curta-metragem.

O Prémio Estreia Mundial Longa-metragem foi para “Amania” de Óscar Martinez (Espanha) e "The Scent of Rain in The Balcans" de Ljubila Samardzic (Sérvia).

O trailer "Drenaje Profundo" de Cuba recebeu o Prémio "Trailer in Motion" e o português "Quando os Monstros se vão embora", uma Menção Honrosa

Os filmes de animação feitos por jovens, que este ano tiveram a sua primeira participação no Festival AVANCA, viram o filme “O segredo da Arca d'Água”, de alunos da Escola EB1 nº4 de Chainça, receber o Prémio. O Júri atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “Eu no meio dos outros sou...”, de alunos da Escola Básica de Vilar do Andorinho.

O novo concurso que juntou fotografia e cinema, "Click Clack Action", premiou fotografias de Aleksandr Keyffets e Mariza Formaginni.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema, distinguiu em ex-aequo os investigadores portugueses Nelson Gonçalves e espanhóis Cristina Palmese e José Luis Carles.

Oito júris constituídos por 34 individualidades de 12 países atribuíram 17 prémios e 8 menções honrosas.

O Júri Internacional de Cinema e Vídeo foi constituído pela actriz iraniana Anahita Nemati, a directora do Festival ECÚ de Paris Kadi Lokk, o director de fotografia Fereydoon Shirdel e foi presidido por José Costa Ramos, antigo responsável pelo cinema português.

Os restantes júris juntaram os realizadores Bernardo Cabral, Cláudio Jordão, Emil Langballe, João Católico, Maria Le Dous, Miguel Estima, Nelson Martins, Nuno Tudela, Rui Nunes, os argumentistas Henrique Vaz Duarte, Sérgio Paulo Silva, os programadores Flávia Vargas, Nuno Reis, Sofia Marques, os fotógrafos António Teixeira, Jochen Dietrich, Luís Oliveira Santos, Ricardo Lima, os académicos Álvaro Sousa, Beatriz Legerén, Carlos Fragateiro, Cláudia Vaz, José Marta, Manuel Salvador Lima, Pedro González, Philip Zitowski, Rosemary Mountain, Sandra Santos, Vania Baldi e o jovem cinéfilo Tomás Rodrigues.

O AVANCA 2011 foi ainda marcado pelos 6 workshops internacionais que decorreram ao longo de todo o festival, orientados por personalidades da Rússia, Irão, Espanha e Portugal.

A excelente qualidade dos filmes produzidos durante o festival ficou expressa na apresentação pública com que o festival encerrou, onde um filme questionou os participantes sobre porque fazem filmes.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

"DOCTIME" E "FNAC" ANTECIPAM O FESTIVAL DE CINEMA "AVANCA 2011"


Aveiro e Gaia antecipam o início das competições internacionais da décima quinta edição do AVANCA 2011 - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que irão decorrer no Concelho de Estarreja, região de Aveiro.
No espaço Performas, no centro de Aveiro, a segunda edição do "DOC TIME" irá exibir uma selecção de documentários do AVANCA'10, ao longo de 4 quintas-feiras de Julho (14, 21 e 28) e Agosto (4), sempre às 22 horas.
Também a FNAC em Gaia irá exibir filmes do AVANCA'10 nos dias 18 e 19 de Julho às 17 e 18 horas.
Após a edição deste ano do festival a FNAC de Gaia exibirá no dia seguinte, os filmes premiados, em sessões programadas para os dias 25 e 26 de Julho, também pelas 17 e 18horas.
Os filmes premiados da edição deste ano serão ainda exibidas em várias extensões no país e no estrangeiro. Em Aveiro os premiados serão exibidos dia 20 de Agosto no Espaço Mercado Negro.

O festival AVANCA 2011 que decorre em Avanca nos espaços da Escola Egas Moniz e no Auditório Paroquial de Avanca, inicia a exibição das competições internacionais na próxima quarta-feira dia 20, reunindo longas e curtas-metragens, filmes de ficção, animação, documentários e experimentais, seleccionados de um total de 2088 filmes chegados de 67 países.

Este evento, que este ano acontece pela décima quinta vez, tem sido marcado pela realização de um conjunto de workshops de duração alargada, orientados este ano por personalidades do cinema vindos de Portugal, Espanha, Rússia e Irão.
Conferências, exposições e mesas-redondas completam o evento que em cada ano tem trazido a Avanca várias centenas de cineastas dos 5 continentes.

O AVANCA 2011 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / SEC, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sábado, 9 de julho de 2011

FILME “CONTO DO VENTO” DISTINGUIDO COM O PRÉMIO NACIONAL MULTIMÉDIA


O filme “Conto do Vento”, de Cláudio Jordão. Nelson Martins, produzido pela Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e Kotostudios, acaba de ser distinguido com o Prémio Nacional Multimédia na categoria Entretenimento, em evento promovido em sexta edição pela APMP - Associação Multimédia no Auditório do Museu da Electricidade em Lisboa.

O Prémio Nacional Multimédia, instituído com "o objectivo de destacar e reconhecer o valor da produção multimédia nacional e premiar o talento, a ousadia, a criatividade e a perspectiva empresarial de quem vai fazendo o futuro deste sector" (segundo a organização), é o prémio de referência na área, constituindo um contributo essencial na promoção da multimédia em Portugal.
A sexta edição do Prémio Nacional Multimédia foi ainda marcada com a atribuição ao Prof. Doutor Carlos Zorrinho (que foi recentemente Secretário de Estado da Energia e Inovação), com o Prémio Personalidade 2011.

"Conto do Vento" é uma curta-metragem de animação produzida em 3D, estreada no Festival AVANCA'10, onde foi distinguido. Recentemente exibido na competição oficial do Festival de Annecy (o mais importante festival da animação no mundo), esta obra foi Prémio Revelação no "Caminhos do Cinema Português" e Prémio Animação no "Festival Porto 7".
Com exibição cinematográfica prevista brevemente para França, este filme irá estar na competição oficial de festivais na Coreia do Sul, nomeadamente no SICAF (um dos mais importantes festivais de cinema de animação na Ásia), a decorrer entre 10 e 20 de Julho próximo.

"Conto do Vento", conta uma história fantástica passada supostamente numa aldeia do interior norte de Portugal, teve apoio do ICA / Ministério da Cultura e da RTP.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

6 WORKSHOPS E 166 CONFERÊNCIAS NO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2011


PERSONALIDADES DO CINEMA, INVESTIGADORES E ACADÉMICOS DOS 5 CONTINENTES ORIENTAM OS TRABALHOS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DO FESTIVAL.

Cineastas, investigadores e académicos reúnem-se entre 20 e 24 de Julho no “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, orientando 6 workshops e proferindo 166 conferências numa acção de formação e investigação na área do cinema, que este ano comemora a sua 15ª edição.

Este ano, os orientadores dos workshops vêm de Portugal, Irão, Rússia e Espanha.

O cineasta Luís Filipe Rocha irá orientar um dos 6 workshops. Licenciado em direito, é autor de 10 longas-metragens, que marcaram fortemente o nosso cinema.
Em 1980 o seu filme "Cerromaior" integra a Selecção Oficial do Festival de Cannes 1981 e é Grande Prémio da Figueira da Foz e Huelva (Espanha).
Em 1993 filma "Amor e Dedinhos de Pé", em Macau, e exibe-o no Festival de Berlim. "Sinais de Fogo"(1995) estreia no Festival de Montreal (Canadá) e é premiado em França.
"Adeus Pai" (1996), é premiado em Moscovo, na Índia, Bélgica e França. "Camarate" (2000) é seleccionado para as nomeações ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. "A Passagem da Noite" é premiado na Grécia, Espanha e França. "A Outra Margem" (2007) recebe o Prémio de Melhor Actor em Montreal (Canadá), Prémio Especial do Júri e Prémio Melhor Actriz em Guadalajara, Prémio Melhor Actor e Actriz em Bilbao e Prémio do Público em Valladolid.
Neste workshop, Luís Filipe Rocha irá explorar o espaço da direcção de actores, destinado a realizadores e actores.

Do Irão, virá Mohamadreza Vatandoust, para explorar o desafio de escrever e realizar um filme sobre "feridas invisíveis". A procura do conflito cinematográfico num estado latente da memória e da presença quase silenciosa da guerra.
Duplamente distinguido no AVANCA 2010, "When the Lemons turned Yellow..." foi igualmente premiado, entre outros, no Montreal World Film Festival (Canadá). Foi também seleccionado para a competição oficial de diversos festivais, nomeadamente São Paulo, Munique, Tiburon, Singapura, Shangai e Minneapolis.
Todos os seus filmes anteriores foram várias vezes premiados em diferentes festivais.

Do mesmo país, virá Mehdi Rahmani, autor de "Digari", distinguido com o "Prémio Estreia Mundial" no AVANCA 2010, iniciando assim a sua visibilidade internacional.
Com uma obra cinematográfica construída na área do documentário, Rahmani é membro da sociedade iraniana de realizadores de documentários (IRDFA), mas também da "European Documentary Filmmaker's Society (EDN)".
Para além dos seus documentários, como "The Boys of Autumn", "The Bridge's Ballads", "The Moonlight Prayer", "Smell of Tresses", Rahmani é também autor de várias colecções fotográficas documentais.

O desenho, a pintura e as artes decorativas serão a base da exploração prática da direcção de arte vocacionada para o cinema de animação.
A cineasta russa Natalia Mirzoyan irá orientar este workshop.
Distinguido no AVANCA 2010 e finalista na Berlinale 2010, o seu filme "My Childhood Mystery Tree", é uma referência do novo cinema russo de animação. Natalia é realizadora e chefe de animação no "Petersburg Animation Studio".

De Espanha virá Ciro Altabás, um dos mais premiados realizadores do país vizinho, para dirigir um workshop de realização de curtas-metragens.
Os filmes de Ciro Altabás ganharam mais de 200 prémios e foram seleccionados em Veneza, Varsóvia, Siena, São Paulo, Salerno, Oakland, Naoussa, Mumbai, Mar del Plata, Kuala Lumpur, Karachi, Fajr, Paris, Clermont-Ferrand, Chipre, Bucareste, Bogotá, etc.
"Phobia" estreou em Portugal e foi distinguido no AVANCA 2003. É professor de Realização Cinematográfica na Universidad Camilo José Cela em Madrid.

“O Cinema de Animação vai à Escola” é a proposta da APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica. Um espaço para explorar a tecnologia e a expressão da animação na sala de aula.
Orientado por Paulo Fernandes, professor de Educação Visual e Tecnológica e colaborador da Escola Superior de Educação do Porto é membro da direcção da APEVT e da comissão organizadora do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Estes trabalhos serão coordenados pelos realizadores José Miguel Moreira, André Gil Mata, Patrícia Figueiredo, Luis Diogo, arquitecto Luís Oliveira Santos e por José Rodrigues, Presidente da APEVT.

O AVANCA 2011 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.