segunda-feira, 29 de julho de 2013

FILME “EASTALGIA” VENCE PRÉMIO LONGA-METRAGEM DO AVANCA 2013. LITUÂNIA E PORTUGAL VENCEM PRÉMIO ESTREIA MUNDIAL

Terminaram os “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2013”, encerrando 10 dias de festival e 5 dias de competições, conferências e workshops internacionais. Comemorando a décima sétima edição, o AVANCA 2013 contou com mais participantes e atribuiu prémios a filmes de 15 países.
“Eastalgia”, da jovem realizadora ucraniana Daria Onyshchenko, arrebatou o Prémio Cinema para a Melhor Longa-metragem, tendo ainda recebido o Prémio para o Melhor Ator, Karl Markovics. Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “Bajkonur” de Veit Helmer (Alemanha, Rússia e Cazaquistão) e “Gulf Stream under the Iceberg” de Yevgeni Pashkevivh (Letónia). Este último filme foi ainda distinguido com o Prémio Melhor Direcção de Fotografia para Gints Berzins e Valeriy Martinov.
O Prémio Melhor Atriz distinguiu a atriz brasileira Thais Tedesco, protagonista de “Feijoada completa”, um filme de Angelo Defanti.
A curta-metragem alemã “In the nick of time”, de David M. Lorenz, ganhou o Prémio Curta-Metragem. O Prémio Animação distinguiu o filme polaco “Lost Senses” de Marcin Wasilewski.
O Júri, presidido pelo cineasta açoreano Bernardo Cabral, foi constituído pelo cineasta Georgi Krastev (Bulgária) e pelas programadoras Ayoub El Anjari El Baghdadi (Marrocos), Rosângela Rocha dos Santos e Wolney Mattos Oliveira (Brasil).

Entre as categorias mais esperadas deste ano, o Prémio Estreia Mundial foi atribuído à longa-metragem “The Woman Sun” de Ruslan Korostenskij e à curta-metragem portuguesa “Bué Sabi” de Patrícia Vidal Delgado. O júiri decidiu ainda atribuir uma Menção especial a “Returning” de Michael Denton do reino unido. O júri foi constituído pela jornalista Ana Zaragoza Ramírez (Espanha) e pelos cineastas Simone Saibene (Itália), José Carlos de Oliveira e José Miguel Moreira (Portugal).

A “Competição Avanca” reunia uma selecção de obras produzidas na região, sendo distinguidos o documentário “Fios do tempo” de Joaquim Pavão e a animação “Carrotrope” de Paulo D’Alva. O Júri deste prémio foi constituído pelo pintor Acácio Rodrigues, pelo encenador Carlos Rocha “Jackas” e pelo cineasta João Cayatte.

Um outro júri constituído pelos professores portugueses Cláudia Vaz, Isabelle Serra, Leonel Rosa, pelo investigador brasileiro Gustavo Ferreira, pela investigadora e cineasta espanhola Lídia Peralta e pelos cineastas portugueses Henrique Vaz Duarte, Manuel Matos Barbosa, Manuel Paula Dias e Rui Nunes, atribuiu os prémios televisão e vídeo.
Os documentários “Guerrilla Grannies” da holandesa Ike Bertels e “Cello Tales” da luxemburguesa Anne Schiltz receberam ex-aequo o Prémio Televisão e “The course of things” de Annelore Schneider e Claude Piguet, numa co-produção entre a Suíça e o Reino Unido, ganharam o Prémio Vídeo.

A competição “Trailer in Motion” distinguiu o trailer “Les fameux gars” de Adolf El Assal (Luxemburgo) e o videoclipe “Me, myself” de Carlon Hardt (Brasil). Também o videoclip
“Perdut” de Joan Martín Giménez (Espanha) recebeu uma Menção Especial. O júri foi constituído pelo professor e investigador marroquino Abdelilah Suisse, pelo cineasta de São Tomé e Príncipe, Hamilton Trindade e pelo músico Sérgio Ferreira.

Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu o investigador inglês Jason Dee da Newcastle University. Também os investigadores brasileiros Carlos Falci e Leonardo Souza da Universidade Federal de Minas Gerais e Sara Rangel Dutra e Robson Loureiro da Universidade Federal do Espírito Santo, receberam Menções Especiais.
O júri deste prémio foi constituído pelos académicos Spiros Papadopoulos (Grécia), João Victor Gomide (Brasil), Alfonso Palazón Meseguer (Espanha), Anabela Oliveira, José Ribeiro, Rosa Oliveira e José Marta.

A organização científica internacional “IAMS – International Association for Media in Science” atribuiu ainda um prémio ao investigador brasileiro João Victor Boechat Gomide da Universidade FUMEC, numa declaração apresentada pelo professor e físico nuclear Alessandro Griffini (Itália).

No total, sete júris constituídos por 35 individualidades de 10 países atribuíram 16 prémios e 6 menções especiais.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, FCT, IAMS, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias entidades locais.

terça-feira, 23 de julho de 2013

ESTREIAS MUNDIAIS E GÉRARD DEPARDIEU, SÓNIA BRAGA, BRUNO GANZ ENTRE OS FILMES A CONCURSO NO 17º FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2013

A 17ª Cerimónia de Abertura da competição internacional do “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece na próxima quarta-feira dia 24 de julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.

A cerimónia de abertura será palco da exibição das primeiras imagens da longa-metragem portuguesa “Famel Top Secret”, que acaba de ser rodada na região. Merche Romero, que aqui faz a sua estreia no cinema, irá apresentar a noite de entrega dos prémios do ano passado e da abertura das competições.
Um filme protagonizado pelo ator Gérard Depardieu será uma das surpresas da noite, que termina com uma exibição de filmes da jovem cinematografia macaense, apresentados pelos seus realizadores.

Reunindo a maior seleção de sempre de filmes que fazem a sua estreia mundial no AVANCA 2013,
pelos ecrãs do festival irão passar 5 longas-metragens e 12 curtas-metragens.
Da Argentina chega-nos um inesperado filme baseado na obra “A tabaqueira” de Fernando Pessoa, “Paraíso – uma história de heterónimos” é uma realização de Carlos Gindzberg, que escolheu o nosso país para a sua primeira exibição pública.
Também o realizador iraniano Mehdi Rahmani irá estrear “Private”, ele que conhece bem o AVANCA, onde já foi premiado e onde já dirigiu um workshop.
Do Brasil chega-nos “A Pelada”, do realizador belga Damien Chemin, da Lituânia será exibido “The Woman Sun”, de Ruslan Korostenskij, e finalmente “In Future”, uma co-produção entre a Alemanha e a Rússia.

Entretanto, a competição internacional de longas-metragens reúne os filmes “Eastalgia” de Daria Onyshchenko, “Gulf Stream Under the Iceberg” de Yevgeny Pashkevich e “Baikonur” de Veit Helmer, numa seleção de filmes que marcam o enorme investimento de que o cinema está a ser alvo em países do norte e este europeu.

Ao todo são 55 filmes que participam nas diferentes competições, onde de novo o cinema português tem um papel de particular destaque. São 11 curtas-metragens portuguesas que fazem aqui a sua estreia mundial, alguns com realizadores que repetem a sua presença no festival, como é o caso de João Costa, Nuno Fragata, Sofia Barata e Miguel Serra.

O AVANCA 2013 será ainda palco da “AVANCA|CINEMA - Conferência Internacional de Cinema - Arte, Tecnologia, Comunicação”, por onde irão passar 166 conferências e que este ano homenageia a título póstumo o Prof. Doutor Carlos Galaricha, figura singular que marcou o meio académico da comunicação portuguesa e que participou na génese da conferência.

Workshops dirigidos por personalidades do cinema internacional, debates e a apresentação de uma revista científica da especialidade marcam a edição deste ano do festival de cinema.


Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, este evento tem o apoio do ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, Fundação da Ciência e Tecnologia, IAMS, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

NUM ACONTECIMENTO INÉDITO, FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2013 RECEBE CINEASTAS E FILMES DE MACAU

Pela primeira vez, uma delegação de cineastas e uma seleção de filmes da jovem cinematografia de Macau irão deslocar-se a Portugal, participando no 17º Festival de Cinema AVANCA 2013.

Um grupo de 12 cineastas, que inclui os autores da longa-metragem “Macau Stories, Love in the City”, estarão presentes este ano no Festival AVANCA 2013, o que constitui um acontecimento inédito nas trocas culturais entre Portugal e Macau.

Distinguida com uma Menção Especial na última edição do AVANCA 2013, a produção “Macau Stories, Love in the City” é um filme que reúne vários cineastas num projeto que pela primeira vez em Macau juntou diferentes narrativas para construir um filme de longa-metragem. Realizado por
Jordan Cheng, Fernando Eloy, Ao leong Weng-Fong, Tou Kin Hong, Elisabela Larrea e Harriet Wong, esta produção é a fase visível de uma cinematografia muito jovem que procura refletir o novo espaço geográfico, político, social e cultural de Macau que desde 20 de dezembro de 1999 é uma região administrativa especial da República Popular da China.

O “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que na próxima quarta-feira dia 24 inaugura todas as competições internacionais deste evento iniciado em 1997, tem dado uma particular atenção às cinematografias emergentes, exibindo o cinema contemporâneo dos mais diversos quadrantes e procurando reunir diferentes sensibilidades de quem está a produzir algo de marcante no cinema.
O cinema de Macau foi uma das surpresas do evento do ano passado e a sua presença neste ano procura estabelecer pontes entre duas geografias distantes mas com culturas que se complementam.
Durante o AVANCA 2013 estão previstas várias reuniões entre a comitiva macaense e entidades do cinema português. Entre elas, irá acontecer um encontro com a Academia Portuguesa de Cinema, entidade que em Portugal atribui os prémios “Sophia” ao cinema nacional e que seleciona os candidatos portugueses aos prémios “Oscar” e “Goya”.
A delegação de Macau é constituída pelos cineastas e produtores Ao Ieong Weng Fong, Tou Kin Hong, Fernanado Eloy, Elisabela Larrea, Wong Teng Teng, Chu Iao Ian, Chan Io Wan, Chan Ka Keong, Leung I On, Ho Ka Cheng, Ieong Kun Ieong e Chan Ioc Lin, que se deslocam ao nosso país com o apoio do Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau.

Está prevista a realização de uma sessão de cinema com algumas curtas-metragens macaenses, apresentadas pelos seus autores na noite do dia 24, logo após a cerimónia de abertura das competições internacionais do AVANCA 2013, no Auditório Paroquial de Avanca, no centro desta freguesia do Concelho de Estarreja e do Distrito de Aveiro.
A sessão macaense terá lugar pelas 23h e integra filmes como “The best time, the worst time” de Ho Ka Cheng ou “Not to forget 1999/12/20” de Albert Chu Iao Ian, obras que procuram refletir as mudanças que Macau tem estado a atravessar, graças ao acelerado desenvolvimento económico.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Academia Portuguesa de Cinema, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, APEVT, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

domingo, 14 de julho de 2013

CINE-CLUBE DE AVANCA É “CONFRADE HONORÁRIO”

O “solene Grande Capítulo da Confraria da Broa d’Avanca”, oitavo na história da instituição, realizou-se durante a manhã de sábado dia 13, no salão nobre da Casa-Museu Egas Moniz.

Nele foram entronizados como “Confrades Honorários” três instituições: a Câmara Municipal de Estarreja, a Junta de Freguesia de Avanca e o Cineclube de Avanca.

O Dr. Herlânder Marques, na qualidade de Presidente da Assembleia-Geral do Cine-Clube de Avanca, recebeu a insígnia e proferiu palavras de agradecimento.

O cine-clube e a confraria têm já uma frutuosa relação de amizade que tem permitido registar em vídeo boa parte das actividades de defesa de património a que se dedica a Confraria da Broa d'Avanca.

A Insígnia agora recebida, tem cunhada uma broa com uma fatia cortada por uma mão destra, numa composição gráfica que sugere a lobotomia de Egas Moniz.

Nesta cerimónia, também o Dr. António Macieira Coelho, sobrinho-neto do Nobel Português da Medicina, Egas Moniz, além de três Confrades efectivos, foram igualmente admitidos nesta “fraternidade gastronómica”.
Fundada em 13 de Agosto de 2004 e desde 1 de Setembro de 2008, associada efectiva da Federação Portuguesas das Confrarias Gastronómicas, esta associação tem como objectivos:
“A Promoção, divulgação, valorização e defesa da broa produzida em Avanca, preservando a autenticidade da mesma, através da divulgação do seu património paisagístico, religioso, arquitectónico e museológico e a sua gastronomia e artesanato, contribuindo para a dinamização do Concelho, através de acções que associem a broa, o cultivo do milho e do trigo, a cultura, o turismo e a solidariedade, tendo como lema TUDO PELO MILHO, TUDO PELO TRIGO, TUDO PELA BROA, TUDO PELA TRADIÇÃO”.

O Cine-Clube de Avanca está naturalmente muito reconhecido por esta distinção e prova de amizade de uma importante instituição da terra.

Obrigado e longa vida à Confraria da Broa d'Avanca.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

7 WORKSHOPS E 166 CONFERÊNCIAS NO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2013

Cineastas, investigadores e académicos reúnem-se entre 24 e 28 de Julho no “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, orientando 7 workshops e proferindo 166 conferências numa acção de formação e investigação na área do cinema, que este ano comemora a sua 17ª edição.
Este ano, os orientadores dos workshops vêm de Portugal, Canadá, Espanha, EUA e Palestina.

O cineasta Michel Khleifi, o nome maior do cinema da Palestina, irá orientar um dos 7 workshops. Sendo também professor de teatro e cinema na INSAS, a mais célebre escola do cinema belga, Michel nasceu na Nazaré em 1950. Emigrou inicialmente para Israel, tendo-se fixado posteriormente na Bélgica. Formado em direcção de televisão e teatro pelo escola onde hoje ensina, trabalhou na televisão belga antes de iniciar a produção dos seus filmes. As suas longas-metragens de ficção e documentários receberam vários prémios de grande prestígio, nomeadamente o Prémio da crítica do Festival de Cannes, o Golden Shell do Festival de San Sebastian ou o “André Cavens”.
Neste workshop, Michel Khleifi irá trabalhar com actores experimentando os grandes estilos da representação que marcaram alguns dos grandes momentos da história do cinema.

Do Canadá virá Pierre Hébert, uma das grandes referências no cinema de animação mundial. Considerado um seguidor de Norman Mclaren, inventou técnicas como o “live scratch animation”.
Experimentalista e “performer”, produziu, realizou e interpretou dezenas de filmes. A sua obra aproxima o cinema de animação às criações dos músicos e dos bailarinos.
Foi presidente da “La Cinémathèque Québecoise” de Montréal e ensinou animação em várias universidades. Pierre Hébert é um visionário incontornável da transversalidade do cinema de animação e a criação artística de autor.
Pierre Hébert vai desafiar os participantes a produzir um pequeno filme de animação em 25 horas. O ponto de partida é um trabalho colectivo de animação e transformação, a partir de imagens reais.

Dos EUA virá David Jakubovic, autor do filme “The Forest is Red”, um dos premiados no AVANCA 2012. David, que com a actriz Whoopi Goldberg, realiza “Stream” uma série dramática de ficção científica, é um virtuoso da montagem. Recentemente Jakubovic terminou a montagem dos filmes “TWA Flight 800” e “When Nietzsche Wept” com Ben Cross, Armand Assante e Joanna Pacula. David tem montado centenas de vídeos para variadíssimas companhias, incluindo Mac Cosmetics, Lancôme Paris, American Idol, Pepsi, Columbia University, Avon Cosmetics, AT&T, Sephora, Jessica Simpson's, Vince Camuto e outros.
Em Avanca irá trabalhar a montagem no processo de criação de um filme entre criatividade e o rigor do processo de trabalho numa sala de montagem.

Também dos EUA virá o jovem realizador espanhol Àlex Lora. Distinguido com mais de 80 prémios em mais de 300 festivais de 40 países, é autor do filme “US”, premiado no AVANCA 2012. Este filme foi um dos nomeados para o Oscar-Student Academy Awards (EUA).
Com filmes na selecção oficial do Festival Sundance, com uma passagem pelo “5th Berlinale Talent Campus”, foi duas vezes nomeada para os “Catalan Academy Awards”.
Paralelamente ensina cinema em prestigiadas universidades como o “City College of NY”, “ELISAVA University”, “Blanquerna Faculty of Communication” e “Universidade de Barcelona”.
No AVANCA, os participantes irão fazer um filme numa única localização, com uma equipa capaz de filmar e finalizar uma curta-metragem criativa.

Vasco Pimentel é um dos mais requisitados directores de som portugueses. Do som directo à mistura final, trabalhou com realizadores como Raúl Ruiz, Samuel Fuller, Werner Schroeter, Wim Wenders, Vincent Gallo e realizadores portugueses como António Pedro Vasconcelos, Catarina Ruivo, Edgar Pêra, João Botelho, João Canijo, João César Monteiro, João Mário Grilo, José Nascimento, Manuel Mozos, Maria de Medeiros, Miguel Gomes, Paulo Rocha, Raquel Freire e Teresa Villaverde, entre outros. Participou no som em mais de 130 filmes de longa-metragem, nomeadamente “Tabu”, “Transe”, "The Brown Bunny", “Rasganço”, "Lisbon Story", “Recordações da Casa Amarela”, "Der Rosenkönig".
Conjuntamente com João Antunes, professor e crítico cinematográfico, irá orientar um workshop intitulado “Os filmes não têm som porque sim...”.
João Antunes trabalha na Cinemateca Portuguesa desde 1983, foi professor de história do cinema na Universidade Moderna e programou mostras do cinema português em acontecimentos internacionais. Conferencista, dirigiu revistas de cinema, escreveu vários livros na área e colabora regularmente com publicações cinematográficas de todo o mundo. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema.

Por último, os cineastas de animação Sérgio Nogueira e Paulo D'Alva vão reunir professores de educação visual, experimentando o conceito de ANIMATONA - uma maratona de projectos de animação a realizar por crianças e jovens nas escolas de todo o país.
Ambos professores de Educação Visual e com uma larga experiência do uso do cinema de animação na sala de aulas, são também autores de curtas-metragens premiadas internacionalmente. Sérgio Nogueira é autor do software ANIMATROPE, destinado ao ensino da animação nas escolas. De largo uso em Portugal, tem sido igualmente usado nas escolas da Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Cuba. Paulo D'Alva nasceu em Avanca e tem orientado oficinas de animação por todo o país.

Todos estes workshops serão coordenados pelos cineastas portugueses Joaquim Pavão, Sofia Barata, João Costa, Rosário Costa, pela atriz Isabel Fernandes Pinto e pela investigadora Solange Lima.

Os futuros cineastas têm de novo este ano um espaço especialmente desenhado para eles, onde podem experimentar filmar e animar. Chamado “Cinentertainment 2”, será orientado pela equipa da Pantopeia e destina-se a jovens com idades entre os 6 e os 12 e entre os 13 e os 17 anos.

Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, o “AVANCA 2013 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” tem o apoio do ICA / SEC, IPDJ, Região de Aveiro, Academia Portuguesa de Cinema, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, ESAP, ESAD, APEVT, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.