sexta-feira, 20 de junho de 2014

FESTIVAL DE CINEMA AVANCA “INSTALA-TE” NA CIDADE DE AVEIRO

De forma inédita, filmes do Festival de cinema AVANCA 2014, participam no projecto “INSTALA-TE”, que até 27 de julho vai espalhar cinema por estabelecimentos comerciais e pela Praça Joaquim Melo Freitas do centro da cidade de Aveiro.
Reunindo filmes, 17 artistas plásticos e 17 locais da cidade, Aveiro recebe um circuito visitável de arte e cinema.
Um circuito que pode ser feito a pé ou em Buga (bicicletas de utilização gratuita da cidade), para além de permitir reunir famílias, segundo o jornal “Pó de Enguias” que é a responsável pelo evento.
Os filmes em exibição, fizeram todos eles parte da selecção oficial do Festival de Cinema AVANCA nas edições anteriores.
Dos filmes em exibição, destacam-se 22 filmes portugueses, nomeadamente “O Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins, “A Luz da Terra Antiga” de Luís Oliveira Santos”, “A ria, a água, o homem...” de Manuel Matos Barbosa, “1999” de Francisco Lança, “Lágrimas de um palhaço” de Cláudio Sá, “Prescrição” de Marco Miranda, “A parideira” de José Miguel Moreira, “Carrotrope” de Paulo D'Alva, “A Nau Catrineta” de Artur Correia, “Desta água” de Luís Diogo, entre outros.
Ocupando locais improváveis, esta mostra de cinema pretende criar pontes entre artes, artistas e público.

Antecedendo o AVANCA 2014 que este ano terá a sua 18ª edição competitiva entre 23 e 27 de julho próximo, este evento faz uma antecipação ao que será o festival deste ano.
Marcado por vários acontecimentos cinematográficos e uma selecção competitiva de filmes chegados dos cinco continentes, em julho o AVANCA será de novo um espaço de encontro de todos os quadrantes do cinema contemporâneo.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

FILME “PECADO FATAL” NA BULGÁRIA E LUXEMBURGO

O filme PECADO FATAL de Luís Diogo, que estreou recentemente em várias salas de cinema de todo o país, acaba de ser seleccionado para dois festivais internacionais de cinema na Bulgária e no Luxemburgo.

Na Bulgária irá integrar a selecção oficial em competição do “22º International Film Festival LOVE IS FOLLY”, evento que irá acontecer na cidade de Varna entre 22 a 28 Junho próximo.
Este festival de cinema, que acontece nas margens do Mar Negro, em pleno centro da cidade, no imponente “Festival and Congress Centre – Varna”, é um dos maiores eventos cinematográficos deste país dos Balcãs.

Entretanto, no Luxemburgo, será exibido a convite da organização do “Festival do Cinema Português no Luxemburgo”, um evento que irá acontecer nos cinemas da Utopolis, entre 21 de maio e 4 de junho.

Em ambos os eventos, Luís Diogo estará presente a convite de cada uma das organizações.

PECADO FATAL, a longa-metragem de ficção que Luís Diogo escreveu, realizou e produziu conjuntamente com a Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, tem já um percurso internacional assinalável, tendo sido premiado no Canadá e exibido na selecção oficial de festivais de cinema de Bogotá” (Colômbia), Chicago (USA), Bratislava (Eslováquia), Delhi (Índia), Huelva (Espanha), Chennai (Índia), para além de eventos em Portugal.

Protagonizado por Sara Barros Leitão, Miguel Meira e João Guimarães, no filme PECADO FATAL conta-se uma história de amor que vive no limbo de um pecado irrevelável. Entre o terno e uma nuvem negra sempre presente, Lila procura reconstruir um puzzle onde algumas peças faltam e outras não se encaixam. Um puzzle que se estende pelas ruas de Paços de Ferreira, onde o filme foi rodado.

Luís Diogo assumiu a produção com António Costa Valente e o apoio de Hugo Diogo.
Pedro Fararte assina a imagem, Martine Prazeres a direcção de arte, Francisco Costa e Luís Diogo a montagem, Filipe Coutinho a música e Daniela Galbin as canções do filme.

PECADO FATAL irá ser exibido proximamente na selecção de uma das competições do festival “18º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que decorrerá nesta localidade do Distrito de Aveiro, entre 23 e 27 de julho próximo.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CANTÁBRIA PREMEIA CINE-CLUBE DE AVANCA

Na gala de entrega de prémios do “XV Festival Internacional de Cortometrajes de Torrelavega” em Espanha, o Cine-Clube de Avanca foi distinguido com o “Premio colaboración 2014”.

Sendo o mais antigo e reconhecido festival de cinema da região espanhola da Cantábria, o festival de Torrelavega, que este ano recebeu cerca de 2000 filmes para a sua competição internacional, tem-se transformado numa importante janela do cinema produzido na comunidade autónoma da Cantábria, nomeadamente na cidade de Santander.
A distinção foi atribuída ao Cine-Clube de Avanca e segundo a organização, tendo em conta que “... esta asociación com más de tres décadas de existencia lo que la convierte en una de las más veteranas de Europa.”
O festival, que pela primeira vez atribui este prémio a uma organização estrangeira, acrescenta que “... este Premio supone un hito Internacional en su historia al premiar a una asociación que há colaborado com sus cortometrajes en varias ediciones a lo largo de los años.”

Pela mão do conhecido e veterano ator espanhol Mario Pardo, António Costa Valente recebeu e agradeceu a distinção em nome do Cine-Clube de Avanca e perante uma assistência que esgotou a plateia do Teatro “Concha Espina”.

Esta distinção premeia uma atividade contínua de produção e promoção de cinema desde Avanca, iniciada em 1975.
Os filmes produzidos pelo Cine-Clube foram distinguidos com mais de 200 prémios em 25 países e têm estado em permanente exibição em festivais e mostras de todo o mundo. Em 2012, os filmes de Avanca foram seleccionados e exibidos 177 vezes em 30 países e já em 2013 este número subiu para 254 vezes, ocupando ecrãs de países dos cinco continentes.

Produzindo cinema de ficção, animação e documentários, o Cine-Clube de Avanca foi responsável pela produção da primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao tecto do Mundo” e muito recentemente a longa-metragem de ficção “Pecado fatal” de Luís Diogo, foi exibida por todo o país no circuito comercial de cinemas.