sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

DESENHOS DES FILMES DA ANIMAÇÃO PORTUGUESA EM EXPOSIÇÃO NA GALERIA DO IPDJ DE AVEIRO

Imagens e desenhos de dois filmes de animação co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca vão estar em exposição na Galeria do IPDJ entre 3 e 20 de fevereiro.

Esta mostra revela alguns momentos da criação gráfica de dois filmes que tendo estreado em 2014, fazem parte das últimas produções em cinema de animação desta associação que desde sempre reúne e apoia os jovens da região na produção cinematográfica.

Os filmes que deram origem a cada um dos desenhos e imagens expostas são “Foi o Fio” e “A minha casinha”.

“Foi o fio” é uma curta-metragem de Patrícia Figueiredo que em novembro passado ganhou o Prémio “Jovem Cineasta Português” do Festival Cinanima 2014.
Retrata três mulheres que representam as moiras, tecelãs da vida, que estão unidas por um fio. As três conduzem, alheias, outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.
Tendo tido a sua estreia no AVANCA 2014, onde foi distinguido, “Foi o Fio” tem música de Joaquim Pavão e a participação de vários jovens animadores que no estúdio de Cinema de Animação do Cine-Clube de Avanca encontram condições para desenvolverem o seu trabalho criativo.

A outra obra é o filme “A minha casinha”, de Maria Raquel Atalaia, recentemente vencedor dos “24fps International Animation Award 2014” na categoria “Best Animated Short Film 2014 - Studio/Professional – International”, o mais importante concurso desta área na Índia.

Este mesmo filme, que abriu o Festival de Cinema AVANCA 2014, já tinha vencido, em agosto deste ano, o “S. Tomé Film Festival” em São Tomé e Príncipe, na categoria de "Animação".
Com música de Fernando Augusto Rocha, esta obra destinada ao público infantil, fala-nos de uma menina que vivendo no mundo da lua, um dia procura uma casinha.

A mostra estará patente ao público entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira, na Loja Ponto JA do IPDJ de Aveiro na Rua das Pombas.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

FESTA DO DOCUMENTÁRIO E DA MÚSICA NO CINEMA DOLCE VITA DE OVAR

2015 inicia-se no Cinema Dolce Vita de Ovar com a “Festa do Documentário e da Música” que decorrerá de 22 a 28 de Janeiro.
Esta festa conta com filmes e conversas especiais com convidados. O documentário e a música são o motivo do evento, vocacionado para todos os públicos.
Na quinta-feira dia 22 pelas 15h, a inaugurar a festa, o público poderá conversar com o Prof. Dr. António Abreu Freire que irá falar sobre o documentário “A Pedra e a Palavra” em que participou como especialista na obra do Padre António Vieira.
Ainda na mesma sessão, Manuel Matos Barbosa realizador premiado, irá falar sobre o cinema de animação e o documentário, com destaque para o seu filme “ A ria, a água, o homem”. Este filme é um documentário em cinema de animação sobre a Ria de Aveiro e as suas gentes.
Pelas 16h será possível assistir a uma sessão especial com a exibição dos filmes abordados na conversa.
 
No dia 24 a conversa terá lugar com Américo Jorge e Luís Ventura, músicos de Ovar ligados ao “Halface Project” que vão partilhar as suas ideias sobre música e documentários.
No dia 22 pelas 18h30 será exibido o documentário “Água Prateada - Um auto-retrato da Síria”, um olhar na violência na Síria, relatos em primeira mão, por ativistas.
 
Dia 23 pelas 16h poderão assistir a “O Guia De Ideologia do Depravado”, uma fascinante viagem cinematográfica ao coração das ideologias, pelas 18h30 será exibido “Women Are Heroes”, que leva-nos a África, Ásia e América do Sul.
 
No fim-de-semana, todos os documentários terão como tema a música.
Dia 24 iniciamos, pelas 16h com a exibição de “Duran Duran – Unstaged” realizado por David Lynch, pelas 18h30 será a vez de “Pulp: Um Filme Sobre a Vida a Morte e Supermercados”, uma história sobre fama, amor e mortalidade.
Dia 25 começamos com “ Viramundo”, pelas 16h numa homenagem pelas mãos de Gilberto Gil a culturas em risco de extinção. Pelas 18h30 será exibido “The Stone Roses: Made Of Stone”, um documentário rock e pelas 21h30, “À procura de Sugar Man”, um documentário sobre a procura do lendário músico.
 
Dias 22, 23 e 24 pelas 21h30 será possível assistir ao documentário “20.000 dias na Terra”, no qual Nick Cave explica a sua visão do mundo, a sua vida e acima de tudo a filosofia que está na origem da composição das suas músicas.
 
Para terminar a “Festa do Documentário e da Música” será exibido o filme “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, uma viagem pelo cante que recentemente foi considerado património imaterial da Humanidade. Este filme é exibido entre os dias 26 e 28, sempre pelas 16h.
 
Ainda este mês na programação habitual o público poderá assistir de 8 a 14 de Janeiro a “O sonho de Wadjda”, um drama profundo e comovente realizado por Haifaa Al-Mansour. A comédia “Viagem a Itália” de Michael Winterbottom poderá ser vista de 15 a 21 e para terminar, “Rio eu te amo” uma divertida, bonita e comovente declaração de amor ao Rio de Janeiro, estará em exibição de 29 de janeiro a 4 de fevereiro.

As Sessões de Cinema são uma iniciativa Filmógrafo em parceria com o Dolce Vita Ovar. Os bilhetes têm um custo de 3,80€ e encontram-se à venda neste centro comercial meia hora antes de cada sessão. O horário conta com sessões às 16h de segunda a quarta, quinta com sessão às 18h30 e às 21h30 e Sexta, fins-de-semana e feriados com sessões às 16h, 18h30 e 21h30.  

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2014, UM ANO REPLETO DE FILMES DE AVANCA EM FESTIVAIS DE TODO O MUNDO

2014 foi o ano em que os filmes produzidos em Avanca mais vezes foram exibidos e premiados em países dos 5 continentes.
Os filmes de Avanca foram exibidos 326 vezes em 32 diferentes países.
Ou seja, em quase cada dia do ano um filme produzido em Avanca foi exibido num ecrã de cinema de um qualquer país do mundo.

Outro dado a assinalar é também o número de prémios com que a cinematografia de Avanca foi este ano distinguida.
23 prémios distinguiram filmes produzidos ou coproduzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, em festivais de cinema de 10 países.
Os prémios chegaram do Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Croácia, Espanha, Índia, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe, numa distribuição geográfica que abarca a Europa, a África, a Ásia e a América.

O filme mais premiado foi “Pecado Fatal” de Luís Diogo, que em 2014 foi a longa-metragem de ficção mais premiada do cinema português.

No total, foram exibidos 33 filmes produzidos por Avanca, realizados por cineastas como Artur Correia, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Cláudio Jordão, Coi Belluzzo, Costa Valente, Gustavo dos Santos, Helena Caspurro, João Costa, Joaquim Haickel, Joaquim Pavão, Jorge Monte Real, José Miguel Moreira, Francisco Lança, Franklin Pinto, Luís Diogo, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Maria Raquel Atalaia, Patrícia Figueiredo, Pedro Carvalho de Almeida, Marco Miranda, Miguel Lima, Nuno Fragata, Vítor Lopes e Vasco Vieira.

2014 é também o ano de estreia da distribuição no circuito comercial de longas-metragens co-produzidas por Avanca, tendo estas estreias ocorrido em Portugal e no Luxemburgo.

Para além dos países onde foram premiados, os filmes de Avanca foram também exibidos na África do Sul, Albânia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cuba, Egipto, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Finlândia, Holanda, Hungria, Japão, Lituânia, Reino Unido e Sérvia.

As produções de Avanca foram igualmente alvo de retrospectivas em países como Espanha, França, São Tomé e Príncipe e Taiwan.

Produzidos na sua maioria em coprodução com diversas entidades, alguns destesfilmes tiveram apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura e contaram com a participação de alguns dos melhores atores e técnicos do cinema português.

Entretanto, durante 2014, o festival de cinema AVANCA voltou a ser a janela primordial de toda esta produção cinematográfica, num evento que reuniu pessoas e filmes dos cinco continentes.