quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

PRÉMIOS EGAS 2015 PREMEIAM O CINEMA DE AVANCA

Na noite de terça-feira dia 29 de dezembro, 14 cineastas portugueses vão ser distinguidos com os Prémios EGAS 2015 Cinema.
Numa organização do Cine-Clube de Avanca, cineastas que em 2014 viram os seus filmes na seleção oficial de mais de cinco festivais internacionais de cinema que decorreram no estrangeiro, são agora distinguidos nesta primeira edição. Este é um prémio que procura recordar, assinalar e distinguir os que, envolvendo a região, foram capazes de ter um sinal “mais” na produção cinematográfica local.
A primeira edição dos Prémios EGAS 2015 irá decorrer no Auditório da Junta de Freguesia de Avanca, Concelho de Estarreja.
Os cineastas distinguidos são Artur Correia, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Helena Caspurro, João Costa, José Miguel Moreira, Luís Diogo, Luís Oliveira Santos, Marco Miranda, Maria Raquel Atalaia, Nuno Fragata, Patrícia Figueiredo e Pedro Carvalho de Almeida.
De entre todos, um destaque especial para o decano do cinema de animação português Artur Correia, cujo último filme “A Nau Catrineta” foi objeto de variadíssimas exibições. Nascido em 1932, Artur Correia foi o primeiro cineasta português premiado em Annecy, considerado como o maior evento do cinema de animação mundial.
Também com cinema de animação, cineastas como Claúdio Sá e o seu filme “Lágrimas de um palhaço”, Carlos Silva, Helena Caspurro e Pedro Carvalho de Almeida com “Navegar” e “Palui”, Maria Raquel Atalaia com “A minha casinha”, Nuno Fragata com “Só” e Patrícia Figueiredo com “Foi o fio.”, viram os seus filmes nomeados em competições de todo o mundo.
Luís Diogo com “Pecado fatal” foi o filme português de longa-metragem de ficção mais premiado no estrangeiro na história do cinema português em 2014, integrando a lista do TOP 10 do cinema lusófono.
Na ficção, serão ainda distinguidos os cineastas Bernardo Cabral autor de “50 pesos argentinos”, João Costa com “X & Y”, José Miguel Moreira com “Falha do sistema” e Marco Miranda com “Prescrição”.
No documentário, Luís Oliveira Santos será distinguido pela sua obra “A luz da terra antiga”.
Procurando pontos de convergência entre culturas, geografias e a região, no Cine-Clube de Avanca o cinema tem sido o mote para aproximar e concretizar projetos, explorações das artes e confrontar visões humanistas sem fronteiras.
Na demanda da abrangência, a sua atividade estende-se pelo país mas mantém no Concelho de Estarreja o seu nódulo concretizador.
Entre os que aqui trabalham, participam, projetam, coordenam, produzem, divulgam, constituiu-se um espaço crítico a que os Prémios EGAS 2015 Cinema procuram dar visibilidade aos melhores momentos que 2014 nos deixou.
Os Prémios EGAS tomam como patrono o nome da maior figura de Avanca e Prémio Nobel, Prof. Doutor Egas Moniz, na senda do que foi, como empreendedor e criador.

Com o apoio do IPDJ, este evento conta igualmente com a participação e apoio de várias entidades e empresas locais.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

O CINEMA DOLCE VITA DE OVAR CELEBRA O DIA DA CURTA-METRAGEM

Segunda-feira dia 21 de dezembro, em Ovar comemora-se o DIA da CURTA-METRAGEM com uma maratona de exibições contínuas de cinema de animação para todas as idades.

O Dia da Curta-Metragem foi criado em França em 2011. A data escolhida corresponde ao dia mais curto do ano, conhecido pelo solístico de Inverno. Neste dia o objetivo é celebrar a curta–metragem. São vários os festivais de cinema e os países que aderem organizando iniciativas de comemoração, estima-se que o evento seja celebrado em mais de 50 países.

O Cinema Dolce Vita de Ovar em parceria com o Festival de Avanca, um dos festivais que pertence à Euroshorts, uma rede europeia de festivais de cinema que nos últimos anos tem celebrado a data com exibições especiais um pouco por toda a Europa, decidiu assinalar a data com exibições únicas.

No dia 21 desde as 10h15 até às 22h15, com sessões de 30 em 30 minutos e com o preço especial de 20 cêntimos, todo o público está convidado a fazer parte da celebração.

Serão exibidas duas curtas-metragens de animação portuguesas.
“Zé e o Pinguim” realizado por Francisco Lança, conta a história do Zé uma criança que vive atormentada pelas contínuas discussões dos pais, tendo como único amigo um pinguim de peluche que ganha vida quando estão sozinhos.
Sendo um verdadeiro filme de aventura numa inesperada feira popular, foi um dos filmes portugueses com mais exibições internacionais em festivais dos 5 continentes. Esta obra contou com a música do Maestro António Vitorino d'Almeida e teve a sua estreia no festival de cinema AVANCA 2003, onde foi distinguido.

A acompanhar teremos o filme “Um gato sem nome” de Carlos Cruz, que nos conta a história da Menina Cláudia que, na véspera do seu aniversário, formula um desejo: gostava de ser mosca para poder ouvir as conversas da sua família e assim saber quais os presentes que lhe vão dar.
Baseado no livro infantil "Um Gato sem Nome" de Natércia Rocha, com música do compositor americano Nik Phelps, este filme foi finalista dos prémios “16th Shanghai TV Festival – China”, Prémio Animação no “CUBANIMA – Festival Int.l de animación para los ninez y la adolescencia – Cuba”, Menção Honrosa do “Festival Prix Jeunesse Iberoamericano – Brasil” e teve estreia no Festival de Cinema AVANCA 2009, onde foi distinguido.

Ambos os filmes foram produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e com a participação da RTP e do ICA/Ministério da Cultura.

Assim, em Ovar, celebramos o dia da curta-metragem com obras marcantes do cinema de animação e com um preço bem especial!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA NO EUROSHORTS NA BULGÁRIA

“Killies” será o representante português no Euroshorts Album

O Festival de Cinema AVANCA 2016, integrando o Euroshorts, vai estar presente no “IN The Palace Sofia International Short Film Festival” que decorre entre 9 e 13 de dezembro na Bulgária.

O AVANCA 2016 é um dos festivais parceiros do Euroshorts, uma rede europeia de 9 festivais de cinema voltados para a curta-metragem, da qual fazem parte também os seguintes festivais: In The Palace International Short Film Festival (Bulgária), Filmhafizasi (Turquia), Tabor Film Festival (Croácia), Glasgow Short Film Festival (Reino Unido), Sedicicorto (Itália), BuSho Film Festival (Hungria), Reus European Short Film Festival (Espanha) e Wiz-Art - Lviv International Short Film Festival Wiz-Art (Ucrânia).

A rede Euroshorts estará presente no mercado de filmes, apresentando os 9 festivais pertencente à rede assim como as 8 curtas-metragens através do seu álbum Euroshorts.

O filme “Killies” realizado por David Rebordão e coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo, será o representante português presente nesta seleção de curtas europeias.
“Killies” fala de um novo conceito de entretenimento ultra-violento. Um plano bem engendrado que contém todos os ingredientes para se tornar num banho de sangue, transmitido em "livestream", para que todos possam assistir. Um filme que promete chocar e que terrivelmente parece muito atual.

O álbum conta ainda com os filmes: ARTUN de Gudmundur Arnar (Islândia), DIRECTED BY TWEEDIE de Duncan Cowles (Reino Unido), GETTING FAT IN A HEALTHY WAY de Kevork Aslanyan (Bulgária), ICE CREAM de Serhat Karaaslan (Turquia), MOM’S CALLING de Deyan Bararev (Bulgária), STY de Árpád Hermán (Hungria) e THE RUNNER de Peter Cerovšek, Nataša Čiča, Toma Zidić (Eslovénia, Croácia).

Além da participação no mercado de filmes, o festival AVANCA 2016 estará representado por Rita Capucho num júri do festival “In the Palace”.

O AVANCA 2016, que irá decorrer na última semana de julho, comemorará nesse ano a sua edição número 20. Sendo uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja, tem tido o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, FCT, Junta de Freguesia, Paróquia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.