terça-feira, 22 de novembro de 2016

QUINTAS DE CINEMA ASSINALAM O DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA SOBRE AS MULHERES

No dia 24, véspera do Dia Internacional Pela Eliminação Da Violência Sobre As Mulheres, pelas 21h00, nas “Quintas de Cinema”, no Cine-Teatro de Estarreja será exibida a longa-metragem “Miss Violence” de Alexandros Avranas que em 2013, ganhou o Leão de Prata como Melhor Realizador, no 70º Festival de Cinema de Veneza.

Após o filme o espaço de debate estará aberto. Na conversa também participará a Dra. Patrícia Pinho do Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência doméstica do Distrito de Aveiro – Cáritas Diocesana, uma representante do Movimento Democrático das Mulheres de Aveiro e do NIAVE da GNR de Aveiro. Testemunhos importantes para uma conversa que promete nos colocar perante "evidências invisíveis" de um problema grave.

“Miss Violence” é uma poderosa denúncia à violência doméstica e ao abuso infantil. No dia do seu 11º aniversário Angeliki salta para a morte atirando- se do terraço. Enquanto a polícia e os Serviços Sociais tentam perceber a razão deste aparente suicídio, a família de Angeliki continua a insistir de que se tratou de um acidente. Qual foi o segredo que a jovem Angeliki levou com ela? Porque a sua família persiste em tentar “esquecer” a sua morte e prosseguir com a sua vida? Estas são as respostas que os funcionários dos Serviços Sociais procuram quando visitam a casa impecavelmente limpa e ordenada da família. O pai certifica-se que não falte nada e que tudo está onde pertence.

Como habitual nestas sessões também será exibida uma curta-metragem. O filme “Deus Providenciará” de Luís Porto foi a escolha. O filme vencedor do Prémio Estreia Mundial de Curta-Metragem no festival de Avanca na edição de 2015 fala de uma mulher de fortes convicções morais e religiosas que depois de sofrer uma violação se vê num dilema. Um filme forte que não deixará ninguém indiferente. Nesta sessão especial contamos com a presença do realizador Luís Porto e da produtora Laura Milheiro que irão participar na conversa que se seguirá o filme.

Esta sessão é a segunda de uma série de conversas que vão decorrer na programação de cinema realizada pelo Cine- Clube de Avanca nas Quintas de Cinema.
As “Quintas de Cinema” são uma organização do Cine-Clube de Avanca com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Cine-Teatro e Município de Estarreja.


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

34 ANOS DE CINE-CLUBE DE AVANCA

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto visita sede em construção.

Na próxima semana Avanca festeja o 34º aniversário do Cine-Clube de Avanca. Os festejos começam dia 14 de novembro da Junta de Freguesia de Avanca com uma sessão especial.
Esta segunda-feira pelas 21h será exibido o filme VIRGEM PROMETIDA, a primeira obra da realizadora italiana, Laura Bispuri. Um filme que aborda a identidade de género e a tradição albanesa de que uma rapariga pode recusar-se a um casamento “arranjado” renunciando à sua feminilidade e fazendo uma jura de virgindade para o resto da sua vida.
O filme fala sobre Hana que para ser livre, viverá como um homem e passará a chamar-se Mark. O filme será o mote para a conversa em torno da temática das mulheres que se seguirá à exibição do filme.
Joana Sousa, diretora do “Jornal de Estarreja” e Carla Correia da “Rádio Voz da Ria”, serão as convidadas especiais que participarão na conversa, partilhando com o público a sua opinião sobre o filme e sobre o tema.

No dia 18 de novembro, data em que se celebra 34º aniversário da escritura pública do CCA, o dia será marcado pela visita pelas 16h45 do Senhor Secretário de Estado da Juventude e do Desporto Dr. João Paulo Rebelo no âmbito dos Roteiros Associativismo - Aveiro à futura Sede do Cine- Clube de Avanca. Um momento em que mais uma vez se pedirá apoio para obra e se exibirá alguns dos projetos que o CCA realizou ao longo dos seus 34 anos de existência.

Entretanto e durante toda a semana o Cine-Clube de Avanca promove diversas sessões de cinema em parceria com diversas entidades, com alguns dos filmes produzidos nos últimos anos.  As sessões irão acontecer em diversos espaços dos distritos de Viseu, Vila Real e Viana do Castelo, para além dos Açores.

Esta iniciativa é organizada pelo Cine-Clube de Avanca, com o apoio do Município de Estarreja, IPDJ, e Junta de Avanca.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

FILME “FOI O FIO” PREMIADO NO PERU

O filme “Foi o Fio”, coproduzido pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo e realizado por Patrícia Figueiredo, acaba de ser premiado pelo Festival AJAYU no Peru.

“Foi o fio” é um filme de animação que envolve 3 mulheres: uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Todas estão unidas por um fio. As três conduzem as ações de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

Este filme foi já alvo de outras 10 distinções, tendo estreado no Festival AVANCA 2014 onde recebeu uma Menção Especial de Animação, tendo posteriormente sido distinguido no CINANIMA, no CORTEX 2015, no XIV SÉVIDEO, no Monstronale (Alemanha), no PORTO7, no 24.DIVERSINE (Uruguai), no "Tindirindis" (Lituânia), no festival de Odemira e nomeado nos Prémios SOPHIA 2015.
Entretanto este filme participou na seleção oficial de festivais na Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Croácia, Espanha, França, Grécia, Hungria, Índia, Itália, Lituânia, Marrocos, Rússia, S. Tomé e Príncipe, Suécia, Turquia e Uruguai.

“AJAYU – Festival Internacional de Cortometrajes Animados” decorreu entre 2 e 5 de novembro na cidade de Puno, uma cidade do sul do Peru e capital da província do mesmo nome. Neste evento foram igualmente distinguidas obras da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Suíça, para além da produção nacional.

“Foi o fio” é a obra de estreia de Patrícia Figueiredo. Nascida em 1985, licenciou-se em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo concluído o curso em Cracóvia (Polónia), onde frequentou o atelier de Cinema de Animação na AkademiaSztukPięknych w Krakowie. Finaliza o Mestrado em Ilustração e Animação no IPCA e o seu trabalho divide-se entre a animação e a ilustração e entre Portugal e a Bélgica.

Com música do compositor Joaquim Pavão e produção de António Costa Valente, a realizadora teve a companhia na animação da Raquel Felgueiras, Íria Cabaleiro, Rodrigo Barata e da equipa constituída por António Osório, António Fonseca, Bruno Correia, Carla Tavares, Daniela Couto, João Ferreira, Maria Rebelo, Ricardo Silva, Sérgio Reis e Vânia Clara. Na produção, Eunice Castro e Rita Capucho assistiram Júlia Rocha e Álvaro Marques. Finalmente, Patrícia Figueiredo e Raquel Felgueiras montaram o filme.

“Foi o Fio” foi realizado no estúdio de cinema de animação do Cine-Clube de Avanca, com produção Filmógrafo, participação do MIA do IPCA-Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e apoio financeiro do ICA da Secretaria de Estado da Cultura, com cofinanciamento da RTP, Radiotelevisão Portuguesa.