sábado, 31 de julho de 2021

JOSÉ NETO E JOÃO B. MARTINS VENCEM O AVANCA PITCH SESSIONS


Terminou o “Avanca Pitch Sessions 2021” e o júri internacional decidiu premiar o ator José Neto com o Prémio Longa Metragem e o realizador João B. Martins nos projetos de curta metragem.

“Regressos ou Leva-me outra vez à caça contigo, pai” é o título do novo projeto que o ator José Neto procura realizar.

Nascido em Angola em 1955, José Henrique Neto é um ator que se tem dividido entre o teatro, a televisão e o cinema. No cinema, integrou o elenco de filmes como “O Judeu”(1996), “Tarde demais” (2000), “A Jangada de Pedra” (2002), “Dot.com” (2007), “Arte de roubar” (2008), “Bairro” (2013), “Os Maias: Cenas da Vida Romântica” (2014), “Gelo” (2016), “Até Nunca” (2016), “Peregrinação” (2017), “Ruth” (2018), “O caderno negro” (2018), “Sefarad” (2019), “Snu” (2019), “522 - Um Gato, Um Chinês e o Meu Pai” (2019), “O Filme do Bruno Aleixo” (2019), “A Tua Vez” (2019), “A Arte de Morrer Longe” (2020), “A Luz de Judá” (2020) e proximamente em “Salgueiro Maia - O Implicado”.

Na categoria de projetos de longa-metragem o júri atribuiu ainda Menções Honrosas a “Dan Benson” de Fábio Silva e “O Primeiro Dia” de António Sequeira.

Nos projetos de curta metragem o vencedor foi 'Maria' de João B. Martins.

Entre os projetos de curta metragem, 'The Nest' de Moeinoddin Jalali (Ucrânia) e 'Teratoma' de João Meirinhos (Portugal), foram também distinguidos com Menções Honrosas.

O Júri, presidido por Bernardo Cabral (cineasta e fundador do festival Curta Açores), foi constituído pela atriz espanhola Amparo Rodríguez, pela distribuidora argentina Luciana Abad, pelo cineasta João Sanchez e pelo escritor Nuno Camarneiro.

O Avanca Pitch Sessions é uma nova iniciativa da 25ª edição do Festival de Cinema AVANCA 2021 que visa apresentar à indústria dos audiovisuais as melhores ideias para curtas e longas metragens em fase de desenvolvimento, num ambiente de colaboração e promoção do cinema e dos autores.

Os autores dos 15 projetos nomeados participaram previamente num workshop sobre pitch para cinema e sessões de mentoring exclusivas com o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha e no decorrer do Festival de Cinema AVANCA 2021, fizeram a apresentação dos seus projetos em sessões coordenadas por José Miguel Pinto e apresentadas por Luís Portugal.

O Avanca Pitch Sessions procurando responder ao contexto de pandemia, decorreu de forma online.

O AVANCA é uma organização do Município de Estarreja e do Cine Clube de Avanca e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

sexta-feira, 30 de julho de 2021

25º AVANCA FESTIVAL DE CINEMA COM CONCEIÇÃO LOPES, A MÚSICA DE MANUEL FREIRE E UMA NOITE DE CINEMA DESAFIANTE


No 25º AVANCA festival de Cinema, o sábado dia 31 pelas 17 horas, para além da extensa programação de filmes a concurso, será marcado pela música do cantautor Manuel Freire.

“A Pedra Filosofal” será cantada pelo seu autor na apresentação do livro “Recta Intenção” de Conceição Lopes.

Apresentado no “Espaço Autores, entre os filmes e os livros” no Auditório Paroquial de Avanca e no contexto do festival de cinema, este livro será apresentado por Idália Sá-Chaves, que sobre ele escreveu:

"Com esta obra - Recta Intenção In Memoriam do João Sacristão, setubalense- murtoseiro Conceição Lopes conduz-nos ao interior duma fascinante narrativa que, como um rio, flui numa linguagem simultaneamente literária e erudita, permitindo e convidando o leitor a acompanhar a história e o correr da vida de seus pais entendida no seu sentido mais amplo de saga familiar e abrangendo várias gerações, vivências e contextos”.

Conceição Lopes e Idália Sá-Chaves, são ambas docentes e investigadoras da Universidade de Aveiro, percorrendo agora novos projetos.

A última sessão competitiva acontecerá às 20h30, no mesmo Auditório com a exibição de uma longa-metragem de ficção produzida pela CERCIESTA e intitulada “Pé de Feijão”.

Esta obra tão especial, é uma aposta desafiante e estimulante, que procura sensibilizar a comunidade para o potencial artístico das pessoas portadoras de deficiência e para o seu papel ativo na comunidade, visando a sua inclusão social.

Realizado por António Pinto e Paulo d’Alva, o filme anuncia, pelo ruído das palmas, o sucesso de um bailarino. Mas até ali chegar, como terá sido a sua vida? O olhar de uma espetadora, retrospetiva a história do artista, ao mesmo tempo, que a sua, caminha em paralelo. Nas origens, e durante todo o percurso, um moleiro, pai do protagonista, transporta um moinho de um lado para o outro, acompanhando a vida de seu filho, na conquista do sonho em ser bailarino. Depressa a espetadora passa a atriz de uma história que afinal também é a sua.

O Festival de Cinema AVANCA decorre no contexto das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

ORQUESTRA GULBENKIAN E “MUNDOS PARALELOS” NO PRIMEIRO SÁBADO DO 25º AVANCA FESTIVAL DE CINEMA


O primeiro sábado do programa comemorativo da edição nº 25 do Festival Internacional de Cinema de AVANCA, junta em Estarreja a Orquestra Gulbenkian no Cine Teatro e na Casa da Cultura os “Mundos Paralelos” das artes plásticas em ambientes virtuais.

Antecedendo as competições do festival de cinema com início previsto para quarta feira dia 28, o AVANCA tem, neste primeiro sábado dia 24, dois momentos de particular significado para as comemorações deste ano.

A noite será marcada pelo concerto da Orquestra Gulbenkian. Numa programação especial, com alguns dos grandes momentos da música de filmes, o concerto será dirigido pelo maestro José Eduardo Gomes e conta igualmente com a presença do violinista Francisco Lima Santos.

Para este concerto foram selecionadas três obras marcantes que aproximam o cinema e a música clássica. Está neste caso o “Adagio para Cordas”, de Samuel Barber, que contribui para preservar na memória coletiva momentos marcantes de filmes como The Elephant Man (1980), de David Lynch, ou Platoon (1986), de Oliver Stone, e também as obras orquestrais de compositores clássicos como a Sinfonia n.º 45, dita “do Adeus”, de Joseph Haydn, em Emma (2020), de Autumn de Wilde, e o Concerto para Violino e Orquestra n.º 5, de Wolfgang Amadeus Mozart, em The Fifth Estate (2013) de Bill Condon.

O concerto terá início às 21h30.


Pelas 16h do mesmo sábado, será inaugurada na Casa Municipal de Cultura de Estarreja a exposição “Mundos Paralelos”.

Segundo Catarina Carneiro de Sousa, “Os mundos virtuais são um meio de crescente relevância no campo artístico, oferecendo possibilidades únicas para criação e interação. “Mundos Paralelos” apresenta obras desenvolvidas nas plataformas Second Life e Open Simulator, que são ambientes virtuais colaborativos. Espaços tridimensionais totalmente imersivos onde as pessoas interagem entre si e com o ambiente digital através de avatares”.

Numa parceria da Olga Santos Galeria com o Festival de Cinema AVANCA, estarão em exposição obras de Bryn Oh, CapCat Ragu, Elif Ayiter, Eupalinos Ugajin, Iono Allen, Livio Korobase, Meilo Minotaur, Morlita Quan, Silvestre Pestana, Theda Tammas, Tizzy Canucci AKA Tess Baxter, Tutsy Navarathna AKA Basile Vignes e Venus Adored.

Com curadoria de CapCat Ragu e Meilo Minotaur, esta mostra insere-se na tradição do Festival de Cinema de Avanca em proporcionar proximidades com as tecnologias que participam no espaço do cinema.

A exposição estará aberta durante todo o festival e até 29 de agosto.

Sempre no contexto das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das Associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

terça-feira, 13 de julho de 2021

FESTIVAL DE CINEMA AVANCA COMEMORA A EDIÇÃO 25 COM PIRATAS E SEREIAS, OSTRAS E BALEIAS


O Festival Internacional de Cinema AVANCA 2021 celebra a sua 25º Edição com um programa comemorativo que se inicia com o espetáculo “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias”

Comemorando com um filme-concerto da Space Ensemble, uma banda bem conhecida do festival Avanca, que convida o público a uma viagem pelas profundezas dos oceanos, embalada na magia do cinema de animação. 

Este evento ira ocorrer no sábado dia 17 de julho às 21h30 no Cine-Teatro de Estarreja.

Musicado em tempo real e ao vivo por inúmeros instrumentos e coisas absurdas, desde os instrumentos mais clássicos (piano, harpa, saxofone, marimba), aos mais modernos e futuristas (AirFx, theremin, modulares e sequenciadores), juntando a tudo isso uma panóplia de objetos, brinquedos e utilitários que permitem, com muita magia e imaginação, criar os efeitos especiais sonoros que proporcionam uma vivência única das animações. Um espetáculo para ver em família.

Os filmes são assinados por realizadores de diversas nacionalidades - Nelson Boles, Yoram Benz, Olesya Shchukina, Claire Vandermeersch, Gaëtan Borde, Benjamin Lebourgeois, Alexandre Veaux, Mengjing Yang e Titouan Bordeau.

O festival de cinema de Avanca irá acontecer este ano em vários espaços. Para além do Cine Teatro de Estarreja o festival irá igualmente decorrer no Auditório Paroquial de Avanca, Cinema Vida de Ovar e de novo em Drive In no centro da freguesia. Em 2020 foi pioneiro ao aliar a exibição ao ar livre com os espetadores dentro dos seus carros, projetando filmes de qualidade da competição oficial do festival.

Todas as exibições irão decorrer na salvaguarda das medidas de segurança que a presente pandemia obriga e com base nas orientações e recomendações da DGS e do Governo.

O AVANCA é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja e vem acontecendo em cada ano com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, do IPDJ, da Junta de Freguesia de Avanca, do Agrupamento Escolar de Estarreja, da Escola Egas Moniz, da Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.


sexta-feira, 9 de julho de 2021

8º ENCONTRO IBEROAMERICANO DE CINECLUBES COM APOIO DO 25ºAVANCA, FESTIVAL DE CINEMA


No ano em que o festival de cinema AVANCA completa a sua 25ª edição, as comemorações desta significativa data, começam já com o apoio à realização do 8º Encontro Iberoamericano de Cineclubes.

Decorrendo nos sábados 10 e 17 de julho e terminando no domingo dia 18, o tema deste ano será “Escola, comunidade e cineclubismo”.

Organizado pela Federação Internacional de Cineclubes, este encontro reúne projetos relevantes de dinamização cinematográfica que marcam o espaço Ibérico e da América Latina.

Realizado de forma “on line”, o Encontro irá apresentar vários casos de estudo, vindos de países muito diversos, mas onde as línguas portuguesa e castelhana são um fator comum.

Com este encontro, procura-se expor modelos de mediação educativa, intercâmbio de saberes e formação de públicos em instituições de ensino, difusão e preservação audiovisual.

Pretende-se compartir estratégias de uso do cinema no ensino, bem como práticas de curadoria educativa, protocolos de análise, jogos e debates em torno dos filmes, também das curtas metragens e das animações de todos os géneros e formatos.

A intenção é também impulsionar alternativas, espaços de jogo, cura e resiliência para o tempo pós pandemia. O cinema e os seus cineclubes parecem ser um parceiro privilegiado nesta dinamização e ação.

Avanca irá apresentar o seu histórico de pioneiro no encontro entre a competição internacional de filmes e os espaços de prática cinematográfica.  Tanto pelos ateliers como pelo “Creative Film Workshops”, os 24 anos do festival permitiram o desenvolvimento de novos projetos cinematográficos e mesmo a rodagem de filmes durante o evento.

Nestes encontros, participam cineclubistas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela .

Acompanhando os encontros, haverá também espaço para o visionamento de filmes.

“Ojos Nuevos: Mostra Iberoamericana” será uma mostra que, acompanhando o Encontro, exibirá filmes voltados para os mais pequenos. Serão filmes do Equador, representativos da cinematografia indígena Quechua, e filmes de animação da Bolívia, México, Peru e Uruguai.

De Portugal serão exibidos filmes produzidos nas oficinas de animação do Espalhafitas, Cineclube de Abrantes e os filmes produzidos pelo Cine Clube de Avanca. 

De Avanca serão exibidos os filmes “Circo”, uma animação realizada por jovens alunos da Escola E.B.2,3 Egas Moniz de Avanca e o filme coproduzido com o Brasil e São Tomé e Príncipe, “A felicidade mora aqui”.

A mostra também acontecerá online e conta igualmente com a parceria da plataforma pública colombiana “Retina Latina”.

O Festival de Cinema Avanca é uma organização conjunta do Cine Clube de Avanca e do Município de Estarreja, com o apoio do ICA do Ministério da Cultura, do IPDJ, Junta de Freguesia e de diversas entidades locais e nacionais.