quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

DESAPARECEU AMÉRICO SOARES, O PRIMEIRO PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE CINEMA DE MOÇAMBIQUE

Faleceu hoje em Avanca, com 69 anos, Américo Soares que foi o primeiro Presidente do Instituto Nacional de Cinema de Moçambique.

Sobre a égide do governo de Samora Machel, Américo Soares foi o grande obreiro de um Instituto de Cinema que em Maputo reuniu um dos raros laboratórios de cinema em África e uma forte estrutura que controlava a exibição e a produção cinematográfica de todo o país.

Foi este Instituto que permitiu a formação dos cineastas moçambicanos, organizando em Maputo ações de formação com realizadores como Godard ou Ruy Guerra. Apostados em transformar os guerrilheiros em operadores de câmara, foram estes novos técnicos que se espalharam por todo o país e permitiram filmar o mais icónico jornal de atualidades cinematográficas de todo o continente africano.

Chamado “Kuxa Kanema”, esta série de filmes de 20 a 30 minutos tinham texto do escritor Luís Patraquim, direção de Fernando Silva e a locução era do próprio Américo Soares. 

Deslocando-se durante toda a vida numa cadeira de rodas, estudou na Escola Comercial de Lourenço Marques, tendo passado pelos jornais e movimentos políticos e revolucionários de então.

Embarcou para Portugal e empreendeu uma destemida viagem, a salto, num triciclo motorizado com que atravessou toda a Europa, tendo chegado á Suécia, onde foi exilado político.

Personalidade carismática, após mais de seis anos à frente dos destinos do cinema em Moçambique, regressa a Portugal e em Avanca inicia uma bem sucedida carreira de empresário, tendo construído uma rede de lojas de revelação rápida de fotografia por todo o país, uma outra de emolduramentos e uma pequena distribuidora de filmes em vídeo.

Alargando os negócios ao Brasil e mais tarde também a Moçambique e África do Sul, mais recentemente dirigia uma editora online que foi pioneira na impressão digital de livros em Portugal. 

Numa das primeiras edições do Festival Internacional de Cinema AVANCA, Américo Soares pode contar um pouco da sua história e da sua riquíssima experiência de vida, tendo colaborado sempre com o Cine Clube de Avanca.

O funeral realiza-se quinta-feira dia 23 ás 15h na Igreja Matriz de Avanca, no Concelho de Estarreja e Distrito de Aveiro.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

CINE CONCERTO “DENTRE” NO CINEMA VIDA EM OVAR


O guitarrista e cineasta Joaquim Pavão estará na noite da próxima sexta-feira dia 17 no Cinema Vida em Ovar onde irá acontecer o Cine Concerto DENTRE.

Acompanhado pelo músico Xavier Marques e a atriz Isabel Fernandes Pinto, o espetáculo inicia-se às 21h15 com a projeção do novo projeto DENTRE e a atuação em palco dos autores deste projeto.

Em DENTRE, três músicos dialogam com um registo cinematográfico onde a violência está na desconstrução ética da mentira para com esta estabelecer as bases de um sistema opressor.

DENTRE põe em confronto a banalização da violência com algumas feridas abertas e reais.

Estar sem habitar. Como se pudéssemos atravessar a vida incólumes. 

O projeto é também um modo de perguntar: Como normalizamos o sofrimento do outro?

Destinado a um público maior de 16 anos, este Cine Concerto é a mais recente obra cinematográfica de Joaquim Pavão que, anteriormente, viu o seu filme “Antes que a noite venha: falas de Antígona” ser distinguido com 22 prémios em festivais de todo o mundo.

Também a curta metragem “Entre sonhos” foi premiada e a sua primeira longa-metragem “Sonhos” aguarda estreia nas salas de cinema do país.

Compositor, a obra musical de Joaquim Pavão está espalhada por diversos filmes onde assinou a autoria da banda sonora, nomeadamente de realizadores como Janek Pfeifer, Artur Correia, Cláudio Jordão, Patrícia Figueiredo, Miguel Gonçalves Mendes, Igor Parfenov ou Alfonso Palazon.

A sua música acompanhou "A Sesta" da coreografa Olga Roriz, a performance "Medea" de Helena Botto e a animação em tempo real "Tropisme" do realizador canadiano Pierre Hebert.

Entre o cinema e a música, Pavão tem dado concerto de guitarra em diversos festivais da Europa e América do Sul. 

Tendo gravado em 2017 o seu primeiro álbum a solo "Avenidas", lançou mais recentemente o álbum "Antes que a noite venha: falas de Antígona" com Xavier Marques, sendo a banda sonora do filme que dirigiu. A sua obra de composição musical é publicada pela AVA MUSICAL EDITIONS.

O Cinema Vida, que integra o Centro Comercial de igual nome em Ovar, faz parte da rede EUROPA CINEMAS e programa cinema de qualidade com o apoio do ICA / Ministério da Cultura.