domingo, 30 de julho de 2023

OS VENCEDORES DO 27º FESTIVAL DE CINEMA AVANCA FALAM JAPONÊS E MIRANDÊS

“Trapped Balloon” é o grande vencedor do “27º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2023”, encerrando os 10 dias de um festival de cinema que teve como matriz a IA – Inteligência Artificial.

Realizado pelo cineasta japonês Hiroyuki Miyagawa, este filme ganhou o Prémio Cinema para a Melhor Longa Metragem. Um filme que marca o reencontro com o pai e uma ilha.

Foram ainda distinguidas com Menções Especiais as longas–metragens “The Ballad of Piargy” de Ivo Trajkov (Eslováquia) e “Nargesi” de Payam Eskandari (Irão). O filme da Eslováquia foi ainda distinguido com o Prémio para a melhor cinematografia (Peter Bencsik) e melhor atriz (Judit Bardos). O ator Hossein Eskandari  do filme “Nargesi”, foi distinguido com uma menção especial.

O Prémio Curta Metragem foi para o filme “Mate” de George-Alex Nagle (Austrália), que foi igualmente distinguido como melhor argumento e melhor ator para Jeremy Blewitt. A curta metragem “Vivir toda la vida” de Marlén Ríos-Farjat (México) recebeu uma Menção Especial.

Também o ator Max Pemberton recebeu uma Menção Honrosa pelo seu papel no filme “Trinou” de Nejib Kthiri (Tunísia).

O Prémio de animação foi atribuído a “Koerkorter Dog - Apartment” de Priit Tender (Estónia).

O júri de cinema foi presidido pelo cineasta luso francês António Amaral, tendo integrado igualmente os cineastas Issaad Salah (Argélia), Guenny K. Pires (Cabo verde), Eva Libertad e Nuria Muños (Espanha).

O filme “Nargesi” de Payam Eskandari (Irão) foi o vencedor do Prémio D. Quixote da FICC – Federação Internacional de Cineclubes, de que foi júri Günther Kinstler (Alemanha), K.P Pathak (Nepal) e Isa Mateus.


“Capa de Honras” de Rui Falcão, recebeu o Prémio Competição Avanca e Prémio Estreia Mundial, tendo os filmes “Mil Pássaros no Bairro Padre Cruz” de Luís Margalhau e “O Resgate da Cor” dos alunos da Escola Monsenhor Miguel de Oliveira de Válega,  sobre coordenação de João Católico, recebido uma Menção Especial.

Rodado na região de Miranda do Douro, o filme tem o título em Mirandês “Capa de Honras La Cuonta de L Garotico I L Bielh” (Capa de Honras, a história do menino e do velho).

O júri foi constituído pelo ator José Neto, o realizador Luís Moya e a investigadora Katrin Pieper.

O prémio vídeo foi atribuído a “Alex Stein Show” de Carlos Cruz (China/Portugal), pelos críticos de cinema Germano Campos e Nuno Reis.

Conjuntamente com o realizador João Cayate, este júri atribuiu o Prémio Séries de Televisão ao programa francês “Tutopique #Slogan” de Maurice Huvelin.

O documentário “Carpenter” de Xelîl Sehragerd (Irão) ganhou o Prémio Televisão e “Dioses de México" de Helmut Dosantos (México) e “Guarnicê - uma história pra contar” de Fernando Baima (Brasil) foram distinguidos por Menções Especiais. O júri foi constituído pelo fotógrafo Mike Haydon (Reino Unido), pelo poeta António Souto, pelos jornalistas Fernando Pinho, Manuel Freire, pelo ator Carlos Rico, pelo pintor Henrique Vaz Duarte e pela professora Fátima Cabral.

O filme “Na berma” de César Santos foi distinguido com o Prémio Cineastas <30 anos, destinado a realizadores com menos de 30 anos. Nesta categoria foi ainda atribuída uma Menção Honrosa para “Os planaltos” de Yvonne Kerekgyarto (Hungria).

O Prémio Sénior foi atribuído a “Nargesi” de Payam Eskandari, tendo a curta “Horário em Branco” de Bernardo Cabral recebido uma Menção Honrosa. O júri destes prémios foi constituído pela investigadora Cláudia Martins e pelo cineclubista Pedro Medeiros.

A competição “Trailer in Motion” distinguiu o trailer do filme “The ballad of Piargy” de Ivo Trajkov (Eslováquia) e o videoclipe “Velhote do Carmo – Será Romeu?” de Pedro Filipe Lopes. Receberam Menções Especiais o trailer “Segunda Via” de Tiago Roma Almeida e o vídeo clip “Sidus Taurus – Zeitgeist” de Viktoria Yudina, Alexander Perkov (Russia). O júri foi constituído pelo músico Sérgio Ferreira, o cineasta Francisco Ávila e o investigador Artur Barros Moreira.

O prémio Debatevolution, atribuído pela primeira vez a obras com um contexto científico e ou histórico relevante, foi para “Invisible World” de Manuel de Coco (Grécia), tendo “Galileo chini a Montecatini” de Marcello Zeppi (Itália), recebido uma Menção Especial.


Entretanto, na “AVANCA|CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação”, o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da semiótica, estética e teoria do cinema, distinguiu o investigador Daniel Oliveira Silva da Universidade da Beira Interior. Com uma Menção Honrosa foi também distinguida a comunicação de Ricardo Braga Silva, José Alberto Rodrigues e Ivan Roberto Gouveia.

O júri deste prémio foi constituído pelos académicos José Ribeiro (ID+), Glória Moreno (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha), Manoela Rodrigues (Universidade Federal de Goiás, Brasil), Susana Lozano (Universidad Rey Juan Carlos, Espanha), Liliana Rosa (Instituto Politécnico de Tomar) e Jochen Dietrich (GSK, Alemanha).

No total, 11 júris constituídos por 30 individualidades de 9 países atribuíram 18 prémios e 15 menções especiais.

O AVANCA acontece todos os anos em Avanca e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.

terça-feira, 25 de julho de 2023

FILME FALADO EM MIRANDÊS ABRE O 27º FESTIVAL DE CINEMA DE AVANCA

 

O 27º AVANCA Festival Internacional de Cinema, inicia-se na quarta-feira dia 26 pelas 21h45 no Auditório Paroquial de Avanca, com a estreia do filme falado em mirandês “Capa de Honras La Cuonta de L Garotico I L Bielh” (Capa de Honras, a história do menino e do velho).

Filmado na região de Miranda do Douro pelo cineasta Rui Falcão, natural desta região e também ele falante deste idioma oficial português, este é um dos raros filmes que o usa.

Marcando a primeira noite competitiva deste festival, que tem agora a sua 27º edição, serão entregues os prémios aos filmes galardoados no ano passado.

O primeiro dia do Festival é ainda marcado pelo início da Conferência AVANCA | CINEMA, que ao longo de 4 dias reunirá investigadores dos 5 continentes, trabalhando temáticas à volta do cinema.

Sob o signo da Inteligência Artificial no Cinema, o Festival de Cinema de Avanca terá no dia seguinte vários pontos altos, terminando a noite num debate onde participam críticos de cinema e cineastas portugueses que têm estado a trabalhar nos seus filmes com IA. Na ocasião serão exibidos 2 filmes de curta metragem, um produzido em Hong Kong e outro em Avanca, ambos utilizando a tecnologia do IA para a sua produção.

Também na quinta-feira e pelas 18h, em estreia mundial, será exibido um filme que nos chega de Macau.

“Beautiful Game” é uma longa-metragem do realizador António Caetano Faria que, trabalhando entre Portugal e Macau, nos trará, também em estreia mundial, uma história entre os diferentes desejos de um pai e um filho, entre o restaurante da família e a paixão pelo futebol.


A noite será marcada pela exibição às 21h30 do filme “A balada de Piargy” de Ivo Trajkov, um impressionante filme sobre a história de uma jovem que se casa com o filho do fazendeiro mais rico da aldeia, mas não resiste à sedução violenta do sogro e inadvertidamente se vê no meio de um áspero triângulo amoroso.

Internacionalmente aclamado, Ivo Trajkov, professor na famosa FAMU, viu três das suas longas-metragens serem indicadas pela Macedónia para o Oscar de melhor filme em língua estrangeira.

Com sessões de cinema todos dias a partir das 10h da manhã, imensos filmes de curta e longa duração, documentários, animação e ficção de todos os continentes irão passar pelo ecrã do Auditório Paroquial de Avanca.

Enquanto isso, decorrem workshops, exposições e apresentações de filmes, livros e projetos, num ano onde o cinema se parece confrontar com a presença crescente da IA – inteligência artificial na produção cinematográfica.

Organizado pelo Cine Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, o AVANCA tem apoio do ICA / MC, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia de Avanca, Agrupamento Escolar de Estarreja,  Paróquia e das associações de Avanca, contando ainda com o apoio de várias universidades e escolas de ensino superior do país, empresas e outras instituições da região.

sábado, 15 de julho de 2023

WORKSHOPS EM AVANCA PARA FAZER CINEMA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

8 cineastas premiados de Espanha, França, México, Ucrânia e Portugal, durante 5 dias, vão orientar workshops em Avanca com o olhar dos novos desafios da produção do cinema do séc. XXI.

Será no 27º AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia que decorre em Avanca, distrito de Aveiro, entre os dias 26 e 30 deste mês.

O produtor Oleksii Tahanchin, CEO da Hound Studio e fundador da KROCKIO - software de colaboração criativa e revisão de vídeo que ajuda a criar pipeline de produção de vídeo, processo de entrega de produção de mídia e storyboards com IA, conjuntamente com a ilustradora Yulia Hobrii  (ambos da Ucrânia), vão orientar um workshop sobre a prática do “storyboard” com IA.

Um atelier de trabalho prático intenso a desbravar os caminhos do storyboard aplicado aos filmes de  ficção e de animação, com ao apoio incondicional da IA – Inteligência Artificial.

Um espaço de trabalho com quem o faz diariamente enquanto especialistas de desenvolvimento de software e produtores de cinema.

Noutro workshop o desafio é filmar literalmente a 360º.

Filmar a toda a volta com a mais recente tecnologia e explorando um novo ponto de vista cinematográfico. Um atelier para filmar, explorar e integrar. Provocar novas imagens é o repto!

Para orientar este espaço de trabalho vem do México o diretor de fotografia Jorge Z. López.

Sendo um dos membros fundadores da “Asociación Mexicana de Cinefotógrafos”, é um integrador do vídeo 360º em filmes e em projetos experimentais.

Entre o México e os EUA, trabalhou em filmes como TOTAL RECALL de Paul Verhoeven, TITANIC de James Cameron e em obras de imensos cineastas mexicanos.

Neste workshop, participa também o cineasta e professor universitário mexicano, Antonio Del Rivero. Realizador de obras experimentais e multi suporte, foi nomeado para os Prémios Ariel com “Apariencia 1, 2, 3” e o seu filme “Rapsodia: Laberintos del yo” foi já exibido em Portugal.

O documentário estará presente com o workshop “Filmar a memória -O Grupo de Aveiro”.

Evocar o passado constrói identidades e possibilita aceder e resgatar momentos que se têm vindo a tecer ao longo dos anos. O workshop propõe trabalhar com dois realizadores do chamado “Grupo de Aveiro”, que marcaram um cinema português independente do século passado.

O documentarista Alfonso Palazon, professor na Universidad Rey Juan Carlos em Madrid e responsável pela “Pasajes Invisibles”, tem continuamente realizado e produzido relevantes e distinguidos filmes. Tendo-lhe sido atribuído o Prémio Aurélio Paz dos Reis, a sua última longa-metragem documental “José Luís Espinosa, o espião” teve a sua estreia no AVANCA do ano passado e está a ser exibido e premiado em múltiplos festivais.

“Da ideia ao filme” é o desafio do workshop orientado pela cineasta Latifa Said (França, Argélia) e pelo crítico de cinema e produtor João Antunes.

“Toutes les Nuits” de Latifa SAID, que no AVANCA 2022 ganhou os prémios de melhor curta metragem e argumento, será o ponto de partida para todo o trabalho prático a desenvolver no atelier. Latifa Said, argumentista e realizadora distinguida com várias dezenas de prémios, a sua obra fílmica é muito reconhecida, nomeadamente no circuito francófono de curta metragem.

Vários outros filmes anteriores têm tido a sua exibição também no Avanca, nomeadamente “Jours intranquilles”, “Tahiti” e "Terrain Vague". Latifa prepara a sua primeira longa-metragem "Plus Longue Sera la Nuit", projeto que acaba de ser financiado. 

João Antunes, trabalha na Cinemateca Portuguesa e escreve regularmente sobre cinema para jornais diários e revistas da especialidade. É membro da FIPRESCI, a federação internacional de críticos de cinema e tem sido produtor da obra de Latifa Said.

Joaquim Pavão propõe filmar DENTE, um filme concerto, que a cada momento se renova. Um desafio para se filmar durante o AVANCA 2023. Porque o “mentiroso utiliza as designações válidas, as palavras, para fazer com que o irreal pareça real”. Neste workshop, filmar será atravessar fronteiras.

Guitarrista, compositor e cineasta. Como realizador é autor de várias curtas metragens, tendo filmado no AVANCA obras como “Antes que a noite venha - Falas de Antígona” (2017) e a longa-metragem “Sonhos”. Recebeu dezenas de prémios por todo o mundo e o seu filme concerto “Dentre” tem andado a percorrer os teatros portugueses.

Com o propósito de ser um encontro e um apoio ao ato criativo de cineastas de todo o mundo, o 27º AVANCA 2023 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Município de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Avanca, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais, nacionais e estrangeiras.

Informações e inscrições em:

http://avanca.com/