quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PAÇOS DE FERREIRA VÊ CINEMA MONTADO NUMA MOTORIZADA

“FAMEL TOP SECRET” EM ANTE-ESTREIA ESTE DOMINGO

Depois do sucesso do “Moto In” que encheu o MEO ARENA em Lisboa, será a vez de Paços de Ferreira realizar uma segunda edição (primeira no norte do país), de um evento inédito da história do cinema.

Domingo dia 30 de novembro, a partir das 14h, o Pavilhão de Exposições da Associação Empresarial de Paços de Ferreira, recebe a presença de vários atores do filme, a participação prevista de cerca de 38 clubes de “motards”, das suas máquinas e das suas famílias.
Por entre comes e bebes, motos e motorizadas, a tarde será marcada pela exibição em ante-estreia da famosa comédia FAMEL TOP SECRET, antecedendo a sua estreia nacional nos cinemas de todo o país.

Pela segunda vez, o cinema acontece num MOTO IN, onde os espectadores podem assistir a uma exibição de cinema, sentados numa moto.
Embora o Pavilhão de Paços de Ferreira tenha muitos lugares para quem vá passar a tarde de domingo sem levar motorizada ou moto, esta sessão será única e marcada pelo ineditismo deste encontro das motos e do cinema.

Esta inesperada comédia portuguesa, vem na sequência de “A Última Famel”, que se transformou em pouco tempo no filme português de longa-metragem mais visto de sempre na internet, aproximando-se da barreira das 800.000 visualizações.

Sendo um filme da dupla Pedro Anjos e Jorge Monte Real, o filme FAMEL TOP SECRET é protagonizada por conhecidos atores como Merche Romero, José Carlos Pereira, Fátima Preto, Ana Brito e Cunha, Liliana Aguiar, Sara Norte, Raul Corte Real, Alexandre da Silva, Ricardo Trepa, entre muitos outros.

Vitor Norte, interpretando a figura de um banqueiro dos nossos dias, tem aqui uma participação especial, bem como os futebolistas Dani e Paulo Futre.

FAMEL TOP SECRET continua assim a saga das motorizadas FAMEL, que em tempos percorriam velozmente as estradas de todo o país. Com a ação a decorrer no nosso país mas também em Espanha, França e Coreia do Norte, o filme junta dezenas de motorizadas FAMEL numa corrida ao longo dos locais e das situações mais inesperados.


Este evento é uma organização do Município de Paços de Ferreira.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

ÍNDIA NOMEIA 3 FILMES PRODUZIDOS EM AVANCA PARA OS SEUS PRINCIPAIS PRÉMIOS DE CINEMA DE ANIMAÇÃO

O mais importante prémio do cinema de animação na Índia, os “24fps International Animation Award 2014”, acaba de nomear 3 filmes de animação produzidos em Avanca, para os seus prémios da categoria internacional.

Os filmes “A Minha Casinha” de Maria Raquel Atalaia, “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo e “Navegar” de Helena Caspurro, Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida integram o conjunto de filmes nomeados para os prémios deste ano na categoria internacional e nas competições de “Estúdio” e “Profissional”.

Será na Gala da próxima sexta-feira dia 28 que os prémios serão entregues ao vencedor de cada categoria. A Gala decorrerá em Bombaim no celebre “The Lalit Mumbai”.

Iniciados em 2003 e promovidos pela organização MAAC estes prémios procuram distinguir o talento da animação indiana e internacional.

O Júri destes prémios é constituído por um painel de produtores e animadores dos principais estúdios de animação da Índia e da animação mundial, nomeadamente a PIXAR Studio, DREAMWORKS Animation, DISNEY Índia, CREST Animation, PIXION, BROADWAY Pictures e muitos outros.

Na sua décima edição, pela primeira vez um conjunto de filmes portugueses podem vir a receber um dos principais prémios desta cerimónia.

O filme “A minha casinha” foi realizado por Maria Raquel Atalaia para um público infantil e falanos de uma menina que vivendo no mundo da lua, um dia procura uma casinha. Com música de Fernando Augusto Rocha este filme teve a sua estreia no Festival AVANCA 2014 e foi premiado no Festival de Cinema de São Tomé e Príncipe.

O filme “Foi o fio” de Patrícia Figueiredo teve igualmente estreia no AVANCA 2014 onde foi distinguido. Este filme une por um fio duas mulheres, a mulher novelo e uma vendedora de roupa caida dos estendais. Com um grafismo muito próprio, voltou a ser distinguido recentemente, desta vez no CINANIMA com o Prémio Jovem Cineasta.

“Navegar” é uma animação musical com a voz e a música da cantora Helena Caspurro que assina o filme conjuntamente com o animador Carlos Silva e o design  Pedro Carvalho de Almeida. Este filme tem tido uma enorme circulação em festivais internacionais, para além de ter integrado o projeto PALUI com que Helena Caspurro tem percorrido os principais palcos deste país.

Todos os filmes são uma co-produção da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca e os dois primeiros filmes tiveram apoio financeiro do ICA/Secretaria de Estado da Cultura e da RTP, para além de vários apoios locais.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

ATOR E CINEASTAS DE FILMES PRODUZIDOS EM AVANCA PREMIADOS NO BRASIL E PORTUGAL

O ator José Carlos Garcia protagonista do filme “Prescrição” que Marco Miranda realizou com produção da Zing Media, da Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, acaba de ganhar o Prémio Melhor Ator no “FestFilmes – Festival do Audiovisual Luso-Afro-Brasileiro” que decorreu durante a semana passada em três cidades da região brasileira do Ceará.
Contracenando com João Perry e Nadia Santos na sua primeira incursão no cinema, José Carlos Garcia, nascido em Moçambique, é ator e encenador. Com um trabalho constante no teatro, tem várias participações em televisão, nomeadamente como protagonista da série “Depois do Adeus” (RTP) e participações em produções como “Fura-Vidas” (RTP), “A Minha Família é uma Animação” (SIC), “Liberdade 21” (RTP) e “Laços de Sangue” (SIC).
O cineasta Marco Miranda que o dirigiu, é docente nos cursos de cinema da ESAP no Porto e foi um dos premiados do “Trailer in Motion” do recente Festival AVANCA 2014.


Patrícia Figueiredo foi distinguida com o Prémio Jovem Cineasta no “CINANIMA 2014 – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”. Patrícia é a realizadora da curta-metragem de animação “Foi o fio”, produzida pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, uma das obras que ganhou em julho passado o Prémio Competição Avanca na 18ª edição do “Festival de Cinema AVANCA 2014”.
Patrícia Figueiredo estudou artes em Portugal e na Polónia, termina um mestrado em cinema de animação e tem um percurso de excelência na ilustração de livros para a infância.

Pedro Anjos, protagonista, produtor e argumentista da longa-metragem “Famel Top Secret” acaba de ser distinguido como Cineasta do Ano nos Prémios Litoral cuja Gala decorreu no passado sábado no Teatro Aveirense.
“Famel Top Secret” é uma comédia rodada em Águeda envolvendo dezenas de motorizadas Famel e atores bem conhecidos do público. Este filme que teve entretanto a sua ante-estreia em Águeda e algumas outras localidades, tem esgotado grandes auditórios de salas de cinema.
Recentemente esgotou o Pavilhão MEO Arena em Lisboa no primeiro “Moto In” do cinema português, onde os espectadores assistiram ao filme montados nas suas motorizadas.

Este filme, que tem a co-produção da Filmógrafo, Cine-Clube de Avanca e a produção da Kinjolas Motion Pictures, deverá estrear proximamente nos cinemas de todo o país.

sábado, 15 de novembro de 2014

FRANCISCO VIDINHA JÚRI DO CINECEARÁ

O director de fotografia de cinema Francisco Vidinha integra, a convite da organização, o Júri Internacional de Longa-metragem do “24ª Edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema”, que acontece até 22 de novembro na cidade brasileira de Fortaleza.

Francisco Vidinha, tem sido um influente participante e dinamizador na dinâmica do cinema português que se tem vindo a produzir no norte do país,
Formado em fotografia pela City Art Institute e em cinematografia pela A.F.T.R.S., Australian Film Television and Radio School (Sydney, Austrália), assina o primeiro filme como Diretor de Fotografia em 1984, passando a trabalhar no cinema, na televisão e na publicidade, entre a ficção, o documentário e formatos comerciais.
Na Austrália, dirigiu a fotografia e a luz de produções independentes e da Arcadia Pictures, como “Valley of Desire” (1988) e “He and She” (obra de 1991, distinguida nos míticos festivais de Chicago e Clermont Ferrand).
Em Portugal dirigiu a fotografia de filmes de autor como “O regresso do homem que não gostava de sair de casa”, “O beijo” ou “Prescrição”.
Recentemente dirigiu a fotografia da série televisiva de ficção “Mulheres de Abril”, projecto com que a RTP comemorou os 40 anos da revolução portuguesa.
Tem dirigido a imagem de grandes campanhas publicitárias de marcas como “Barclays”, “B!”, “Optimus”, “TMN”, “Santa Casa”, “Super Bock”, “Galp”, “Azeite Galo”, “Antigripine”, “Telecel”, “Magalhaes”, “MacDonalds”, “Crédito Agrícola”, “F. C. Porto”, “Tintas Cin”, “Worten”, entre outras.
Em Espanha dirigiu a imagem de documentários para a Ibisa Tv, TVG, Tele 5, nomeadamente “El Bosque de Piedra” (1997) e a série “O Sal da Terra” (1999).
Integra o corpo de especialistas independentes da Sony, testando e dirigindo formação técnica na área da cinematografia digital.
Tendo sido formador na Australian Film TV and Rádio School (Sydney), Wawina High School (Sydney), é docente na área da cinematografia na Escola Superior Artística do Porto, no Instituto Politécnico do Porto e na Universidade do Porto.

O CineCeará, considerado como um dos maiores festivais de cinema do Brasil, é um evento voltado para o cinema de longa-metragem ibero-americano, dirigido pelo cineasta brasileiro Wolney Oliveira, procurando potenciar de igual modo a ficção e o documentário.
Este ano o festival homenageia o cinema argentino e figuras como os atores brasileiros Deborah Secco (protagonista do sucesso de bilheteria do cinema brasileiro “Bruna Surfistinha”), Nelson Xavier (bem conhecido das telenovelas brasileiras e que em Portugal protagonizou “O Testamento do Senhor Napumoceno” de Francisco Manso), o realizador mineiro João Batista de Andrade e o realizador argentino Daniel Burman.

O Cine Ceará é promovido pela Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira e realizado pela Associação Cultural Cine Ceará.

Este festival integra a “Plataforma dos Três Continentes” de que o Festival de Cinema AVANCA é o participante português.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

TAIWAN EXIBE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE AVANCA

Num acontecimento inédito, o cinema de animação português chega a Taiwan.
A “XIII Festival Internacional de Animação” do “South Taiwan Film Festival” seleccionou um total de 11 filmes de animação portuguesa, todos eles produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e a Filmógrafo, ao longo dos últimos 10 anos.

Este festival que decorre no extremo sul da ilha, tem uma forte ligação ás universidades locais, responsáveis pela selecção de várias mostras deste que é um dos maiores festivais do país. O festival decorre até ao próximo dia 16.

A selecção dos filmes portugueses teve a curadoria do Prof. Dr. Yen-Jung Chang da “National University of Taiwan”, que seleccionou as curtas-metragens em exibição.

Os 11 filmes, na sua maioria premiados em diversos festivais internacionais de cinema, reúnem um leque alargado de opções estéticas, narrativas e sociais, integrando alguns dos mais significativos cineastas da animação portuguesa.

Em exibição estará “15 Bilhões de Fatias de (-t)+Deus” de Cláudio Jordão, que foi distinguido na Alemanha e é uma obra experimental que se preocupa com as origens do universo de um modo inesperado.
O cineasta Manuel Matos Barbosa exibe “A ria, a água, o homem...”, que nos transporta para o espaço da Ria de Aveiro pela escrita de Raul Brandão e a voz do ator Joaquim de Almeida.
“Cães Marinheiros” de Joana Toste é uma obra enigmática baseada num conto do poeta Herberto Hélder.
“O Circo” de jovens cineastas da Escola Egas Moniz de Avanca e que se transformou num dos filmes portugueses mais premiados entre festivais que distinguem obras feitas por jovens estudantes.
“Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins é o filme produzido integralmente em Portugal com mais prémios de sempre. São 22 distinções que marcam uma história que abre uma brecha sobre tradições do interior e do norte do nosso país.
“Lágrimas de um palhaço” de Cláudio Sá, uma obra que teve grande repercussão no circuito dos festivais de cinema, de um dos mais jovens e produtivos cineastas da animação portuguesa.
“Mulher sombra” de Joana Imaginário, no que será o mais inesperado e questionante filme sobre a mulher.
“Navegar” de Helena Caspurro, Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida, uma animação musical que se reinventa com os desenhos da infância da cantora Helena Caspurro.
“O Acidente” de André Marques e Carlos Silva, uma animação premiada que acontece entre os telhados da cidade do Porto e uma inesperada participação ao seguro.
“Só” de Nuno Fragata que recentemente serviu de base à tese de doutoramento em cinema de animação pela Universidade de Aveiro, do realizador.
“Timor Loro Sae” de Vítor Lopes, que depois de vários prémios e participações marcantes, é hoje uma obra indissociável da história do cinema de animação português.

Maioritariamente estes filmes foram produzidos no estúdio de cinema de animação do Cine-Clube de Avanca, com o apoio do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, da RTP e de várias instituições da região à volta de Avanca.


terça-feira, 4 de novembro de 2014

PRÉMIOS DE ITÁLIA PARA JOVENS REALIZADORES PORTUGUESES

Dois filmes co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca acabam de ser distinguidos em Itália, o que irá permitir aos realizadores receberem bolsas de estudo no valor de 12.000 Euros na St. John International University.
Esta universidade americana organiza anualmente o “The Spirits of the Earth International Film Festival” em Castello della Rovere na cidade italiana de Vinovo emTurim.
Este evento procura reunir filmes preocupados com a sustentabilidade, a ecologia e a cultura, bem como com as preocupações da preservação da terra, da biodiversidade e da educação com origem no nosso passado rural.

“Lágrimas de um Palhaço” de Cláudio Sá, ganhou o Prémio de Melhor Filme de Animação.
Tendo sido exibido e seleccionado em quase meia centena de festivais de todo o mundo, este é o primeiro prémio que o filme recebe no estrangeiro. Nesta obra, um velho palhaço preso na rotina procura, inesperadamente o caminho da liberdade.
Cláudio Sá é um dos mais produtivos e premiados realizadores da nova geração do cinema de animação português, encontrando-se a realizar um novo projecto destinado a multi-plataformas.

O Prémio para o Melhor Filme feito por estudantes foi atribuído à curta-metragem de animação “Os Guardiões das Florestas”, realizado por estudantes da Escola E/B 2.3 Dr. Bento Carqueja de Oliveira de Azeméis. Este filme foi produzido ao longo do ano escolar numa oficina orientada por animadores do Cine-Clube de Avanca. Adaptando uma obra literária de Evandro Morgado, preocupa-se com as florestas e a sua salvaguarda.

O Festival premiou ainda um documentário do realizador italiano Emanuele Caruso, uma ficção de Jan Sabol da Eslováquia e o filme “The Black Queen” de Nisvet Hrustic da Bósnia-Herzegovina.