As Galerias Avenida, no centro da cidade de Coimbra, recebem os desenhos de “O Mistério do Quarto Escuro”.
Em exposição até ao final de junho, esta mostra integra os desenhos originais de Cibele Saque que ilustram o livro com o mesmo nome, escrito por Mariana Bento Lopes.
Para além da exposição, o livro estará também presente através de uma apresentação da escritora, reunindo o público jovem da cidade no espaço do antigo Cinema Avenida do 7º piso destas Galerias.
O livro “O Mistério do Quarto Escuro”, procura ser uma história do cinema contado às crianças. Pelas páginas desta obra e pelos desenhos da mesma, percorre-se um mundo de imagens de luz e sombra, mas também de máquinas, que construíram a história da sétima arte no século passado.
Esta exposição, que ultimamente esteve patente na Galeria Banco de Portugal em Leiria, reúne os desenhos que ilustram o livro. Com uma forte exploração da singularidade das linhas simples, estes desenhos remetem para a ausência e força da luz e a sua capacidade de dar forma às máquinas e filmes com que o cinema se foi construindo.
O texto e os desenhos de “O Mistério do Quarto Escuro” procuram aproximar gerações, reencontrar os cinéfilos e, percorrendo histórias do cinema, lembrar os cineclubes.
Mariana Bento Lopes procurou neste livro uma abordagem diferente à história do cinema, sendo também por isso relevante que tenha dedicado esta obra ao cineasta Manoel de Oliveira.
Licenciada em Comunicação Social e mestre em Comunicação Multimédia, a escrita e os audiovisuais sempre marcaram o seu percurso de autora e de cineclubista.
Cibele Saque, que cresceu em Lisboa entre a Cinemateca Portuguesa e a Sociedade Nacional de Belas Artes, tem um percurso de artista plástica com particular ênfase no desenho.
Licenciada em Ensino Educação Visual e Tecnológica e com formação em Escultura / Estrutura Humana pela Accademia Europeia de Firenze / Accademia d’Arte Bianca Capelo, Florença – Itália, atualmente é doutoranda em Artes dos Media.
Desenvolvendo estudo e trabalho artístico com incidência no ‘movimento e gesto humano’, tem realizado várias exposições individuais, coletivas e pedagógicas, para além de desenvolver investigação académica entre o desenho e o cinema.
Este livro, editado pelas edições do Cine Clube de Avanca teve apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Sem comentários:
Enviar um comentário