terça-feira, 8 de março de 2022

“FOME DE VIAGEM” LEVA INÊS HOMEM DE MELO À FINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO

Com ascendência em Avanca e Aveiro, atuou no Drive In do Festival de Cinema AVANCA 2020


Inês Homem de Melo acaba de passar à final do Festival da Canção 2022 que a RTP está a promover.

Tendo a sua canção sido escolhida entre as 619 candidatas para uma das 4 vagas para além dos 16 convidados, Inês atuou na segunda semifinal. O conjunto da votação do público e do júri escolheu a sua canção para integrar as 10 canções que chegam à final do Festival da Canção.

É já na noite do próximo sábado dia 12 de março que voltará a ser possível ouvir “Fome de Viagem”.

Inês Homem de Melo é filha de Herlânder Marques, um dos fundadores do Cine Clube de Avanca, e de Helena Homem de Melo, que tendo estudado em Aveiro, tem nesta cidade a sua família.

Seguindo o caminho de seus país e das irmãs, Inês formou-se no Porto em medicina, trabalhando na área da psiquiatria no Hospital Magalhães Lemos.

Tendo paralelamente estudado canto lírico e canto jazz no Conservatório de Música do Porto, cantar tem sido uma companhia incessante da sua vida, onde também as viagens e a aprendizagem das línguas têm sido uma presença crescente. Inês fala fluentemente 4 línguas e tem viajado pelo mundo, tal como toda a sua família.

O tema “Fome de Viagem”, da autoria do compositor Pedro Marques e com letra assinada por Galileu Granito, resulta desta vivência. Cantada em oito línguas, surgindo num momento em que viajar pode ser finalmente um escape para estes dois anos de pandemia, a canção é quase um hino à alegria e ao multiculturalismo.

Em julho de 2020, em plena pandemia, o Festival de AVANCA aconteceu em formato Drive In. Antes das exibições dos filmes no ecrã gigante, aconteceram 4 concertos. Num deles, Inês atuou para uma numerosa audiência que, dentro dos seus carros, pode apitar e fazer sinais de luzes perante o desfiar surpreendente de uma memorável intervenção musical, inédita e premonitória.

Apaixonada pela “world music”, fazendo regularmente concertos, em 2017 gravou um álbum de fados depois de uma experiência a cantar todas as semanas numa conhecida casa de fados em Lisboa. A vida de Inês Homem de Melo tem sido marcada pelos dias passados entre a medicina e a noite pela música, dando continuidade a um pendor familiar onde a arte, as viagens e a medicina são uma presença comum e quase constante.

Inês Homem de Melo, psiquiatra, cantora e artista, com raízes em Avanca e Aveiro, vai subir ao palco do Festival da Canção este sábado e depois, poderá ainda subir ao palco da Eurovisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário