sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

“POSSO OLHAR POR TI”, CHEGA AOS CINEMAS NA AUSTRÁLIA DEPOIS DE NOVO PRÉMIO NA ÍNDIA

 

“Posso olhar por ti” a primeira longa-metragem de Francisco Lobo Faria, produzida na Ilha da Madeira, vai estar em exibição no cinema Palace Central no coração de Sydney, Austrália.

Sendo um dos primeiros filmes portugueses a entrar no circuito comercial dos cinemas australianos,  um feito que se assinala, esta é uma obra cinematográfica destinada a todas as idades, o que também é raro no cinema português.

Premiado recentemente no Titan International Film Festival, o realizador deslocou-se a Sydney para receber o prémio Best Youth Cast (Melhor Elenco Juvenil), em nome dos 7 jovens atores que protagonizam este filme.

Um filme protagonizado pelos jovens adolescentes premiados Martim Lobo, Laura Silva, Francisca Madeira, Tiago Valente, Iago Fernandes, Matilde Gouveia e Eduarda Sousa. No papel dos pais surgem atores bem conhecidos como Carolina Torres, Luís Simões, Bernardo Lobo Faria, Ângelo Rodrigues, Carla Galvão, Sylvie Dias e Mauro Hermínio, caras frequentes da televisão e do cinema nacional.

Já após este prémio, o filme acaba de ser distinguido com o prémio “Best International Feature Film” do Golden Lion International Film Festival (GLIFF) que se realiza na cidade de Kolkata na Índia.

“Posso olhar por ti” teve a sua estreia no Festival AVANCA e tem estado entretanto selecionado para vários festivais, nomeadamente no Luleå International Film Festival na Suécia e, surpreendentemente na cidade de Odessa, no Ukrainian Dream Film Festival onde o cinema parece contornar a guerra.

Neste filme, um grupo de crianças está organizado em prol de um objetivo comum. Mas qual?

Para o alcançar, desenvolvem a sua veia empreendedora, exploram os seus talentos e capacidades, falham, desentendem-se, mas não desistem.

Independentemente da crença, raça, nacionalidade, basta conhecer a história de alguém para que se perceba o quanto somos todos iguais, se quebrem as barreiras da indiferença e tenhamos maior facilidade em nos ligarmos/ajudarmos uns aos outros.

Com imagem de Carlos Melim, som de Daniel Guiomar, produção executiva de Vanessa Fernandes e montagem de Herman Delgado, o filme reúne uma extensa lista de técnicos, atores e figurantes originários da Madeira.

“Posso olhar por ti” estará em exibição a partir do dia 28 de fevereiro e até 6 de maio no mais moderno e tecnologicamente avançado cinema do centro da cidade de Sydney. O Palace Central fica no número 28 da Broadway, Avenida Chippendale. As sessões decorrem todos os dias às 16h15 e 21h15.

Posteriormente o filme será exibido por outros cinemas da Austrália, nomeadamente Perth e Melborne.

Sem comentários:

Enviar um comentário