Editado pela debatEvolution, "Chapiteau de filmes" é uma obra dedicada ao fascinante percurso dos filmes de curta e longa-metragem produzidos em Avanca, e exibidos por todo o mundo. Este livro oferece uma visão temporal, arrolada ao blogue que o autor tem mantido, sobre a prolífica produção cinematográfica regional, destacando-se como um exemplo notável de como o talento e a criatividade podem florescer longe dos grandes centros urbanos.
Através de uma narrativa noticiosa e detalhada, os leitores são convidados a partir de viagem com os principais filmes nascidos em Avanca, explorando os momentos mais marcantes de cada produção. As apostas e os aplausos nos festivais internacionais, cada página celebra as conquistas e os prémios que sublinham a qualidade e a paixão dos cineastas que marcam a regionalização do cinema português.
"Chapiteau de filmes" não é apenas um tributo ao cinema, mas também uma reflexão sobre a itinerância cultural. Este é “Um livro impresso de forma inclinada, porque assim fica mais perto de também ele partir de viagem”.
Uma obra essencial para cinéfilos e amantes da cultura, que sublinha a importância do cinema regional e o impacto que este pode ter além-fronteiras.
António Costa Valente é dirigente do Cine Clube de Avanca e tem estado ligado à produção de imensos filmes. Dirige o Festival Internacional de Cinema AVANCA que no próximo mês de julho comemora a sua edição nº28. Doutorado em comunicação pela Universidade de Aveiro, onde lecionou durante anos, é agora professor na Universidade do Algarve.
Esta obra foi publicada com o apoio da Direção Regional da Cultura do Centro e do CIAC – Centro de Investigação em Arte e Comunicação.