domingo, 6 de julho de 2025

“A AMBULÂNCIA” DE GORAN RADOVANOVIC EM “OS FILMES DAS NOSSAS TERÇAS” NO TEATRO AVEIRENSE

Prosseguindo a retrospetiva do cineasta sérvio Goran Radovanovic que o Festival de Cinema AVANCA, a Plano Obrigatório e o Teatro Aveirense estão a concretizar no âmbito da programação de “Os Filmes das Nossas Terças” do Teatro Aveirense, na próxima terça-feira dia 8 de julho, pelas 21:30, será exibido o filme “A Ambulância”.

O filme sérvio "A Ambulância", ganhou o Prémio de "Melhor Longa-Metragem" do festival internacional de cinema AVANCA 2011.

"A Ambulância", um filme que se passa entre o colapso do último totalitarismo europeu em 2000 e a entrada da frágil democracia Sérvia para o lobby da União Europeia, valeu ainda a Radoslav Vladic o prémio para a "Melhor Fotografia".

Este filme fez parte igualmente da seleção oficial de Montreal e Antalya, entre outros festivais.

Esta obra singular, foi protagonizada por alguns dos atores que têm vindo a surgir nos filmes posteriores de Goran, como Vesna Trivalic, Nenad Jezdic, Natasa Ninkovic ou Sonja Kolacaric.

Um filme histórico contemporâneo que reflete o drama das profundas mudanças sociais por que passou a sociedade sérvia na viragem deste século. A história é contada através de um relato do desenvolvimento do serviço de ambulâncias local. Seguindo o espírito do neorrealismo moderno, esta evolução é ilustrada por três histórias passadas em três períodos diferentes, interligadas por personagens mutuamente ligadas e condicionadas; e há também um sonho sobre o que poderá ser!

A investigadora aveirense e professora universitária na UTAD, Anabela Branco de Oliveira, escreveu no International Journal of Cinema “The Ambulance é a presença de uma identidade que se quer reconstruir lentamente como os gestos excessivamente lentos da família que, no armazém, recebe a ajuda humanitária da Nações Unidas: um processo de sofrimento e de solidariedade, numa comunhão serena sem atropelos e sem pressas.

É a identidade serena do menino das lágrimas a rezar o Pai Nosso, a denunciar o milagre desejado, a orfandade e o exílio que a guerra lhe impôs. É uma identidade expressa no olhar intenso e enigmático do menino das lágrimas: uma identidade perdida simbolizada no barco insuflável em que dorme no campo de refugiados.

O mistério das lágrimas é o percurso de uma identidade expressa na montagem exímia entre o plano da chuva, o das lágrimas e o da água a cair na bacia. A identidade e a procura de um sonho. Será o menino das lágrimas o olhar de Goran Radovanovic?”

A retrospetiva vai prosseguir na terça-feira 22 de julho, antecedendo o inicio das competições do 29º AVANCA Festival de Cinema. Nessa terça-feira o realizador Goran Radovanovic estará presente na sala do Teatro Aveirense para apresentar o seu filme “O Enclave”.

Com produção e curadoria da Plano Obrigatório – associação de produtores cinematográficos e audiovisuais, de Aveiro, os “Filmes das Nossas Terças” são uma oportunidade na cidade de conhecer algumas das mais relevantes obras do cinema do mundo.

Como habitualmente, o preço do bilhete é de 4€, permitindo um  desconto de 50% com o Pack de julho. A sessão de cinema conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto e do Município de Aveiro.