segunda-feira, 1 de setembro de 2008

NOVO PRÉMIO NOS ESTADOS UNIDOS PARA “ATÉ AO TECTO DO MUNDO”, A PRIMEIRA LONGA-METRAGEM PORTUGUESA DE ANIMAÇÃO


“Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme português de longa-metragem de animação, produzido pelo Cine-Clube de Avanca e realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes, acaba de receber o “Prémio do Melhor Filme em Língua Estrangeira” do INDIE FEST USA, em Anaheim no estado norte-americano da Califórnia.

Tendo sido exibido no AMC Downtown Disney de Anaheim, próximo de Los Angeles, “Até ao Tecto do Mundo” recebe assim o seu terceiro prémio no continente americano.
“Até ao Tecto do Mundo” foi recentemente distinguido com o 2º Prémio do BRIDGE FEST em Vancouver no Canadá e com o 6ºlugar no “Twin Rivers Media Festival” na cidade norte-americana de Asheville no estado da Carolina do Norte.

“Até ao Tecto do Mundo” é o primeiro filme português de animação realizado integralmente em Portugal, tendo sido produzido no estúdio de animação de Avanca, Distrito de Aveiro.
Este filme é também o primeiro filme produzido em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...
Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Ângela Marques, Fernando Mendonça, Isabel Queirós, Jorge Vasques, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Entretanto e durante o mês de Setembro, “Até ao Tecto do Mundo” irá ainda integrar a selecção oficial do “7º Festival Internacional NUEVA MIRADA” em Buenos Aires na Argentina, do “Wildwood By The Sea Film Festival 2008” em New Jersey nos EUA, e no Canadá irá integrar a competição do Festival de Cinema para a Juventude de Rimouski. Neste último festival, duas curtas-metragens de animação portuguesas foram ainda seleccionadas para a competição oficial. Trata-se de “Cães Marinheiros” de Joana Toste e “Living in the Trees” de Vítor Lopes, ambos os filmes produzidos pelo Cine-Clube de Avanca / Filmógrafo.

Sem comentários: