quarta-feira, 11 de março de 2009

PRÉMIOS NO HAVAI E NO ALABAMA PARA “ATÉ AO TECTO DO MUNDO”


Primeiro filme português de animação de longa-metragem volta a conquistar prémios nos EUA


Com o “Animation Golden Lion Award” no “12º George Lindsey UNA Film Festival” e com o “Aloha Accolade Award” no “Honolulu International Film Festival”, o filme produzido pelo Cine-Clube de Avanca continua a ser premiado nos EUA onde anteriormente havia sido distinguido na Califórnia e na Carolina do Norte.

No Havai, “Até ao tecto do Mundo” foi distinguido com o “Aloha Accolade Award for Excellence in Filmmaking” do “Honolulu International Film Festival”, tendo o prémio sido recebido na passada noite de domingo dia 8, pelo Cônsul Honorário de Portugal no Havai, Dr. John Henry Félix.

“Profissional Animation Golden Lion Award” é o principal prémio para animação do “12º George Lindsey UNA Film Festival”, uma organização da Universidade North Alabama. Este festival integra o Top 20 dos maiores eventos do sudeste norte-americano.

“Até ao tecto do Mundo” tinha sido igualmente distinguido no Canadá na cidade de Vancouver e foi já exibido em festivais de 4 continentes estando prevista a sua próxima estreia em África numa estreia inédita na Guiné-Bissau logo que os acontecimentos da última semana o permitam.

Tendo sido em 2008 um dos filmes portugueses mais premiados em festivais no estrangeiro, “Até ao Tecto do Mundo” é uma realização de Vítor Lopes, Carlos Silva e António Costa Valente e foi produzido integralmente em Portugal no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, Distrito de Aveiro.

Este filme é também a primeira longa-metragem produzida em todo o mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D utilizando estruturas de animação, cujo contexto tecnológico de produção foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

“Até ao Tecto do Mundo” é um filme para crianças. Num Reino em que tudo é proibido, o Rei constrói no castelo uma infindável torre, enquanto a floresta, fornecedora de todos os materiais, vai sendo dizimada. O jovem protagonista do filme tenta salvar a floresta, mas… apaixona-se...

Com música do Maestro António Vitorino d’Almeida e vozes de Isabel Queirós Ângela Marques, Fernando Mendonça, Jorge Vasquez, Lucinda Afonso, Nuno Simões, Patrícia Franco, Pedro Mendonça, Rui Lopes, Rui Oliveira e Rute Pimenta, “Até ao Tecto do Mundo” foi produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude.

Ainda em Março, “Até ao Tecto do Mundo” é finalista na competição do “South Beach Animation Festival” que irá decorrer na Florida entre os dias 26 e 29 e a versão em língua turca do filme será exibida no Chipre integrando a “Children’s Film Week“.

Sem comentários: