quarta-feira, 22 de julho de 2009

DUAS ESTREIAS MUNDIAIS E A VOZ DE ISABELLA ROSELLINI NA ABERTURA DO FESTIVAL AVANCA’09


Comemorando 12 anos, a Cerimónia de Abertura da Competição Internacional do “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” acontece já na próxima quarta-feira dia 22 de Julho pelas 22h no Auditório Paroquial de Avanca.Dois filmes fazem a sua estreia mundial nesta cerimónia, marcando o inicia da competição internacional que este ano recebeu cerca de 2000 filmes chegados de 71 países.
“Um Gato sem Nome” de Carlos Cruz, baseado num texto de Natércia Rocha, escritora militante da literatura para a infância entretanto desaparecida, e “Café” de Alex Gozblau e João Fazenda, são os dois filmes de animação portugueses que aqui fazem a sua estreia mundial.
A abertura do festival é ainda marcada pela voz de Isabella Rossellini no filme “Flat Love”, onde é a narradora de uma história de amor onde se confundem figuras reais com figuras da BD e da Arte Pop.
Como tradicionalmente, os autores dos filmes premiados na edição de 2008 irão receber os seus prémios na cerimónia dirigida pelos apresentadores de televisão, o jornalista Pedro Nuno e a modelo Bárbara Magalhães.
Ao longo do festival, que decorre até domingo 26, serão exibidos 80 filmes de longa e curta-metragem, ficção, animação e documentários, numa programação distribuída por dois espaços principais.
No Auditório Paroquial de Avanca são exibida a competição de cinema e vídeo com sessões às 18h, 22h e 00.15h. É neste espaço que se exibirão as longas-metragens a concurso “Polvo nuestro que estás en los cielos” da uruguaia Beatriz Flores Silva, “Cars of the Revolution” do turco Tolga Örnek e “Li Tong” do realizador chinês Nian Liu.
Neste espaço estará em exibição imagens da passagem na Guiné-Bissau da primeira longa-metragem da animação portuguesa “Até ao Tecto do Mundo”, que percorreu o país e foi exibido para milhares de crianças guineenses.
O Multimeios da Escola Egas Moniz terá sessões constantes ao longo do dia, exibindo os documentários seleccionados para a competição de televisão, filmes em panorama e grande parte da Competição Avanca.
Tendo a Competição Avanca sido criada à já alguns anos para exibir a produção cinematográfica da região, tem este ano 19 obras em competição e 3 em panorama, demonstrando um forte incremento da produção na região. Ali serão exibidas as longas-metragens “100 Volta” de Daniel Souza e “D-Fensor de Pardilhó 2” de Diogo Carvalho, filmes que marcam o início da produção de longas-metragens de ficção na região.
Antecedendo a cerimónia de abertura, será inaugurada na Escola do Mato uma exposição de vídeo-arte comissionada por Paulo Bernardino, professor da Universidade de Aveiro e constituída por obras de Diana Tavares, Raquel Carrilho, Teresa Magalhães e Teresa Melo. As autoras farão a apresentação das suas obras no local pelas 18.30 horas do dia 22.
Sendo considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área dos audiovisuais, no AVANCA’09 estarão 11 personalidades vindas da Bélgica, EUA, Lituânia, Espanha, Suiça, França e Portugal que orientarão espaços de trabalho em realização, interpretação, documentário, animação e design de produção.
O AVANCA’09 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: