domingo, 8 de agosto de 2010

PRÉMIO EM ITÁLIA PARA A ANIMAÇÃO “AIRPORT TUNNEL”


“Airport Tunnel” do realizador Vítor Hugo, produzido pela Olivetreedance e Filmógrafo, no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, acaba de ser distinguida em Itália com o 2ºPrémio da secção “inventa un Cartoon” no “Lenola Film Festival – International Competition of Short Films on a Theme – Inventa un Film”.
“Airport Tunnel” é uma viagem mágica através do som da banda “OliveTreeDance” e relembra a rua como o palco livre de todos os artistas que embelezam o nosso dia-a-dia. Sendo uma curta-metragem musical, o grafismo de Vítor Hugo acentua a ambiência sonora que é o ponto de partida de todo o trabalho.
Tendo estreado no Festival AVANCA’09 e de novo exibido no AVANCA’10, “Airport Tunnel” foi entretanto seleccionado e exibido em festivais de Leipzig, Milão, Montpellier, Bialystock, São Petersburgo, Atenas, Osnabruck, Estugarda, Melbourne, Zlín, Seoul, entre vários outros eventos em Portugal e no estrangeiro.
Vítor Hugo, natural de Espinho, estudou desenho na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, trabalhou no Atelier de Animação do CINANIMA e no estúdio de animação do Cine-Clube de Avanca, nomeadamente na primeira longa-metragem do cinema de animação português “Até ao tecto do Mundo”.
O Festival de Lenola, realiza-se na região italiana do Lácio, Província Latina, entre Nápoles e Roma, tendo terminado no passado domingo dia 1 de Agosto, a sua 13ª edição e premiado obras de vários países da América e Europa.
“Airport Tunnel” estará entretanto em competição na Áustria no “Alpinale Short Film Festival” entre 10 e 14 de Agosto e em Setembro nos festivais de Lahore no Paquistão e Krok na Ucrânia.

Entretanto, outros filmes produzidos em Avanca serão exibidos em festivais internacionais.
“Um Gato sem Nome” de Carlos Cruz estará em competição no “7th ANONIMUL Independent Film Festival” na Roménia e em Setembro também no Festival de Krok, onde compete com “Airport Tunnel”.
Na Roménia, o Festival ANONIMUL também seleccionou a curta-metragem de animação “O Relógio de Tomás” de Cláudio Sá.

Sem comentários: