quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O FILME “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM” NO MUSEU REGIONAL DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS


O filme de Manuel Matos Barbosa “A Ria, a Água, o Homem”, uma obra de animação com base nos textos de Raul Brandão sobre a Ria de Aveiro e com a voz do actor Joaquim de Almeida, será apresentado no auditório do Museu Regional de Oliveira de Azeméis na próxima sexta-feira dia 22 de Outubro pelas 21 horas.

A exibição do filme será precedida da inauguração de uma exposição de desenhos do cineasta, que estará patente nas galerias do Museu até 22 de Novembro próximo. A mostra integra desenhos do filme, elementos gráficos do trabalho do mesmo, bem como elementos pessoais do cineasta que participaram na sua já longa filmografia.

Um colóquio irá completar a noite de 22 de Outubro, onde o filme, a obra de Matos Barbosa e o cinema de Oliveira de Azeméis serão o tema do mesmo. O colóquio integra igualmente a apresentação do livro “A RIA, A ÁGUA, O HOMEM - o cinema de Manuel Matos Barbosa”, publicação que traça um percurso de vida e faz um primeiro registo da filmografia do cineasta.

Matos Barbosa, nascido em Oliveira de Azeméis em 1935, encontrou no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência. Dirigente do cineclube local, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.
O cineasta foi recentemente homenageado no Museu da Cidade de Aveiro, em cerimónia promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.

“A Ria, a Água, o Homem”, marca o retomar da actividade de Matos Barbosa no cinema de animação. Tendo sido produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, contou com o apoio do ICA / Ministério da Cultura e RTP, entre outras entidades. Este filme tem exibição prevista em Novembro próximo no “CINANIMA - 34ª Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho”.

Entretanto, a exposição de desenhos e filme patente nas galerias do Museu Regional de Oliveira de Azeméis, pode ser visitada de segunda a sexta das 9.30h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h, até final do mês de Julho, na Rua António Alegre, 119 a 131, no centro da cidade de Oliveira de Azeméis.

Sem comentários: