sexta-feira, 12 de novembro de 2010

28 ANOS COMEMORAM-SE EM NOVO EDIFICIO DE CINEMA EM AVANCA


O Cine-Clube de Avanca comemora na próxima terça-feira, dia 16 de Novembro, 28 anos de existência legal, abrindo as portas do seu novo edifício de cinema em construção.

Este é um momento marcante para a história do CCA, que após longos anos de trabalhos parados à espera de uma licença, vê finalmente relançada a obra de construção civil da sua sede.
Terminada a parede do lado poente, reforçadas as escadas e fechado o edifício, as obras têm decorrido
com o apoio do IPJ – Instituto Português da Juventude e da população de Avanca e do Concelho de Estarreja que aderiu à “Campanha do Tijolo”

Lançada em Maio do corrente ano, a “Campanha do Tijolo” reuniu em cerca de sete meses os 15.000 tijolos que foram necessários para terminar os trabalhos já executados. O Estarrejense Alberto Vidal ofereceu os primeiros tijolos, juntando-se posteriormente sucessivas ofertas.
Não tendo ainda terminado a “Campanha do Tijolo”, o Cine-Clube continua agora a procurar juntar os 500 sacos de cimento necessários para a concretização da obra.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, construídos à volta de uma sala de cinema central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que em Julho de 2011, terá a sua 15ª edição.

O projecto da nova sede iniciou-se em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja, tendo-se iniciado a construção dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio financeiro do IPJ - Instituto Português da Juventude a que se veio juntar um apoio do ICA / Ministério da Cultura.
Um interregno forçado de vários anos fez perigar a conclusão da obra que finalmente retomou o seu percurso no final de 2009.

A nova construção inscreve-se num projecto que poderá marcar a região, criando um novo pólo de desenvolvimento no âmbito das indústrias culturais. Sem paralelo no país, este centro de produção, formação, investigação e exibição cinematográfica, irá criar postos de trabalho, promover a indústria cinematográfica local e será palco de vários eventos nacionais e internacionais na área do cinema.

Com 33 anos de actividade, o Cine-Clube de Avanca deu os seus primeiros passos em 1975 e legalizou-se em 1982. Tendo exibido milhares de filmes, organizou dezenas de formações e produziu mais de meia centena de obras que todas as semanas estão em exibição em alguma cidade do mundo.

Alguns dos últimos filmes produzidos em Avanca irão ser exibidos durante a comemoração aniversariante que irá decorrer na obra, pelas 19 horas de terça-feira. Sobranceiro ao Centro de Saúde, o novo edifício de cinema é uma construção na praça que ocupa a Quinta do Gama, no centro da freguesia de Avanca.

Sem comentários: