terça-feira, 13 de setembro de 2011

FILMES PRODUZIDOS EM AVANCA RECEBEM PRÉMIOS E PARTICIPAM EM 22 FESTIVAIS DE 16 PAÍSES


Os filmes de curta-metragem "Conto do Vento" e "A Parideira", ambos produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, em co-produção com a Kotostudios e a ESMAE respectivamente, acabam de ser distinguidos em festivais de cinema.
"Conto do Vento" de Cláudio Jordão e Nelson Martins foi distinguido no Festival MoteLX com o Prémio Melhor Curta de Terror Portuguesa. Realizado com o recurso da animação 3D, esta obra retrata uma fábula sobre uma menina e a sua mãe numa sociedade preconceituosa, algures no interior norte de uma aldeia portuguesa.
"A Parideira" de José Miguel Moreira é uma ficção rodada em Montesinho (Trás-os-Montes), que acaba de dar a José Pinto o Prémio Representação na 9ª edição do Arouca Film Festival. Obra protagonizada por um jovem casal que regressa às origens para engravidar numa gruta mágica, onde um velho guardião faz adensar o mistério.
Entretanto, estes e outros 10 filmes produzidos em Avanca estão seleccionados para a competição oficial de 22 festivais de 16 países.
Lutando com consecutivas falta de apoios para a produção dos seus filmes, as produtoras de cinema de Avanca têm conseguido manter uma produção anual de cerca de 10 filmes e uma presença constante nos festivais internacionais de cinema.
Com uma predominância na produção do cinema de animação, as produtoras de cinema de Avanca foram responsáveis por 51,96% da totalidade dos prémios em festivais de cinema no estrangeiro atribuídos aos filmes de animação portugueses (durante os anos 2009 e 2010), embora desde 2008 só tenham tido um único filme de animação apoiado pelos organismos públicos nacionais.

Entre os vários filmes seleccionados para festivais de cinema, conta-se “A Ria, a Água, o Homem…” do cineasta Manuel Matos Barbosa, recentemente distinguido com o 2º Prémio de Animação no "6º Bridge Fest Cooltura 2011", um festival que se reparte entre o Canadá e a Bósnia Herzegovina.
Entre os restantes filmes produzidos por Avanca e seleccionados para diferentes festivais, estão as curtas-metragens de ficção "1111" de M.F.Costa e Silva e os filmes de Luís Diogo "Noite Gélida em Castelo Branco" e "Noite Fria em Castelo Branco".
Entre os filmes de animação, será exibida "Mulher Sombra" de Joana Imaginário, "Um Gato sem Nome" de Carlos Cruz, "Airport Tunnel" de Vitor Hugo, "O Relógio de Tomás" de Cláudio Sá e "A Song for a Prostitute" de Fernando Madeira, Moisés Rodrigues e Paulo D'Alva.
O filme de animação "Circo", realizado por alunos do Agrupamento de Escolas de Avanca, está igualmente seleccionado para diversos festivais.
Os vários filmes produzidos em Avanca estarão em exibição em festivais a decorrer nos meses de Setembro e Outubro na Albânia, Alemanha, Arménia, Bósnia Herzegovina, Bulgária, Canada, Espanha, Grécia, Itália, Lituânia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Sérvia, Suíça e Turquia.

Sem comentários: