quinta-feira, 5 de julho de 2012

AMAZÓNIA PREMEIA 3 FILMES PORTUGUESES

 


FILME “CONTO DO VENTO" CHEGA AO 20º PRÉMIO

O “III Curtamazônia - Festival de Cinema” que decorreu na cidade Porto Velho no Brasil acaba de premiar 3 filmes portugueses produzidos e/ou distribuídos pelo Cine-Clube de Avanca.
Conto do Vento”, uma co-produção Filmógrafo, Kotostudios, Cine-Clube de Avanca, recebeu os prémios “Melhor Filme de Animação”, “Melhor Realização” (Cláudio Jordão e Nelson Martins) e “Melhor Trilha Sonora” (João Paulo Nunes).

O filme acaba de chegar ao seu 20º prémio, o que faz deste, um dos filmes portugueses mais premiados de sempre. Anteriormente, esta curta-metragem de animação 3D, foi premiada em festivais na Albânia, Brasil, Eslovénia, Grécia, Índia, Itália e naturalmente em Portugal.
1111” uma curta-metragem de ficção, realizada por M.F.Costa e Silva, com argumento de Luís Diogo e música de Fernando Augusto Rocha, foi distinguido com o “Prémio Melhor Filme Estrangeiro de Curta-metragem”.
Por último, Diogo Carvalho, um cineasta de Pardilhó, veu a sua longa-metragem de ficção “O D-fensor de Pardilhó 2 – o D-fensor Recarregado” receber o “Prémio Melhor Filme Estrangeiro de Longa-metragem”.
Todos os filmes tiveram a sua estreia mundial no Festival de Cinema AVANCA, cuja edição deste ano irá acontecer já no próximo dia 25 e até 29 do corrente mês. Os cineastas premiados Diogo Carvalho e Nelson Martins estarão no AVANCA coordenando dois dos workshops que tradicionalmente acontecem e marcam o festival.
Conto do Vento” foi produzido com o apoio do ICA/Ministério da Cultura e RTP, “1111” teve produção num contexto de formação profissional no Cine-Clube de Avanca e “O D-fensor de Pardilhó 2 – o D-fensor Recarregado” é uma produção de autor.

O Festival “Curtamazônia” aconteceu em 6 espaços espalhados pela capital do estado de Rondônia no Norte do Brasil e entregou os prémios na noite do passado sábado dia 30, em cerimónia que decorreu na emblemática Praça Madeira Mamoré. A cidade Porto Velho, que anteriormente pertenceu ao Estado da Amazónia, é hoje a cidade brasileira que economicamente mais cresce.

Sem comentários: