sexta-feira, 2 de agosto de 2013

INVESTIGADOR INGLÊS GANHA PRÉMIO ENG. FERNANDO GONÇALVES LAVRADOR

O investigador Jason Dee, da Newcastle University do Reino Unido, foi distinguido com o Prémio Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, no decorrer da “AVANCA | CINEMA, Conferência Internacional Cinema – Arte, Tecnologia, Comunicação” que decorreu em Avanca entre 24 e 28 de Julho último.
O Júri, constituído pelo Dr. José Marta, em representação da família do investigador que dá nome ao prémio, e pelos académicos Prof. Dr. Spiros Papadopoulos, University of Thessaly (Grécia), Profa. Dra. Anabela Oliveira, Universidade UTAD (Portugal), Prof. Dr. Alfonso Palazón Meseguer, Universidad Rey Juan Carlos (Espanha), Prof. Dr. João Victor Boechat Gomide, Universidade FUMEC (Brasil), Prof. Dr. José Ribeiro, Universidade Aberta (Portugal) e a Profa. Dra. Rosa Oliveira, Universidade de Aveiro (Portugal), decidiram por unanimidade distinguir a comunicação “Celluloid´s Digital Other” do investigador inglês.
 
Carlos Falci e Leonardo Souza da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), autores da comunicação “A Criação de Imagem em movimento com objetos-sujeitos tecnológicos presentes nas redes sociotécnicas” e Sara Rangel Dutra e Robson Loureiro da Universidade Federal do Espírito Santo (Brasil), autores da comunicação “Evidências da Memória: Diálogo entre Walter Benjamin e Wim Wenders”, foram igualmente distinguidos com Menção Honrosa.

A decisão do júri internacional resultou da apresentação de 140 comunicações que envolveram 178 participantes e que permitiram a publicação com revisão científica de um livro com 1288 páginas.
Este prémio, que foi patrocinado pela PT Inovação e pelos “18º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia - AVANCA 2014”, comemorou este ano a sua quarta edição.

Este prémio foi instituído em homenagem póstuma a um dos mais relevantes investigadores portugueses na área da Semiótica, Estética e Teoria do Cinema. As publicações do Eng. Fernando Gonçalves Lavrador, são referência bibliográfica que na área dos estudos fílmicos, constitui uma obra fundamental e universal.

Nesta edição, também foi atribuído o Prémio IAMS da “International Association for Media in Science". O Júri, constituido pelos académicos Prof. Dr. Alessandro Griffini (Itália), Prof. Dr. David Cleverly (Reino Unido), Prof. Dr. Jan Goldschmeding (Holanda) e Prof. Dra. Marina Fortuna (Itália) decidiu atribuir o prémio à comunicação científica “Digital Cinematography and Visual Effects” de João Victor Boechat Gomide, da Universidade FUMEC (Brasil).

Ambos os júris referiram a qualidade e o interesse científico dos trabalhos de investigação que se divulgaram e debateram ao longo dos dias da conferência AVANCA | CINEMA.

Integrando o Festival de Cinema AVANCA, esta é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, DebatEvolution, ICA/Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Região de Aveiro, IAMS, Academia Portuguesa de Cinema, APEVT, Universidades de Aveiro e Coimbra, ESAP, ESAD, Teatro Aveirense, Junta de Freguesia e Escola Egas Moniz de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: