terça-feira, 22 de julho de 2014

CINEASTAS, CONFERENCISTAS E CINÉFILOS REÚNEM-SE EM AVANCA PARA A 18ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2014.

Atriz Jacqueline Corado, do filme “A Gaiola Dourada”, apresentará a cerimónia de abertura do festival, marcada para as 22h no Auditório Paroquial de Avanca.
O filme de animação “A Minha Casinha” de Raquel Atalaia, em estreia mundial, terá honras de abertura numa cerimónia que estará marcada pela entrega dos prémios do ano passado.

Os cineastas Manuel Matos Barbosa e Manuel Paula Dias serão alvo de uma momento especial, recebendo o Prémio Amizade, atribuído pela quarta vez em 17 anos do festival.
Tendo marcado a história do cinema português ao protagonizarem com Vasco Branco, recentemente falecido, o chamado “Grupo de Aveiro”, os seus filmes produzidos sobretudo nos anos 60, foram premiados em imensos países e em diversos festivais de cinema independente.

O Japão terá um momento especial com uma criteriosa selecção de filmes da mais recente produção cinematográfica nipónica, da responsabilidade do COSMO FEST de Tóquio. Masahito Ishii fará a apresentação da sessão e falará da actualidade do jovem cinema do seu país.

Dos mais de 2000 filmes recebidos, 64 estão em competição – dos quais 20 em estreia mundial e 44 em estreia nacional. A edição deste ano abrange uma larga e multi-cultural participação, com um número record de filmes que fazem no AVANCA a sua primeira exibição.
O cinema português está muito presente na edição deste ano com longas e curtas-metragens, filmes de ficção, animação e documentários, integrando várias secções da selecção oficial do evento.

A quarta-feira é ainda marcada pela abertura da Conferência “AVANCA | CINEMA” pelas 15h do dia 23 no Multimeios da Escola Egas Moniz.
O filme interactivo “Neblina” do cineasta e académico Bruno Mendes da Silva fará no AVANCA a sua estreia mundial. Tirando partido dos “smartphones” presentes na sala, a obra é resultante de um projecto de investigação da Universidade do Algarve.
Este será um dos cerca de duzentos projectos de investigação que serão divulgados na Conferência AVANCA | CINEMA, reunindo este ano comunicações e participantes com origem em países dos 5 continentes.

O AVANCA 2014 é ainda um espaço para um COMBATE DE CINEASTAS, onde diversos projectos de produção de filmes irão reunir participantes, cineastas, tutores e especialistas, procurando realizar em Avanca filmes que terão divulgação internacional pela “Pictures Portugal” nos grandes mercados do cinema mundial (Los Angeles, Rio, Dubai, Berlim, etc.)
Neste projecto de produção participam realizadores da Alemanha (Veit Helmer e David M. Lorenz), Reino Unido (Michael Denton e Anna McCrickard), Egipto (Adolf El Assal), Luxemburgo (Anne Schiltz), Polónia (Marcin Wasilewski) e os portugueses Joaquim Pavão, Patrícia Vidal Delgado e Paulo d'Alva.


Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Municipio de Estarreja, tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, FCT, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: