quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

2014, UM ANO REPLETO DE FILMES DE AVANCA EM FESTIVAIS DE TODO O MUNDO

2014 foi o ano em que os filmes produzidos em Avanca mais vezes foram exibidos e premiados em países dos 5 continentes.
Os filmes de Avanca foram exibidos 326 vezes em 32 diferentes países.
Ou seja, em quase cada dia do ano um filme produzido em Avanca foi exibido num ecrã de cinema de um qualquer país do mundo.

Outro dado a assinalar é também o número de prémios com que a cinematografia de Avanca foi este ano distinguida.
23 prémios distinguiram filmes produzidos ou coproduzidos pelo Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, em festivais de cinema de 10 países.
Os prémios chegaram do Brasil, Bulgária, Cabo Verde, Canadá, Croácia, Espanha, Índia, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe, numa distribuição geográfica que abarca a Europa, a África, a Ásia e a América.

O filme mais premiado foi “Pecado Fatal” de Luís Diogo, que em 2014 foi a longa-metragem de ficção mais premiada do cinema português.

No total, foram exibidos 33 filmes produzidos por Avanca, realizados por cineastas como Artur Correia, Bernardo Cabral, Carlos Silva, Cláudio Sá, Cláudio Jordão, Coi Belluzzo, Costa Valente, Gustavo dos Santos, Helena Caspurro, João Costa, Joaquim Haickel, Joaquim Pavão, Jorge Monte Real, José Miguel Moreira, Francisco Lança, Franklin Pinto, Luís Diogo, Luís Margalhau, Luís Oliveira Santos, Maria Raquel Atalaia, Patrícia Figueiredo, Pedro Carvalho de Almeida, Marco Miranda, Miguel Lima, Nuno Fragata, Vítor Lopes e Vasco Vieira.

2014 é também o ano de estreia da distribuição no circuito comercial de longas-metragens co-produzidas por Avanca, tendo estas estreias ocorrido em Portugal e no Luxemburgo.

Para além dos países onde foram premiados, os filmes de Avanca foram também exibidos na África do Sul, Albânia, Cabo Verde, Canadá, Chile, Cuba, Egipto, Eslovénia, Espanha, EUA, França, Finlândia, Holanda, Hungria, Japão, Lituânia, Reino Unido e Sérvia.

As produções de Avanca foram igualmente alvo de retrospectivas em países como Espanha, França, São Tomé e Príncipe e Taiwan.

Produzidos na sua maioria em coprodução com diversas entidades, alguns destesfilmes tiveram apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura e contaram com a participação de alguns dos melhores atores e técnicos do cinema português.

Entretanto, durante 2014, o festival de cinema AVANCA voltou a ser a janela primordial de toda esta produção cinematográfica, num evento que reuniu pessoas e filmes dos cinco continentes.

Sem comentários: