terça-feira, 24 de março de 2015

FILME “CÃES MARINHEIROS” ESTA NOITE NO TEATRO AVEIRENSE, UM DIA APÓS O DESAPARECIMENTO DO POETA HERBERTO HÉLDER

“Cães Marinheiros” um filme produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, adaptado do conto de Herberto Hélder de mesmo nome, será exibido hoje às 21.30h no Teatro Aveirense, um dia após o desaparecimento do poeta.

A sessão, que já estava programada, integra a programação que a “Plano Obrigatório” tem vindo a fazer às terças-feiras conjuntamente com o Teatro Aveirense e o Município de Aveiro. Nesta sessão será ainda exibida a longa-metragem “O Guia de Ideologia do Depravado” de Sophie Fiennes.

“Cães Marinheiros” é um filme de animação realizado por Joana Toste que partilha a autoria do filme com André Ferrão. Este filme teve a sua estreia no Festival de Cinema AVANCA 2007, tendo sido selecionado para mais de sete dezenas de festivais de cinema dos cinco continentes.

O filme e a história original falam de um casal de cães que possui um marinheiro para guardar o jardim. Devendo mantê-lo a todo o custo, fogem da proximidade do mar, sofrendo então as suas consequências... e a vida deve continuar.

Herberto Hélder, que nasceu no Funchal em 23 de Novembro de 1930, tinha agora 84 anos e era um dos grandes poetas vivos da literatura portuguesa, tendo vencido em 1994 o Prémio Pessoa, que veio a recusar.

Sem comentários: