quinta-feira, 9 de junho de 2016

JÚLIA ROCHA DO CINE-CLUBE DE AVANCA FOI ELEITA PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FAJDA

Júlia Rocha do Cine-Clube de Avanca foi eleita para os órgãos sociais da FAJDA Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, em Encontro Distrital realizado em Arouca.
A FAJDA – Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, é uma estrutura representativa do Associativismo Juvenil do Distrito, agrupando mais de 100 Organizações Juvenis que, nas suas comunidades e regiões, promovem a música, o desporto, a cultura, a defesa do ambiente e património…
Do seu plano de atividades, além do eixo de representação deste movimento, constam os vetores da informação, formação e promoção da cooperação associativa.
No cumprimento destes objetivos, a FAJDA organizou no passado fim de semana de 3 a 4 Junho, o 14º EAJDA – Encontro das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro na Vila de Arouca.
Neste encontro, onde também forma homenageados antigos dirigentes da FAJDA tais como Victor Mendes, Óscar Brandão, José Carlos Coelho, Gomes Ferreira, Ana de Jesus, António Jorge Brandão de Pinho e José Vaz, juntou cerca de 150 jovens e dirigentes associativos juvenis de todo o distrito, abordaram-se diversas temáticas tais como:
- “OS JOVENS E A SUA INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE” e “O PAPEL DOS JOVENS E DAS ASSOCIAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO LOCAL”
No primeiro dia dos trabalhos foi discutida o Documento Estratégico Aveiro JOVEM 2020 que incluí a Carta da Cidadania e que é um documento que terá 20 medidas práticas de participação juvenil, tendo como objetivo posteriormente, promover a sua assinatura e consequente aplicação por parte dos Municípios do Distrito de Aveiro, até ao ano 2020, tornando-se num verdadeiro Pacto para a Cidadania e contribuindo, assim, para uma efetiva participação dos jovens na vida local e comunitária.
A principal fonte de inspiração para este projeto é a carta europeia revista sobre a participação dos jovens na vida local e regional, publicada pelo Conselho da Europa em 2003.
Este será um Documento, que a nova direção da FAJDA, utilizará para dar inicio a um trabalho regular e importante com todos os Municípios que constituem o Distrito de Aveiro pugnando assim pela especial valorização do movimento associativo juvenil.
No encerramento do Encontro onde participaram Paulo Tomáz, Adjunto do Secretário de Estado da Juventude; Carlos Pereira do Conselho Diretivo do IPDJ; Margarida Belém, Vice Presidente da Câmara Municipal de Arouca, e Davide Garcia, Vice Presidente da FNAJ, tomaram posse os novos Órgãos Sociais da FAJDA que foram eleitos em Lista única no dia anterior com a unanimidade das 44 associações presentes (num universo de cerca de 100 associações filiadas), tendo sido as eleições mais participadas de sempre.
Rafael Vaz, atual presidente do Grupo de Jovens A Tulha do Concelho de Ílhavo, foi eleito Presidente da Direçãosendo acompanhado por Nuno Ribeiro – Juventude de Sanguedo(Feira); Ana Filipa Teixeira – URATE (Carregosa,Oliveira de Azeméis); Miguel Pinto - Grupo Desp Cult e Rec de Mozelos(Feira); João Coelho – Associação Académica de Cambra (Vale de Cambra); Soraia Ferreira - Fogueteiros de Arada(Ovar); Inês Daniela Duarte – Escolíadas(Mealhada); Hugo Azevedo – ADELMA(Arouca) e Jorge Luís Lopes - Ass.Cult.Social de Couto Esteves(Sever do Vouga).
Na Assembleia Geral: Presidente José Carlos Coelho - AJC - Assoc. Jovens de Cambra(Vale de Cambra) acompanhado de Ana Cristina Martins - Conjunto Etnog. de Moldes(Arouca); Cátia Camisão - Cine Clube de Arouca; Hamilton Trindade - ASSECOM-CA Aveiro; Jorge Silva Pinto – D’Orfeu( Águeda) e Pedro Veiga - Assoc.Amigos Música de Anadia.
No Conselho Fiscal: Presidente Diogo Simão G. B. Teixeira (Arouca) acompanhado de Vítor C.M. Gomes - Sol Nascente(Castelo de Paiva); Júlia Rocha - Cine Clube Avanca(Estarreja); Márcio Ferreira - Ass.Juvenil Oianense(Oliveira do Bairro); Mariana Azevedo - Ecos Urbanos(São João da Madeira) e Leandro Gonçalves do NAC-Núcleo Atletismo Cucujães(Oliveira de Azeméis).

Sem comentários: