sexta-feira, 15 de julho de 2016

WORKSHOPS NO FESTIVAL AVANCA 2016 PREPARAM A PRODUÇÃO DE NOVOS FILMES

8 cineastas premiados de 4 continentes orientam workshops e reforçam o núcleo de produção de cinema em Avanca.

Abriram as inscrições para os workshops do AVANCA que este ano prometem ser o motor da produção de novos filmes.
Caso único no panorama internacional, dos workshops do AVANCA saíram já alguns dos mais premiados filmes do cinema português, como é o caso do filme de animação “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins ou a longa-metragem “Pecado Fatal” de Luís Diogo. Marcando esta singularidade, este ano o filme de abertura do AVANCA 2016 será também um filme que teve a sua rodagem durante um dos festivais anteriores.
As oficinas de criação fílmica (CREATIVE FILM WORKSHOPS), pretendem ser um embate de criatividade, de experimentação, de explosão narrativa e de apuro técnico, integrando equipas multinacionais que abordam novos projetos na área da ficção, animação, documentário e cinema experimental.

Os workshops decorrem entre 27 e 31 de Julho no AVANCA 2016 e os orientadores vêm da África do Sul, Bélgica, EUA, Jordânia, Rússia e Portugal. São eles:
Evangelos Giovanis (EUA), realizador, produtor, argumentista e ator, o seu filme “Bereave” juntou dois monstros do cinema mundial, Malcolm McDowell (“Laranja Mecânica”) e Jane Seymour (2 Globos de Ouro). Vive em Los Angeles onde, para além do cinema, prepara pugilistas.

François Verster (África do Sul), é hoje um dos mais importantes realizadores do seu país.
Premiado com um EMMY em 2006, o seu documentário “The Dream of Shahrazad” foi premiado no AVANCA 2015 e a sua obra tem sido alvo de várias retrospetivas, a última na prestigiada galeria Jeu de Paume, em Paris (França).

Igor Korablev (Rússia), cineasta invulgar, com uma filmografia surpreendente e muito pessoal, numa inesperada procura da profundidade da alma humana. O surpreendente filme “After the war... Before the war...” foi distinguido no AVANCA 2015.

Thierry Michel (Bélgica), realizador multi-premiado, jornalista e fotógrafo. Das minas de carvão para as prisões, do Brasil e do Magrebe até à África negra, Thierry Michel sempre denunciou nos seus filmes sofrimento dos povos e compartilhou as suas revoltas, às vezes numa mistura de ficção e realidade.

Luís Diogo, argumentista e realizador, a sua primeira longa-metragem foi a mais premiada internacionalmente, em 2014, de entre todas as longas-metragens portuguesas de ficção. “Pecado Fatal” gerou polémica e foi exibido em mais de três dezenas de festivais dos 5 continentes. Foi considerado um dos 10 melhores filmes da Lusofonia em 2014.

Joaquim Pavão, compositor, guitarrista, cineasta. Compôs a música de filmes de Janek Pfeifer, Olga Roriz, Artur Correia, Cláudio Jordão e Patrícia Figueiredo.

Furiosamente tem avançado no cinema como na música. Procura pontes numa expressão própria visível nos documentários, nos projetos de intervenção ou em filmes como “Miragem”.

Mahmoud Hindawi (Jordânia), realizador de animação, terminou um mestrado em animação na University of South Wales (Reino Unido), onde foi distinguido com o prémio para o melhor filme. Estudou, entre outros, com os realizadores Joanna Quinn (Reino Unido) e Mokoto Shinkai (Japão).
Mahmoud é hoje um dos autores mais conceituados do cinema de animação do Médio Oriente.

Raquel Felgueiras, cineasta premiada, estudou Belas Artes no Porto, Lisboa e Bruxelas e fez, com distinção, um Mestrado em Animação na University of the West of England (Reino Unido). Atualmente é Artist Researcher na Universidade do Porto e um dos nomes fundamentais da novíssima geração da animação portuguesa.

CREATIVE FILM WORKSHOPS prefigura-se como um desafio e uma oportunidade. As inscrições estão disponíveis em www.avanca.com

O 20º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2016 tem sido um projeto destinado a exibir e a apoiar o ato criativo de cineastas de todo o mundo. Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, tem o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Turismo do Centro, Junta de Avanca, DeCA / Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, UTAD, ESAP, ESAD, Academia Portuguesa de Cinema, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: