quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PAULO TRANCOSO HOMENAGEADO NOS AÇORES

Nicolau Breyner é igualmente homenageado a título póstumo.

O Curta Açores – VII Festival de Cinema Internacional de Curta Metragem (Ilha de S. Miguel, Açores), decorre até Sábado, dia 1 de Outubro no belíssimo Teatro Ribeiragrandense e na Universidade dos Açores, homenageando este ano o produtor Paulo Trancoso, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema.

Sendo o mais antigo Festival de Cinema dos Açores em atividade, este ano o evento realiza-se em 2 núcleos da Ilha de S. Miguel: Ribeira Grande e Ponta Delgada, desejando abranger mais público e divulgando um amplo cinema de curta metragem.

Na noite do próximo sábado, no palco do centenário Teatro Ribeiragrandense serão anunciados os prémios da competição internacional e regional e atribuídos os Prémios Carreira a Paulo Trancoso e a Nicolau Breyner a título póstumo.

Paulo Trancoso estará também na Universidade dos Açores na manhã de sexta-feira onde proferirá um Master Classe. Neste espaço irão intervir igualmente os professores universitários Leonor Sampaio da Universidade dos Açores e António Costa Valente da Universidade de Aveiro.

Nascido em Lisboa em 1945 e tendo frequentado cursos de Medicina e Arquitetura em Paris e Lisboa, Paulo Trancoso passou pelo jornalismo e a crítica de cinema antes de iniciar uma carreira internacional como produtor de cinema e televisão.

Em 1982 fundou a Costa do Castelo Filmes, uma das mais dinâmicas produtoras do cinema nacional. Com significativa passagem pela publicidade, foi um dos fundadores da “Casa das Máquinas” e da “Stress” que nos anos 90 trouxeram forte agitação a esta área.
Na televisão esteve ligado a êxitos de audiência como “A Viúva do Enforcado” e “A Banqueira do Povo”, entre outros.
Paulo Trancoso investiu na internacionalização do cinema português através de co-produções, como “A Casa dos Espíritos” ou “Comboio Noturno Para Lisboa” de Billie August, ou “A Rainha Margot” de Patrice Chereau. Este último filme foi nomeado para um OSCAR e recebeu 2 prémios em CANNES.
No cinema português produziu documentários como “Pare, Escute e Olhe” de Jorge Pelicano e “A Vossa Terra” de João Mário Grilo e longas metragens de ficção como “A Selva” de Leonel Vieira, “Manô” de Jorge Felner da Costa ou “Duas Mulheres” de João Mário Grilo.
Na distribuição de cinema e vídeo, foi o responsável pela edição de grandes clássicos do cinema mundial e por um número significativo e marcante de obras do nosso cinema.
Paulo Trancoso foi Presidente da Associação de Produtores de Cinema, da Associação dos Produtores e Realizadores de Filmes Publicitários e foi administrador em Portugal dos programas Eve e EuroAim.
Com a fundação da Academia Portuguesa de Cinema e a instituição dos Prémios SOPHIA, Paulo Trancoso marcou fortemente um novo rumo e espaço para o cinema português.

O Curta Açores homenageia igualmente e a título póstumo o ator, autor e igualmente produtor Nicolau Breyner.

Sendo uma organização do “CCRG – Clube de Cinema da Ribeira Grande”, este evento conta com a parceria da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Cine-Clube de Avanca, Direção Regional da Juventude, RTP AÇORES e RDP AÇORES.

Sem comentários: