quinta-feira, 22 de junho de 2017

PLAYDOC - FESTA DO DOCUMENTÁRIO NO TEATRO AVEIRENSE

A Festa do Documentário PLAYDOC regressa ao Teatro Aveirense, 3 sessões com alguns dos melhores documentários. A Plano Obrigatório continua a sua aposta e realiza a 3ª edição desta festa do cinema documental.
Terça-feira dia 27 de Junho pelas 21.30h, o ciclo abre com o filme “DAVID LYNCH: THE ART LIFE - A VIDA ARTE” de Jon Nguyen, Rick Barnes, Olivia Neergaard-Holm.
Neste filme David Lynch leva-nos numa viagem íntima pelos seus anos de formação, desde a infância idílica numa pequena cidade dos Estados Unidos, até às ruas escuras de Filadélfia, identificando os momentos que moldaram um dos realizadores mais enigmáticos do cinema. DAVID LYNCH: THE ART LIFE retrata a arte, a música e os primeiros filmes de Lynch, trazendo luz à escuridão do seu mundo único, dando aos espetadores um conhecimento mais aprofundado do homem e do artista. Ao afastar as cortinas do ícone espera revelar David Lynch enquanto indivíduo.
Nessa sessão o público também poderá assistir a “RAZÃO PARA ZEBRAS” de João Costa. Documentário sobre Igor Chamada, um realizador que desenvolvia um trabalho multicultural sobre a felicidade, projeto que não conseguiu concluir.
O PLAYDOC terá nova sessão na terça-feira dia 11 de Julho com o documentário “I´M NOT YOUR NEGRO”, de Raoul Peck, candidato ao Óscar de melhor documentário.
O filme é baseado no manuscrito inacabado do romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico James Baldwin.
Em 1979, James Baldwin escreveu ao seu editor dizendo que o seu próximo projecto, Remember This House, seria um livro revolucionário sobre as vidas e os assassinatos de três dos seus amigos mais próximos: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King, Jr. O filme promete lançar a reflexão sobre preconceito e a segregação racial.
No dia 11 também poderão assistir à curta-metragem “CERVEJA, GRAVURAS E CINEMA” de Francisco Moura Relvas. Uma homenagem a Fernando Mateus, jornalista e crítico de cinema.
O ciclo terminará em clima de festa no dia 18 de Julho. Nesta sessão será exibido “LEMBREM-SE DE NÓS” de Dalia Abuzeid, vencedor do Prémio Televisão e Prémio Estreia Mundial Televisão no Festival de AVANCA de 2016.
O filme é um documentário-ficção de longa duração que desvenda histórias de uma minoria esquecida da Jordânia: os refugiados Palestinianos de Gaza. Cidadãos de parte nenhuma, estes refugiados e as gerações posteriores nunca tiveram nacionalidade, o que os privou de direitos sociais, cívicos e humanos, e implicou acesso limitado à educação, saúde, viagem e estilo de vida.
Nesta sessão o público ainda poderá assistir a “TRANSITIONS” de Ana Barroso, que será musicado ao vivo por Miguel Sá. O vídeo foi filmado no Mosteiro da Batalha, património mundial e uma maravilhosa peça de arquitetura, ainda inacabada, mas, também, por isso, lugar inspirador sobre a relação da imagem material com tudo o que está para além dela. O filme acontece no limiar entre o material e o intangível, solicitando a perceção única do espetador e um envolvimento emocional com o que (não) está a acontecer na narrativa.

O PLAYDOC conta com a colaboração do Festival de Cinema AVANCA 2017, para além de ser um evento da Plano Obrigatório, Teatro Aveirense e Município de Aveiro, com o apoio do ICA / Ministério da Cultura.

Sem comentários: