domingo, 4 de fevereiro de 2018

FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2018 NO BRASIL EM FEVEREIRO

Cinema português de curta metragem vai estar em exibição durante o mês de fevereiro no Brasil.
Numa organização conjunta do 22º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2018  e do congenere brasileiro CURTA SE - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, a exibição irá decorrer no histórico Cinema Vitória, no centro da cidade de Aracajú.

Constituída por filmes que foram exibidos relevantemente no Festival AVANCA, esta mostra é constituída por sete curtas-metragens de ficção, animação e documentário.
Dos filmes seleccionados, dois foram rodados durante o festival, no contexto único de produção criativa de filmes, que em julho de cada ano, sempre marca cada uma das edições deste festival de cinema da região de Aveiro (do Concelho de Estarreja).
Os filmes que irão estar em exibição na capital do estado brasileiro de Sergipe são:

“A festa do nosso menino São Gonçalinho” de Pablo Sant’Ana.
Este filme conta o conceito das festividades do São Gonçalinho celebrado em Aveiro. O filme aborda igualmente a festa em que se transformam as tradicionais cavacas que do alto da capelinha são atiradas pelos devotos. Este documentário foi menção especial no Festival de Avanca.

“Razão para zebras” de João Costa, é um percurso criativo à procura de um Igor Chamada, numa visão sobre a obra do realizador e o seu último projecto sobre “a felicidade”, concebido em vários países da Europa.

“Nocturna” de Pedro Farate, em breves minutos mescla uma potencial transgressão a um encontro sobrenatural numa escola deserta… e durante a noite. Sempre num silêncio cortante, numa atmosfera de suspense e mistério, termina com a vontade de confirmar um amor vivido, perdido e sofrido onde toda a viagem pelo interior daquela escola se revela, afinal, como os espaços comuns entre um jovem casal que se viu repentinamente separado.

O filme foi rodado na Escola Egas Moniz, onde desde 1997 decorrem os workshops que marcam cada edição do Festival AVANCA.

“Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo, uma das animações portuguesas mais premiadas internacionalmente nos últimos anos.

Uma mulher novelo, uma velha mulher que passa os dias a olhar pela janela e uma vendedora de roupa caída dos estendais. Todas estão unidas por um fio. As três conduzem as acções de outras personagens e o inevitável destino de uma mulher com o marido às costas.

Também de animação, “Sendas” de Raquel Felgueiras, aborda uma zona de conflito que parece ser abordada pela primeira vez no cinema português. Como escapar e sobreviver a experiências traumáticas? Uma mulher e dois irmãos dão-nos narrativas paralelas das suas viagens emotivas e regenerantes…

“Deus providenciará” de Luís Porto, obra distinguida com o Prémio Estreia Mundial no AVANCA.
Maria vive sozinha no interior do país numa aldeia recôndita. É uma mulher de fortes convicções morais e religiosas. Sozinha e isolada não tem como justificar uma gravidez súbita e indesejada.

Na igreja, Maria encontra o seu consolo e combate a solidão, mas o seu refúgio é agora o seu calvário. O que falará mais alto: o medo da ostracização e do julgamento popular, o amor a Deus ou… o temor a Deus?

“Landing” de Filipe Martins. Caracteres metafóricos cruzam-se numa história contada através de gestos, corpo e lugares. Vida, do começo ao fim. E o grande conflito que atravessa esta rota é o pouso sempre incompleto: um desembarque que não será mais do que a chegada a um estado de coisas, uma imobilidade definitiva. “Landing” é um projeto híbrido entre o vídeo-dança e a narrativa ficcional, que teve a sua estreia no AVANCA, depois de ali ter sido rodado anteriormente.

Nesta seleção de filmes estão maioritáriamente obras que, tendo tido uma circulação internacional significativa, estiveram na Competição Avanca reservada a filmes que tiveram produção ou coprodução da região ou da organização do festival.

O AVANCA 2018, Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Região de Aveiro, FCT, Junta de Avanca, Paróquia e Escola Egas Moniz, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: