segunda-feira, 2 de abril de 2018

NUMA ÚLTIMA HOMENAGEM, ARTUR CORREIA RECEBEU POSTUMAMENTE O PRÉMIO CARREIRA DA ACADEMIA DE CINEMA

Cinemateca Portuguesa, Teatro Aveirense e Cine-Teatro de Estarreja exibem os últimos filmes que o cineasta realizou em Avanca

Na Gala dos Prémios SOPHIA , numa homenagem póstuma da Academia Portuguesa de Cinema, o filho de Artur Correia, também ele com igual nome, recebeu o Prémio Carreira que a Academia tinha previsto entregar-lhe pessoalmente.

Numa longa carreira entre a banda desenhada e o cinema de animação, marcada por uma intensa e pioneira entrega aos desenhos, Artur Correia fica indelevelmente ligado a 4 cidades.

Lisboa onde sempre esteve e onde a sua empresa Topefilme produziu uma singular obra no desenho animado português.

Amadora onde foi presença constante, acompanhando ano após ano, o Salão de Banda Desenhada desta cidade, o AMADORA CARTOON.

Espinho, onde igualmente foi presença ano após ano e em cada uma das edições do Cinanima. Este festival homenageou-o por duas vezes. Artur Correia, durante sucessivos anos foi júri deste evento que é o mais significado do cinema de animação na Península Ibérica.

Por último Avanca. Foi aqui que produziu os seus últimos filmes no estúdio do Cine-Clube de Avanca, tendo igualmente passado por várias edições dos Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia.

É neste festival (que este ano comemora a sua edição nº22 em julho próximo), que de forma pioneira a sua obra “História a Passo de Cágado”, foi a primeira série europeia de animação a ser exibida em telemóveis. Aconteceu na edição de 2004 no Festival Internacional de Cinema AVANCA.

Produzidos nos estúdios de animação do Cine-Clube de Avanca, a série de animação “História a Passo de Cágado” e a curta metragem “A Nau Catrineta” vão ser exibidos na noite da próxima quarta-feira dia 4, na sala da Cinemateca Portuguesa em Lisboa, numa justíssima homenagem que esta entidade pública faz a este cineasta.

Também no mês de abril as sessões do Teatro Aveirense, numa organização da Plano Obrigatório e do Município de Aveiro, vão homenagear o cineasta com a exibição de vários episódios da série “Histórias a Passo de Cágado” no início das sessões de cinema de terça-feira.

De igual modo o Cine-Teatro de Estarreja irá exibir episódios desta série produzida em Avanca, em todas as sessões das quintas-feiras, numa organização conjunta do Cine-Clube de Avanca, Cine-Teatro e Município de Estarreja.

Artur Correia (1932 – 2018), cineasta e quase desenhador convulsivo, a sua vasta obra marca de forma indelével vários momentos da história do cinema de animação português. Nos anos 60, foi o primeiro cineasta português distinguido no maior evento de cinema de animação do mundo, o festival de Annecy. Tendo recebido variadíssimas distinções, os seus filmes foram laureados, entre outros, com prémios em Veneza, Cannes, Hollywood, Bilbau, Nova York, Tomar, Lugano e na Argentina e Brasil. A série da animação “O Romance da Raposa” (1988), foi uma marcante adaptação do romance de Aquilino Ribeiro, transformando-se rapidamente num dos maiores sucessos da nossa indústria audiovisual.

Pleno de humor, Artur Correia aliava o seu trabalho na animação com a autoria de ilustrações e de vários álbuns de banda desenhada. Entre eles, a obra de vulto “História Alegre de Portugal” que chegou a ser pensada para adaptar a uma longa metragem de animação nos estudios do Cine-Clube de Avanca.

Sem comentários: