quinta-feira, 31 de maio de 2018

“O MISTÉRIO DO QUARTO ESCURO” NA FEIRA DO LIVRO DE AVEIRO

A HISTÓRIA DO CINEMA CONTADO ÀS CRIANÇAS
Integrado no Dia do Livro Infantil da 43ª Feira do Livro de Aveiro, no espaço do Mercado Manuel Firmino, pelas 18 horas será apresentado o livro “ Mistério do quarto escuro”, um conto de Mariana Bento Lopes com ilustração de Cibele Saque.
Este livro, editado pelas edições do Cine Clube de Avanca teve a participação do Plano Nacional de Cinema dos Ministérios da Cultura e da Educação, na pessoa da sua diretora,  Profa. Dra. Elsa Mendes, para além de ter sido uma publicação apoiada pelo IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude.
O livro é a história dos amantes de cinema, da luz da projeção e das histórias guardadas em latas. É a história de um cinema e do seu tempo feito memória. Uma história de uma arte com mais de cem anos, destinada aos mais jovens.
“aquele não era um candeeiro normal! Era o mais bonito que eu alguma vez tinha visto!! A sala iluminou-se, o candeeiro girou e lá dentro corria um cavalo a galope. Parecia magia! Eu nunca tinha visto nada assim!”
Um livro que simplesmente sorri às histórias do cinema, dos que por ele se apaixonaram, dos cineclubes, da sua magia tecnológica, do encontro do cinema com as pessoas de todas as gerações.
Uma obra ilustrada que abre um universo de linhas para descobrir e que nos deixa pensamentos como:
“O meu avô sempre me dizia que observar o mundo era um trabalho tão importante quanto todos os outros. Talvez mais importante ainda, mas isso foi algo que ele me deixou para descobrir.”
Mariana Bento Lopes é licenciada em Comunicação Social – com especialização em novos media – pela Escola Superior de Educação de Coimbra e mestre em Comunicação Multimédia na vertente de Audiovisual Digital pela Universidade de Aveiro.
Colaborou com várias produtoras regionais no âmbito da divulgação cultural, com ênfase no jornalismo aproximado. É membro do Cine-Clube de Avanca desde 2015, tendo levado a cabo um projeto de levantamento (inexistente até à data) da produção cineclubista aveirense, que veio a publicar pela Universidade de Aveiro.
Cibele Saque tem formação artística em Pintura, Estética e História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. Licenciatura em Ensino Educação Visual e Tecnológica - ESEL; Formação em Escultura / Estrutura Humana pela Accademia Europeia de Firenze / Accademia d’Arte Bianca Capelo, Florença - Itália. Doutoranda em Artes dos Media.
Desenvolve estudo e trabalho artístico com incidência no ‘movimento e gesto humano’, tendo realizado várias exposições individuais, coletivas e pedagógicas.
Este livro terá nova apresentação na sexta-feira dia 1 de junho na Biblioteca da Escola Egas Moniz em Avanca.

Sem comentários: