sábado, 18 de agosto de 2018

DOMINGOS JUNIOR EM AGOSTO NA CASA DA CULTURA DE ESTARREJA

Domingos Júnior, artista plástico mas também arquiteto, professor universitário e um homem de todas as artes, incluindo o cinema, expõe durante todo o mês de agosto na Galeria da Casa da Cultura de Estarreja.

Numa mostra retrospetiva intitulada “Paisagens: Um Filme da Minha Vida”, as várias obras do artista, ocupam todo o belíssimo espaço desta galeria. Construindo uma proposta que se aproxima ao cinema numa abordagem de percurso onde cada paragem parece materializar uma nova cena de exploração plástica.

Tendo sido uma proposta do “22º AVANCA 2018 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, onde o artista foi curador de mostras artísticas em edições anteriores, esta exposição procura descobrir marcas de transformação e desenvolvimento plástico e motivacional no percurso de Domingos Júnior.

Sobre esta exposição, num texto intitulado “Uma certa certeza”, o Prof. Dr. Casimiro Pinto escreveu que “...alinhadas em paredes, delas me aproximo como quem chega de longe ao contacto com algo original – com cuidado e curiosidade para encontrar a navegação, partindo de uma palavra-chave bem escolhida”. Mais à frente, diz ainda: “Arte, guerra, libertação, fome, sexo, doença, ecologia, crise, vida, morte, território, resistência, extinção, submissão. Uma forma de fluir no caos para lhe dar ordem, uma certeza subjetiva. Mas também produtiva... Um filme para a minha vida”.

De alguma forma esta é uma exposição onde a sequência das obras de arte expostas se abre à criação pessoal de ficções, provavelmente sempre inusitadas.

Domingos Júnior nasceu em Moçambique em 1950 e formou-se em arquitetura na ESAP – Escola Superior Artística do Porto, onde foi docente. Repartiu a sua atividade de professor no domínio das artes entre várias escolas e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde foi comissário das exposições e coordenador do IV Festival Internacional do Filme Científico, em 2002. Presença habitual no AVANCA, tem participado na curadoria de diversas mostras artísticas.
A sua obra encontra-se em várias coleções e tem uma presença constante em exposições individuais, bienais e mostras coletivas, estando presente permanentemente na Galeria Olga Santos do Porto.

A mostra pode ser visitada todos os dias até 31 de agosto na Galeria desta Casa da Cultura que já foi  Casa dos Morgados de Santo António da Praça e tem raízes no séc. XVIII. O edifício fica na Praça Francisco Barbosa, no centro de Estarreja.

Sem comentários: