terça-feira, 9 de abril de 2019

PRÉMIOS EGAS DE CINEMA HOMENAGEIAM TONY COSTA


Os Prémios EGAS 2017 2018, que este ano vão acontecer na noite do dia 18 no Cinema Dolce Vita em Ovar, para além de distinguir cineastas da região, vão homenagear a carreira cinematográfica do Diretor de Fotografia Tony Costa.

Com um extenso percurso ligado à imagem do cinema, Tony Costa é o grande responsável pelo movimento de aproximação dos técnicos e dos artistas que fazem grande parte do cinema português.

Tendo sido fundador em 1998 da Associação de Imagem Portuguesa, AIP, de que foi Presidente e Vice-Presidente, a sua atividade permitiu a certificação dos diretores de fotografia portugueses com a sigla “aip” e o reconhecimento internacional desta associação profissional.
Tendo sido Vice-Presidente da IMAGO – Federação Europeia dos Diretores de Fotografia, é hoje o seu responsável pelo espaço web.

A sua preocupação pelo setor, expressa-se também no diretório de produção “Portugal CineGuia”, que Tony Costa edita à mais de 20 anos.
Membro fundador do CPAV (Centro Profissional para o Audiovisual), é também um dos fundadores em 2010 da Academia Portuguesa de Cinema, que todos os anos atribui os Prémios SOPHIA ao cinema português.

Nascido em Hamilton no Canadá em 1962, Tony Costa é filho de pais emigrantes, tendo estudado em Faro e no Canadá, onde frequentou diversos cursos ligados ao cinema.
Iniciou a sua carreira profissional na década de 80, na cidade canadiana de Toronto, tendo sido assistente de imagem e também técnico de laboratório na Medallion Film Labs.
Regressou a Portugal já nos anos 90 onde progrediu na carreira até se iniciar na direção de fotografia em 2001.
Como diretor de fotografia dirigiu dezenas de obras, nomeadamente longas metragens de Anna de Palma, Joaquim Leitão, Jorge António e Hugo Diogo. Tendo recebido diversos prémios, destaca-se o Golden Eye em Tiblisi-Georgia com o filme «Lápis Azul».

Em paralelo com a direção de fotografia desenvolveu a sua vertente académica integrando a Universidade Lusófona como professor convidado em 2004 e onde é diretor do departamento de imagem.
Formador no Instituto Restart e na Escola World Academy, foi igualmente docente na Escola HHF de Munich, ESTC Escola Superior de Teatro e Cinema e na extinta Universidade Moderna.

Os Prémios EGAS homenageiam assim a sua capacidade associativa, criativa e formativa, do maior relevo no país.

Organizados pelo Cine Clube de Avanca, estes prémios assinalam e reconhecem os cineastas da região que viram os seus filmes exibidos e distinguidos ao longo dos anos de 2016 e 2017, em diversos festivais do país e do estrangeiro. Obras de longa e curta metragem, entre a ficção, o documentário, a animação e as produções experimentais, estes filmes tiveram maioritariamente a sua estreia no Festival de Cinema Avanca.

O evento conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Centro Dolce Vita de Ovar, Município de Estarreja e Junta de Freguesia de Avanca.

Sem comentários: