terça-feira, 9 de junho de 2020

FILME “ENTRE SONHOS” DE JOAQUIM PAVÃO ESTREIA NA RTP

O novo filme de Joaquim Pavão “Entre Sonhos” irá ter a sua estreia na RTP 2 no próximo dia 11  pelas 24h, no programa “Cinemax”.
Esta será a primeira exibição pública deste filme de curta metragem que integra o projeto de produção cinematográfica que Joaquim Pavão tem vindo a realizar conjuntamente com o MIEC -  Museu Internacional de Escultura de Santo Tirso, a Fugir do Medo, a Filmógrafo, o Cine Clube de Avanca e o Festival de Cinema AVANCA.

Neste filme, a ação decorre num mundo pós-capitalista em que todas as decisões dos humanos estão determinadas por uma universal “vontade correta”, via pela qual se estabelece a resolução dos conflitos e se atinge um hipotético equilíbrio pacífico.
Esse equilíbrio é posto em causa através dos sonhos das personagens que, nesse universo onírico, resgatam o seu livre arbítrio. Será possível conciliar a liberdade individual com a “vontade correta”?
Em algumas personagens, a busca da sua identidade leva-as a colocar em causa todo o sistema social em que vivem. Esses são catalogados pelo sistema como “Instáveis” e serão convidados a sair.
Fora de uma sociedade organizada, o indivíduo confronta-se, então, com todos os condicionalismos à sua existência. Como sobreviver? O que é o livre arbítrio?

Esta obra tem a particularidade de ter na sua autoria dois dos mais brilhantes guitarristas portugueses, não só na composição musical de Óscar Flecha como na realização da responsabilidade do também músico Joaquim Pavão.

Rodado em Santo Tirso e uma parte durante o Festival de Cinema AVANCA do ano passado, este filme engloba dezenas de participantes, nomeadamente em dois dos setores mais importantes da produção cinematográfica contemporânea: o trabalho dos atores e a direção de arte.

Contando com a participação de algumas das mais emblemáticas indústrias têxteis do Vale do Ave, o filme conta com figurinos exclusivos de Tucha Martins entre cenários noturnos do Museu de Escultura de Santo Tirso. Peças escultóricas que o cinema recria e transforma com a intervenção de atores. O filme, contando com a coautoria da atriz Isabel Fernandes Pinto e a curadoria de Álvaro Moreira, integra a contribuição criativa e transformadora de dezenas de atores do norte do país, nomeadamente: Aleksandar Ćurčić, Anabela Aragão, Anders Skriver, Andreia Silva, Ângelo Castanheira, Bernardo Santo Tirso, Bruna Herculano, Carlos Loureiro, Catarina Gomes, Catarina Santos, Eduardo Queirós, Filipe Gaspar, Igor Daniel, Inês Neiva, Isabel Fernandes Pinto, Isilda Mesquita, Joana Ratola Soares, Joel Sines, José Silva, Maria Avelãs, Maria João Mata, Miguel Henriques, Patrícia Lima, Rebeca Cunha, Rui Oliveira, Rui Pena, Sara Gonçalves, Susie Filipe, Teresa Chaves e Victor Valente

O filme terá igualmente uma exibição especial durante o 24º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2020, a decorrer entre 17 e 26 de julho próximo, na reabertura dos festivais de cinema após o início da pandemia.

Sem comentários: