sexta-feira, 22 de outubro de 2021

DESAPARECE FUNDADOR DO CINE CLUBE DE AVANCA


Faleceu Mário Andrade Amaral, um dos fundadores e ativistas do Cine Clube de Avanca.

Tendo nascido há 75 anos na freguesia de Matriz, concelho da Horta nos Açores, formou-se em engenharia e ingressou nos quadros de uma multinacional de alimentação, que teve em Avanca a sua primeira fábrica em Portugal. Mário Amaral dirigia um departamento desta unidade fabril, quando no final dos anos 70 participou nas reuniões e na atividade do que viria a ser mais tarde o Cine Clube de Avanca.

Com a esposa Maria Manuela Correia da Rosa Amaral, também natural da freguesia açoriana de Matriz e entretanto já falecida, viriam ser uns dos signatários da fundação do cineclube a 18 de novembro de 1982.

Pintor, desenvolveu ao longo da sua vida uma obra plástica muito própria, que de forma continuada foi evoluindo por entre a força das cores e da forte presença do ato de pintar. O óleo e o acrílico acompanharam sempre cada uma das suas obras, fortemente expressivas.

Uma das suas primeiras participações em eventos públicos de arte, viria a ser a exposição “Artistas de Avanca” que decorreu nos anos 70 na Casa Museu Egas Moniz. Esta mostra marcou o início de uma atividade no domínio das artes plásticas que sempre acompanhou a atividade do cineclube local.

Preparando-se para comemorar no próximo ano 40 anos de fundação e 45 de efetiva e ininterrupta atividade, a associação cultural sem fins lucrativos que Mário Amaral ajudou a criar, tem hoje uma implantação local e internacional assinalável. Organizando desde 1997 o festival “AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que este ano teve a sua 25ª edição, o Cine Clube de Avanca tem tido também uma intensa atividade na produção cinematográfica com mais uma centena e meia de obras produzidas e exibidas em mais de 70 países. Foi em Avanca que se produziu “Até ao Tecto do Mundo”, o primeiro filme de longa-metragem do cinema de animação português, a longa-metragem de ficção “Uma Vida Sublime”, a mais premiada da ficção portuguesa, e o conjunto dos filmes produzidos foram distinguidos com cerca de 400 prémios em festivais dos cinco continentes. Entre o cinema e as artes, o cineclube tem voltado a sua atenção particularmente para a formação artística e para constantes atividades de dinamização cultural.

O funeral realiza-se dia 23 pelas 10h30 da Igreja Paroquial de Santo António de Nova Oeiras para o cemitério de Oeiras.

Sem comentários: