domingo, 17 de julho de 2022

FILME-CONCERTO "DENTRE" DE JOAQUIM PAVÃO, NO PRIMEIRO DIA DO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA.

O Cine Teatro de Estarreja recebe este sábado dia 22, pelas  21h30, o filme-concerto "DENTRE", o novo projeto do realizador e compositor Joaquim Pavão, marcando o primeiro dia do 26º Festival Internacional de Cinema AVANCA 2022.

DENTRE apresenta-se em formato cine concerto. Um diálogo entre três músicos e um registo cinematográfico. Joaquim Pavão, realizador e guitarrista, Xavier Marques diretor de som e  sintetizador, e Isabel Pinto atriz e coargumentista, interpretam a banda sonora deste novo filme em produção.

O filme aborda a questão da violência, não na sua dimensão física, mas uma violência psicológica e emocional latente num dia-a-dia. Como nos explica o realizador, "é um filme que tenta mostrar o indivíduo na sua condição de pessoa que cumpre a pena do juízo dos outros. Vivemos numa sociedade "para fora" e esta sociedade impõe regras -que são aceites por todos- e ninguém discute a violência destas ideias". Como exemplo, Joaquim Pavão fala-nos de um certo alheamento perante os desafios da realidade; por forma a garantir a vivência em sociedade ou o sofrimento auto infligido à frente do desfasamento entre aspirações e realidade, mesmo se em virtude de pormenores aparentemente insignificantes.

São personagens do quotidiano que se atravessam no olhar. Lugares-comuns para a farsa como subversão. O filme aporta todas as virtudes a que o realizador já nos habituou: uma busca incessante por um olhar atípico, uma cinematografia dura e fascinante. Não obstante, Joaquim Pavão espera “que quem se sente a vê-lo diga, esta personagem sou eu, mas aquela também sou eu, e aquela também sou eu... e eu faço parte deste conjunto".

O crítico de cinema Rui Pedro Tendinha, descreve DENTRE como "uma experiência que literalmente nos tira o tapete dos pés".

DENTRE, cuja versão cinematográfica final está projetada para 2024, foi em parte rodado durante o último festival AVANCAe vai continuara a ser rodado durante o festival de cinema deste ano.

O cine-concerto a que Estarreja irá assistir será a primeira versão do filme-Concerto; uma vez que a cada apresentação se exibem novos trechos de um filme que está paralelamente em rodagem e edição, com diferentes abordagens musicais.  É no encontro entre músicos, projeção e público que se faz a prova dos materiais e se apura a forma daquele que será o objeto artístico final, a versão cinematográfica.

No elenco cinematográfico aparecem os atores nacionais e internacionais: Ângelo Castanheira, Constança Carvalho Homem, Eunice Correia, Igor Daniel, João Pamplona, Maria Gabi, Marta Bonito, Anouck Voisin, Aurora Campagnolo, Alvaro Lopez-Puigcerver Soler, Catherine Oliveira, Céline Manivel, Daria Kononenko, Dourthe Lucas, Dorotea Cicconcelli, Emma Roussel, Etienne Caillon, Francesco Stefanutti, Giuliano Arrighi, Irene Gómez Gràcia, Juliette Bousquet, Julia Poreba, Laura Barbosa Añón, Laia Serra Nicolas, Lídia Oms Riera, Liliana Santos, Léa Schweitzer, Michela Cerro, Marta Ortín López, Marco Russano, Marta Viani, Miguel Almeida, Sofia Esposito, Sofie Hulcová, Paula Alcobendas Bruno, Victor Aragones, Vítek Seidler e Zuzana Miková.

DENTRE é um cine-concerto classificado como M/16 e os bilhetes podem já ser reservados na bilheteira do Cine Teatro de Estarreja.

O Festival de Cinema AVANCA, que este ano decorre sob o signo dos DESLOCADOS, é uma organização do Cine Clube de Avanca, do Município de Estarreja e conta com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, IPDJ, Turismo Centro, Junta de Freguesia, Paróquia e Associações de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja e diversos apoios de entidades e empresas da região.

Sem comentários: