Após uma pausa forçada devido à pandemia de COVID-19, o CURTA-SE regressa em 2025 com uma edição marcada pela resistência, inovação e celebração do cinema ibero-americano, reafirmando o seu papel como ponto de encontro entre culturas, linguagens e criadores.
Criado em 2001 na Universidade Federal de Sergipe por Rosângela Rocha, o festival consolidou-se ao longo de mais de duas décadas como um espaço de exibição e reflexão sobre o cinema independente, reunindo produções de vários países da América Latina, da Península Ibérica e de outras regiões do mundo.
A nova edição do festival conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo Federal do Brasil, através do Ministério da Cultura, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
AVANCA leva o cinema português a Aracaju
A participação portuguesa é protagonizada pelo Festival de Cinema de AVANCA, que apresenta um conjunto de quatro obras produzidas no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, destacando-se pela diversidade estética e temática.
Os filmes em exibição são:
“Noites de Cinema”, de Luís Diogo;
“Para Lá da Porta”, de Ana Carolina d’Antas;
“Experimenta Música”, de Costa Valente;
“Aqui, em Aveiro”, de Joaquim Pavão.
Estes quatro títulos refletem o dinamismo criativo de uma cidade que, em 2024, assumiu a centralidade da cultura portuguesa, promovendo a produção audiovisual e a experimentação artística.
A seleção inclui ainda a animação “To the Bones”, de Cláudio Sá, distinguida com o Prémio CIAC de Melhor Filme IA no 29º Festival AVANCA. Esta obra representa um marco na interseção entre arte e tecnologia, sendo um dos primeiros filmes portugueses de animação criados com recurso à inteligência artificial.
Um diálogo entre continentes e culturas
A presença de AVANCA no CURTA-SE reforça a ligação histórica e cultural entre Portugal e o Brasil, promovendo o intercâmbio artístico e o diálogo entre cineastas ibero-americanos. O festival sergipano, ao acolher produções portuguesas contemporâneas, reafirma o seu compromisso com a diversidade linguística e criativa que caracteriza o espaço cultural comum ibero-americano.
Com esta participação, o Festival de Cinema de AVANCA amplia a visibilidade do cinema português no panorama internacional, num evento que, mais uma vez, faz de Aracaju um ponto de convergência do cinema independente.
Mais informações sobre o festival podem ser consultadas no site oficial: https://curtase.com.br



Sem comentários:
Enviar um comentário