sexta-feira, 29 de maio de 2009

BROSENS E WOODWORTH, OS CINEASTAS DA MONGÓLIA E DOS ANDES, NO AVANCA’09


O casal de realizadores belgo-americanos, Peter Brosens e Jessica Woodworth, virão ao 13º Festival de Cinema AVANCA’09, orientar um workshop de escrita e realização cinematográfica sobre “O tratamento poético da realidade complexa”.

Realizadores de uma obra singular e de referência, que durante 13 anos filmaram na Mongólia os mais premiados filmes ali produzidos, autores de duas marcantes longas-metragens que traçam um percurso único no cinema actual, Brosens e Woodworth acabam de estrear o seu mais recente filme na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Premiado no AVANCA’08, o filme “Khadak” tinha anteriormente sido Prémio Luigi De Laurentis no Festival de Veneza, Inovação Cultural no Festival de Toronto e nomeado para o Prémio do Júri de Sundance. Tendo recebido mais de 20 prémios em festivais de todo o mundo, “Khadak” foi referenciado como “A quintessência da Mongólia” ou “Um dos mais poderosos filmes de meditação de sempre”. Este espiritual épico, rodado com actores locais nas geladas estepes da Mongólia, deu agora lugar a “Altiplano”, uma tragédia lírica de sacrifício e redenção nas montanhas do Peru.

No “AVANCA’09”, Brosens e Woodworth trabalharão com 20 participantes as questões do documentário, tendo por base a seguinte reflexão: “Se a relação diária com o meio ambiente necessita responsabilidade, o ponto de partida da observação do mundo é através do olho humano - a posição objectiva dos fenómenos no universo”.

Considerado como o maior espaço europeu de workshops internacionais na área do cinema e do audiovisual, o “AVANCA’09 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia” integra ainda uma competição internacional de filmes inéditos em Portugal, para a qual chegaram a Avanca obras de 71 países.

Estão previstos ainda workshops na área da realização, direcção de actores, cinematografia, animação e outras áreas, que irão decorrer de forma simultânea entre 22 e 26 de Julho próximo.

O AVANCA’09 acontece todos os anos em Avanca no Distrito de Aveiro e é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, INATEL, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

Sem comentários: