domingo, 2 de maio de 2010

CAMPANHA DO TIJOLO - CHEGOU A PRIMEIRA PALETE


Os primeiros tijolos chegaram à sede do Cine-Clube de Avanca depois que esta associação iniciou a “Campanha do Tijolo”, procurando numa forma original terminar as obras da construção do seu edifício sede.

Alberto Vidal, de Estarreja, foi a primeira pessoa a oferecer e a fazer chegar os primeiros tijolos à obra. Esta oferta marca assim o recomeço das obras num edifício com a construção parada há vários anos.

A “Campanha do Tijolo” foi apresentada recentemente, durante a “1 Jornadas do Património de Estarreja”, convidando a população da região a ajudar na construção do edifício com a oferta de materiais de construção.

Necessitando de 15000 tijolos, 500 sacos de cimento e 130 m3 de areia, a construção iniciou-se, em 1992, com a atribuição de um lote de terreno no centro da freguesia pela Câmara Municipal de Estarreja e, dois anos mais tarde, com a atribuição de um primeiro apoio do IPJ - Instituto Português da Juventude.

O recomeço das obras, após um longo interregno, foi possível com o desbloquear de uma nova licença de construção e um novo apoio do IPJ.

Ocupando cerca de 1000 m2, divididos por 4 pisos, a sede do Cine-Clube de Avanca alberga diferentes espaços destinados à formação e produção audiovisual, a serem construídos à volta de uma sala estúdio central. No último piso, uma Mediateca irá albergar o extenso espólio da associação, mas também do festival de cinema “AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, que este ano terá a sua 14ª edição, em Julho próximo.

A “Campanha do Tijolo” procura assim atrair a população para um projecto que poderá marcar a região, criando um novo pólo de desenvolvimento no âmbito das indústrias culturais. Sem paralelo no país, este centro de produção, formação, investigação e exibição cinematográfica, irá criar postos de trabalho, promover a indústria cinematográfica local e será palco de vários eventos nacionais e internacionais na área do cinema.

O Cine-Clube de Avanca deu os seus primeiros passos em 1975, legalizou-se há 28 anos, exibiu milhares de filmes, organizou dezenas de formações e produziu mais de meia centena de obras que todas as semanas então em exibição em alguma cidade do mundo.

Das obras produzidas pelo Cine-Clube de Avanca irão sair algumas ofertas que a associação está a preparar para oferecer às pessoas que contribuam para esta “Campanha do Tijolo”.

Sem comentários: