quinta-feira, 27 de maio de 2010

“A RIA, A ÁGUA, O HOMEM”, DESENHOS E FILMES DE MATOS BARBOSA NO MUSEU DA CIDADE


O Museu da Cidade, em Aveiro, irá mostrar durante todo o mês de Junho uma exposição sobre o novo filme de animação do realizador Manuel Matos Barbosa, “A Ria, a Água, o Homem”.

Este filme, produzido pela Filmógrafo e Cine-Clube de Avanca, inspira-se nos textos de Raul Brandão em “Os Pescadores”, para se debruçar sobre as águas de Aveiro e para documentar a Ria.

O actor Joaquim de Almeida dá voz ás palavras e ás emoções deste filme de desenhos monocromáticos exímios, de um realismo inesperado.

Cineasta, artista plástico, autor de banda desenhada, Matos Barbosa nasceu em Oliveira de Azeméis em 1935, tendo encontrado na arte, mas sobretudo no desenho e no cinema, a sua forma de expressão por excelência.
Com Vasco Branco e Manuel Paula Dias, assinou alguns dos filmes do cinema amador português mais premiados internacionalmente. Do documentário à animação, os seus filmes têm uma forte componente inspiradora da paisagem, das histórias e das gentes da Beira Litoral.
Com uma filmografia de 18 filmes, estas obras foram várias vezes premiadas e exibidas em festivais de Portugal, Alemanha, Andorra, Angola, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Rodésia, Suíça e Moçambique.

“A Ria, a Água, o Homem”, é a exposição de um filme, mas é também a mostra de um percurso de vida e de um espaço lagunar – a Ria de Aveiro.
Desenhos, imagens, máquinas, prémios, banda desenhada e documentos diversos, marcam cada um dos vários espaços que ocupam os 3 pisos do Museu da Cidade.

A mostra poderá ser visitada de terça a sexta das 10h às 12.30h e das 14.30h às 18h.
Durante a mostra, serão exibidos alguns dos melhores filmes da animação portuguesa para crianças, nomeadamente “Um Gato Sem Nome” de Carlos Cruz recentemente nomeado para os Prémios do Shangai Tv Festival (China).

O filme “A Ria, a Água, o Homem” será exibido em ante-estreia nos últimos dias da mostra, antecedendo a sua posterior passagem pelos Festivais Internacionais de Cinema AVANCA'10 e CINANIMA.

“A Ria, a Água, o Homem” teve apoio à produção do ICA/Ministério da Cultura e da RTP, entre outras entidades.

Sem comentários: