sexta-feira, 1 de julho de 2011

6 WORKSHOPS E 166 CONFERÊNCIAS NO FESTIVAL DE CINEMA AVANCA 2011


PERSONALIDADES DO CINEMA, INVESTIGADORES E ACADÉMICOS DOS 5 CONTINENTES ORIENTAM OS TRABALHOS DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DO FESTIVAL.

Cineastas, investigadores e académicos reúnem-se entre 20 e 24 de Julho no “AVANCA 2011 – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia”, orientando 6 workshops e proferindo 166 conferências numa acção de formação e investigação na área do cinema, que este ano comemora a sua 15ª edição.

Este ano, os orientadores dos workshops vêm de Portugal, Irão, Rússia e Espanha.

O cineasta Luís Filipe Rocha irá orientar um dos 6 workshops. Licenciado em direito, é autor de 10 longas-metragens, que marcaram fortemente o nosso cinema.
Em 1980 o seu filme "Cerromaior" integra a Selecção Oficial do Festival de Cannes 1981 e é Grande Prémio da Figueira da Foz e Huelva (Espanha).
Em 1993 filma "Amor e Dedinhos de Pé", em Macau, e exibe-o no Festival de Berlim. "Sinais de Fogo"(1995) estreia no Festival de Montreal (Canadá) e é premiado em França.
"Adeus Pai" (1996), é premiado em Moscovo, na Índia, Bélgica e França. "Camarate" (2000) é seleccionado para as nomeações ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. "A Passagem da Noite" é premiado na Grécia, Espanha e França. "A Outra Margem" (2007) recebe o Prémio de Melhor Actor em Montreal (Canadá), Prémio Especial do Júri e Prémio Melhor Actriz em Guadalajara, Prémio Melhor Actor e Actriz em Bilbao e Prémio do Público em Valladolid.
Neste workshop, Luís Filipe Rocha irá explorar o espaço da direcção de actores, destinado a realizadores e actores.

Do Irão, virá Mohamadreza Vatandoust, para explorar o desafio de escrever e realizar um filme sobre "feridas invisíveis". A procura do conflito cinematográfico num estado latente da memória e da presença quase silenciosa da guerra.
Duplamente distinguido no AVANCA 2010, "When the Lemons turned Yellow..." foi igualmente premiado, entre outros, no Montreal World Film Festival (Canadá). Foi também seleccionado para a competição oficial de diversos festivais, nomeadamente São Paulo, Munique, Tiburon, Singapura, Shangai e Minneapolis.
Todos os seus filmes anteriores foram várias vezes premiados em diferentes festivais.

Do mesmo país, virá Mehdi Rahmani, autor de "Digari", distinguido com o "Prémio Estreia Mundial" no AVANCA 2010, iniciando assim a sua visibilidade internacional.
Com uma obra cinematográfica construída na área do documentário, Rahmani é membro da sociedade iraniana de realizadores de documentários (IRDFA), mas também da "European Documentary Filmmaker's Society (EDN)".
Para além dos seus documentários, como "The Boys of Autumn", "The Bridge's Ballads", "The Moonlight Prayer", "Smell of Tresses", Rahmani é também autor de várias colecções fotográficas documentais.

O desenho, a pintura e as artes decorativas serão a base da exploração prática da direcção de arte vocacionada para o cinema de animação.
A cineasta russa Natalia Mirzoyan irá orientar este workshop.
Distinguido no AVANCA 2010 e finalista na Berlinale 2010, o seu filme "My Childhood Mystery Tree", é uma referência do novo cinema russo de animação. Natalia é realizadora e chefe de animação no "Petersburg Animation Studio".

De Espanha virá Ciro Altabás, um dos mais premiados realizadores do país vizinho, para dirigir um workshop de realização de curtas-metragens.
Os filmes de Ciro Altabás ganharam mais de 200 prémios e foram seleccionados em Veneza, Varsóvia, Siena, São Paulo, Salerno, Oakland, Naoussa, Mumbai, Mar del Plata, Kuala Lumpur, Karachi, Fajr, Paris, Clermont-Ferrand, Chipre, Bucareste, Bogotá, etc.
"Phobia" estreou em Portugal e foi distinguido no AVANCA 2003. É professor de Realização Cinematográfica na Universidad Camilo José Cela em Madrid.

“O Cinema de Animação vai à Escola” é a proposta da APEVT – Associação Nacional de Professores de Educação Visual e Tecnológica. Um espaço para explorar a tecnologia e a expressão da animação na sala de aula.
Orientado por Paulo Fernandes, professor de Educação Visual e Tecnológica e colaborador da Escola Superior de Educação do Porto é membro da direcção da APEVT e da comissão organizadora do CINANIMA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Estes trabalhos serão coordenados pelos realizadores José Miguel Moreira, André Gil Mata, Patrícia Figueiredo, Luis Diogo, arquitecto Luís Oliveira Santos e por José Rodrigues, Presidente da APEVT.

O AVANCA 2011 é uma organização do Cine-Clube de Avanca e Câmara Municipal de Estarreja com o apoio do ICA / Ministério da Cultura, Instituto Português da Juventude, Região de Turismo do Centro, DeCA / Universidade de Aveiro, ESAP, ESAD, Junta de Freguesia, Agrupamento de Escolas e Paróquia de Avanca, para além de várias entidades locais.

1 comentário:

GEYSA FERNANDES CHAVES disse...

Quando sairá o resultado dos filmes selecionados para o Festival de 2011?