quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

FILME “A MINHA CASINHA” PREMIADO NA ÍNDIA

O filme “A minha casinha”, de Maria Raquel Atalaia venceu os “24fps International Animation Award 2014” na categoria “Best Animated Short Film 2014 - Studio/Professional – International”, o mais importante concurso desta área na Índia.

Este mesmo filme, que abriu o Festival de Cinema AVANCA 2014, já tinha vencido, em agosto deste ano, o “S. Tomé Film Festival” em São Tomé e Príncipe, na categoria de "Animação".
Com música de Fernando Augusto Rocha, esta obra destinada ao público infantil, fala-nos de uma menina que vivendo no mundo da lua, um dia procura uma casinha.

Os “24fps International Animation Award 2014” são os prémios mais importantes do cinema de animação na Índia, que este ano e pela primeira vez nomeou 3 filmes da animação portuguesa para a sua categoria internacional.

“Navegar” de Helena Caspurro, Carlos Silva e Pedro Carvalho de Almeida, “Foi o Fio” de Patrícia Figueiredo e “A Minha Casinha” de Maria Raquel Atalaia, foram todos co-produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e integraram o conjunto de filmes nomeados nas competições de “Estúdio” e “Profissional”.

A décima edição da Gala decorreu em Bombaim no “The Lalit Mumbai” e foram promovidos pela organização MAAC que desde 2003 procura distinguir o talento da animação indiana e internacional.

O Júri destes prémios foi constituído por um painel de produtores e animadores dos principais estúdios de animação da Índia e da animação mundial, nomeadamente a PIXAR Studio, DREAMWORKS Animation, DISNEY Índia, CREST Animation, PIXION, BROADWAY Pictures, entre outros.

“A minha casinha” é uma produção da Animegas, Cine-Clube de Avanca e Filmógrafo, resultante em boa medida do Cluster de Produção Cinematográfica que se tem reunido à volta da Plano Obrigatória (associação de produtores de cinema da região). Este filme teve apoio financeiro do ICA/Secretaria de Estado da Cultura e da RTP.

Sem comentários: