terça-feira, 21 de julho de 2015

MALCOLM MCDOWELL E JANE SEYMOUR NO FILME DE ABERTURA DO AVANCA 2015

O Festival Internacional de Cinema AVANCA 2015 abre com o filme norte-americano “Bereave” dos irmãos Evangelos e George Giovanis.

Protagonizado por Malcolm McDowell, celebrizado no clássico de Kubrick “Laranja Mecânica”, este mítico ator surge no ecrã acompanhado por Jane Seymour (vencedora de vários Emmy e Globos de Ouro), Keith Carradine (um dos nomes mais seguros da segunda geração do clã Carradine) e, entre outros, Mike Starr (conhecido por “Tudo Bons Rapazes”, “Doidos à Solta” e Os Dias da Rádio).

Sentado na beira da cama no início da manhã, com um revólver na mão, Garvey contempla o
seu novo e sombrio segredo. “Bereave” é uma produção deste ano, construída pelos irmãos Giovanis entre Los Angeles e a terra de origem da sua família, a Grécia.

Dois filmes de curta-metragem produzidos durante o festival do ano passado, exibidos em estreia mundial, terão igualmente honras de abertura numa cerimónia que estará marcada pela entrega dos prémios do ano passado.

Estas obras fazem parte das 142 obras seleccionadas e em exibição no AVANCA 2015. Foram escolhidas entre 2220 filmes de países dos 5 continentes.
Com uma forte presença de filmes que aqui fazem a sua estreia, no AVANCA 2015 serão exibidos 19 filmes em estreia mundial e 55 filmes que aqui fazem a sua estreia em Portugal

Paralelamente, serão exibidas mostras panorâmicas do cinema de países como o Japão, Itália, Croácia, São Tomé e Príncipe, do Maranhão (Brasil) e do FestAfilm (cinema da lusofonia e francofonia).

A quarta-feira é ainda marcada pela abertura da Conferência “AVANCA | CINEMA” pelas 15.30h do dia 22 no Multimeios da Escola Egas Moniz.
Este será um dos cerca de cento e cinquenta projectos de investigação que serão divulgados na Conferência AVANCA | CINEMA, reunindo este ano comunicações e participantes com origem em países dos 5 continentes.

O AVANCA 2015 é ainda um espaço para um COMBATE DE CINEASTAS, onde diversos projectos de produção de filmes irão reunir participantes, cineastas, tutores e especialistas, procurando realizar filmes em Avanca.

Neste projecto de produção participam realizadores do Irão (Salam Salavati), Ucrânia (Igor Parfenov e Olena Sliusarchchik), Holanda (Boris Gerrets), México (Romina Quiroz), Rússia (Alexandra Averyanova), Espanha (Rufo Pajares) e os portugueses Luís Diogo e Marco Miranda.


Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pelo Município de Estarreja, tem o apoio do ICA / Secretaria de Estado da Cultura, IPDJ, Região de aveiro, FCT, Junta de Avanca, entre diversas entidades locais.

Sem comentários: